...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias do Mundo / Dubai volta a ser procurada por brasileiros após abertura para turismo

Dubai volta a ser procurada por brasileiros após abertura para turismo

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Emirados Árabes reabriram para turismo internacional em julho de 2020


Pub­li­ca­do em 06/10/2021 — 06:45 Por Vitor Abdala — Envi­a­do espe­cial* — Dubai

Há alguns anos Dubai, nos Emi­ra­dos Árabes Unidos, é um des­ti­no pop­u­lar de brasileiros. A lig­ação afe­ti­va se con­soli­dou em 2007, quan­do a com­pan­hia aérea local de Dubai, a Emi­rates, começou a voar entre a maior cidade do país árabe e a cap­i­tal paulista.

Des­de então, mil­hares de tur­is­tas do Brasil já con­hece­r­am a metró­pole local­iza­da às mar­gens do Gol­fo Pér­si­co, seja como des­ti­no final de viagem, seja como pon­to de conexão com out­ro lugar da Ásia ou Ocea­nia.

A brasileira Natalia Arreguy, que se mudou para Dubai em 2005 a fim de acom­pan­har o mari­do, tornou-se guia turís­ti­ca depois da inau­gu­ração do voo da Emi­rates. “As com­pan­hias de tur­is­mo de Dubai começaram a pre­cis­ar de guias que falassem por­tuguês para aten­der aos brasileiros, porque hou­ve um mar­ket­ing muito grande em cima desse voo. Pes­soas famosas do Brasil começaram a vir para cá, gravar pro­gra­mas de tele­visão. Começou a vir bas­tante brasileiro”, con­ta.

Natalia viu Dubai se tornar um des­ti­no con­heci­do dos brasileiros, mas tam­bém viu seus com­pa­tri­o­tas sumirem dos pon­tos turís­ti­cos quan­do, em março de 2020, os Emi­ra­dos Árabes Unidos fecharam suas fron­teiras dev­i­do à pan­demia de covid-19.

O país só reabriu para o tur­is­mo inter­na­cional em jul­ho de 2020. E a Emi­rates só reto­mou seu voo entre São Paulo e Dubai no mês seguinte. Os brasileiros começaram a voltar ao emi­ra­do, mas ain­da de for­ma tími­da. “Eu fiquei meses sem tra­bal­ho. E isso foi um impacto finan­ceiro muito grande”, rev­ela a guia.

Em fevereiro de 2021, com o aumen­to dos casos de covid-19 no Brasil, o gov­er­no de Dubai decid­iu impedir a entra­da de brasileiros proce­dentes de São Paulo. Isso ger­ou uma situ­ação curiosa, os tur­is­tas podi­am voar até Dubai, mas não podi­am sair do aero­por­to.

Por­tan­to, ape­nas via­jantes que tin­ham out­ro des­ti­no, como as Mal­divas, voavam até Dubai a par­tir de São Paulo. Ape­nas no voo de vol­ta, brasileiros eram autor­iza­dos a entrar nos Emi­ra­dos Árabes.

Em jun­ho deste ano, Dubai resolveu sus­pender a medi­da e voltou a autor­izar a entra­da de tur­is­tas do Brasil. “Foi aí que explodiu, quan­do o gov­er­no reabriu para o brasileiro poder desem­bar­car aqui dire­to. Jul­ho, que é o mês de altís­si­mo verão, ficou lota­do de tur­is­tas brasileiros aqui, der­re­tendo no calor”, desta­ca Natalia.

Ago­ra, as guias brasileiras estão com agen­da tão lota­da que mal con­seguiram tem­po para con­ver­sar com a reportagem da Agên­cia Brasil. Out­ra guia, Solange Bar­ros, diz que mal tem tem­po para dormir. “Só estou dor­min­do qua­tro horas por noite, porque ‘deu a lou­ca’, Brasil está invadin­do Dubai”, comem­o­ra, emb­o­ra lamente o cansaço.

Com a Expo Dubai 2020, uma feira inter­na­cional que começou na sem­ana pas­sa­da e que apre­sen­tará pavil­hões com a cul­tura de mais de 190 país­es até março de 2022, a expec­ta­ti­va é que ain­da mais brasileiros pro­curem o des­ti­no árabe nos próx­i­mos meses.

“Aqui pode entrar quem não está vaci­na­do, bas­ta o PCR neg­a­ti­vo. Acho que a deman­da para o tur­is­mo ficou tão reprim­i­da durante essa pan­demia, com país­es do mun­do inteiro sem aceitar brasileiro — e aqui acei­tan­do todo mun­do -, que as pes­soas decidi­ram vir para Dubai para serem felizes, prin­ci­pal­mente aque­las que não aguen­tavam mais viv­er em quar­ente­na. As agên­cias brasileiras estão venden­do muito Dubai. Neste momen­to, por onde eu saio, só dá brasileiro”, afir­ma Natalia.

Segun­do o dire­tor do órgão de pro­moção do tur­is­mo em Dubai, Issam Kaz­im, a cidade tem ofer­tas para todos os per­fis de tur­ista e um cardá­pio de atrações que reúnem cul­tura, gas­trono­mia, pra­ia, aven­turas ao ar livre e entreten­i­men­to para as famílias.

“Quer­e­mos ser lem­bra­dos pelos brasileiros como o des­ti­no dos son­hos e que tem uma grande conexão dire­ta de voos”, afir­ma Kaz­im. “Reab­ri­mos nos­sas fron­teiras há mais de um ano e esse perío­do foi uma opor­tu­nidade para aumen­tar a exposição das ofer­tas do des­ti­no no Brasil, para mostrar que somos um des­ti­no con­fiáv­el e, aci­ma de tudo, seguro”.

* O repórter Vitor Abdala e o fotó­grafo Marce­lo Camar­go via­jaram a con­vite da Apex-Brasil

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Reunião da OEA sobre Venezuela expõe divisão política no continente

Países alinhados aos EUA defenderam ataque a Caracas Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d