...
sábado ,18 outubro 2025
Home / Noticias / Senadores questionam composição da CPI da Pandemia

Senadores questionam composição da CPI da Pandemia

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza reunião para instalação e eleição para os cargos de presidente e vice-presidente. A Comissão Parlamentar de Inquérito vai investigar as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia e a aplicação de recursos da União transferidos para estados, Distrito Federal e municípios para essa finalidade. A reunião acontece no formato semipresencial por decisão do presidente do Senado Federal. Mesa: presidente eventual da CPIPANDEMIA, senador Otto Alencar (PSD-BA). Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Repro­dução: © Jef­fer­son Rudy/Agência Sena­do

A reunião teve início às 10h com questões de ordem


Pub­li­ca­do em 27/04/2021 — 11:33 Por Karine Melo — Repórter Agên­cia Brasil — Brasília

Em meio a muitas questões de ordem, a reunião de insta­lação da Comis­são Par­la­men­tar de Inquéri­to (CPI) da Pan­demia do Sena­do começou pouco depois das 10h em cli­ma ten­so. Assim que a reunião foi aber­ta, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) ten­tou sus­pendê-la sob o argu­men­to de haver “vício insu­per­a­do” nas indi­cações dos par­tidos ao cole­gia­do. Nogueira recor­reu a um arti­go do Reg­i­men­to Inter­no do Sena­do que proíbe a par­tic­i­pação de um mes­mo par­la­men­tar como tit­u­lar de mais de uma comis­são par­la­men­tar de inquéri­to.

“Dev­eríamos sus­pender a atu­al sessão até que seja sana­do um vício que não vejo como ser super­a­do. Um senador só pode faz­er parte de uma comis­são como tit­u­lar e de out­ra como suplente. Nós temos alguns casos aqui de senadores que fazem parte de mais uma CPI. Não quero cri­ar nen­hum prob­le­ma, mas quero que isso seja sana­do”, defend­eu Ciro.

O senador Otto Alen­car (PSD-BA), que pre­side os tra­bal­hos antes da eleição do pres­i­dente da CPI por ser o par­la­men­tar mais idoso indi­ca­do para o cole­gia­do, rejeitou a questão de ordem. Segun­do o senador, o ques­tion­a­men­to dev­e­ria ser feito ao pres­i­dente do Sena­do, Rodri­go Pacheco (DEM-MG), a quem cabe a des­ig­nação dos mem­bros das comis­sões par­la­mentares de inquéri­to. Em defe­sa de suas par­tic­i­pações no cole­gia­do par­la­mentares que inte­gram out­ras CPIs da Casa, como, por exem­p­lo, a da Chapecoense, e das Fakes News, argu­men­taram que essas comis­sões estão sus­pen­sas des­de o iní­cio da pan­demia. Ain­da assim os senadores dis­ser­am que, ser fos­se pre­ciso, abriri­am mão de inte­grar out­ras CPIs.

Out­ro senador, Jorgin­ho Mel­lo (PL-SC), seguiu na mes­ma lin­ha de Nogueira e citou o Reg­i­men­to Inter­no do Sena­do para destacar que os senadores Renan Cal­heiros (MDB-AL) — que é pai do gov­er­nador de Alagoas Renan Fil­ho — e Jad­er Bar­balho (MDB-PA) — pai do gov­er­nador do Pará, Helder Bar­balho, não pode­ri­am par­tic­i­par da comis­são por serem sus­peitos. Os chefes dos Exec­u­tivos estad­u­ais podem ter que explicar a apli­cação de recur­sos repas­sa­dos pela União para o enfrenta­men­to da pan­demia. No caso de Renan, Jorgin­ho defend­eu ain­da que nem relatar os tra­bal­hos da CPI ele pode­ria pela relação parental.

Pas­sa­da a fase de apre­sen­tação de questões de ordem, o senador Otto Alen­car deve pro­ced­er à eleição do pres­i­dente e vice-pres­i­dente do cole­gia­do.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

“Não vamos negar aos nossos filhos o direito à vacina”, diz Padilha

Ministro da Saúde fez pronunciamento na TV e rádio sobre o dia D Luiz Clau­dio …