...
sexta-feira ,3 maio 2024
Home / Economia / Rio de Janeiro terá rotas turísticas literárias da Embratur

Rio de Janeiro terá rotas turísticas literárias da Embratur

Repro­du­ção: @ ABR

Turista é guiado por aplicativo de celular


Publicado em 20/04/2024 — 09:46 Por Douglas Corrêa — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O com­po­si­tor, músi­co e imor­tal da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Letras (ABL), Gil­ber­to Gil, par­ti­ci­pou do lan­ça­men­to nes­ta sema­na de dois rotei­ros turís­ti­cos do Pro­je­to Rotas Lite­rá­ri­as da Empre­sa Bra­si­lei­ra de Pro­mo­ção Inter­na­ci­o­nal do Turis­mo (Embra­tur). Gui­a­das por apli­ca­ti­vos de celu­lar em mais de um idi­o­ma, as cami­nha­das pelo Rio de Janei­ro leva­rão os turis­tas a pági­nas de livros, crô­ni­cas, poe­si­as, curi­o­si­da­des e músi­cas de expo­en­tes da lite­ra­tu­ra bra­si­lei­ra como Macha­do de Assis, Cla­ri­ce Lis­pec­tor, Car­los Drum­mond Andra­de, Lima Bar­re­to, Tom Jobim e Vini­cius de Mora­es.

No lan­ça­men­to, Gil­ber­to Gil des­ta­cou a impor­tân­cia de usar a tec­no­lo­gia para infor­mar e conec­tar as pes­so­as. “Nos­so des­ti­no é infor­mar ao mun­do uma nova for­ma de enca­rar a lin­gua­gem e o con­ví­vio entre as pes­so­as. E o Bra­sil tem que dar exem­plo para o mun­do do con­ví­vio harmô­ni­co na soci­e­da­de. E temos todos o ins­tru­men­tal, que são as novas tec­no­lo­gi­as”, dis­se o com­po­si­tor, atra­vés da inter­net.

“[É) a con­tri­bui­ção que um país como o Bra­sil pode dar para esse novo soma­tó­rio, para essa nova cons­tru­ção de uma rea­li­da­de que reú­na, na for­ma mais harmô­ni­ca pos­sí­vel, os povos, todos os povos do mun­do. O Bra­sil já sabe de si, já sabe que tem um jei­to, já sabe que tem uma bos­sa, já sabe que tem uma série de coi­sas que come­çam a ser apre­ci­a­das e dese­ja­das pelo mun­do”, expli­cou Gil.

Novo olhar

De acor­do com o pre­si­den­te da Embra­tur, Mar­ce­lo Frei­xo, o Rotas Lite­rá­ri­as pro­mo­ve um novo olhar sobre os des­ti­nos turís­ti­cos e mos­tra o poten­ci­al da ino­va­ção para melho­rar o país. “A pes­soa pode ir para o Rio de Janei­ro para visi­tar o Pão de Açú­car, o Cris­to Reden­tor, e vai ao cen­tro conhe­cer Macha­do de Assis, Lima Bar­re­to, um pou­co da nos­sa his­tó­ria, o Car­to­la, o Noel [Rosa], conhe­cer a músi­ca, saber mais do Gil­ber­to Gil, uma gran­de iden­ti­da­de bra­si­lei­ra, uma das mai­o­res expres­sões, que está aqui no pal­co com a gen­te, e tan­tas outras que a gen­te tem na cul­tu­ra”, des­ta­cou.

De acor­do com o pre­si­den­te da Embra­tur, Mar­ce­lo Frei­xo, o tra­ba­lho de desen­vol­vi­men­to do turis­mo lite­rá­rio a par­tir da tec­no­lo­gia con­ti­nu­a­rá. “Exis­tem mui­tas rotas lite­rá­ri­as pelo mun­do. O que esta­mos fazen­do aqui é tra­zer a tec­no­lo­gia e a infor­ma­ção para que a gen­te pos­sa olhar para o Rio a par­tir da nos­sa lite­ra­tu­ra. Com o celu­lar na mão, as pes­so­as vão poder cami­nhar nas duas rotas lite­rá­ri­as e des­co­brir o que há de nos­sa lite­ra­tu­ra pelas ruas da nos­sa cida­de”, comen­tou.

 Cristo Redentor completa 90 anos.
Repro­du­ção: O Cris­to Reden­tor é um dos pon­tos turís­ti­cos mais visi­ta­dos no Rio — Foto:Tânia Rêgo/Agência Bra­sil

Machado de Assis

Desen­vol­vi­da pela pla­ta­for­ma digi­tal QMTL — em par­ce­ria com a pla­ta­for­ma de comu­ni­ca­ção cul­tu­ral Ouça a Cida­de -, a Rota Lite­rá­ria Macha­do de Assis usa um apli­ca­ti­vo de celu­lar com geor­re­fe­ren­ci­a­men­to para levar o turis­ta por um rotei­ro lúdi­co no Cen­tro Anti­go do Rio. No tra­je­to, que par­te da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Letras, que fica na Ave­ni­da Pre­si­den­te Wil­son, o turis­ta des­co­bre a capi­tal cari­o­ca con­tan­do pas­sa­gens da vida e tam­bém da obra do escri­tor e seus per­so­na­gens. A star­tup usou voz gera­da por inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al — em por­tu­guês e em inglês — além de efei­tos sono­ros para gui­ar o visi­tan­te.

Escritores

O pro­je­to da Glo­cal apre­sen­ta a rota Rio Lite­rá­rio, um rotei­ro que abran­ge um núme­ro mai­or de escri­to­res. A empre­sa de tec­no­lo­gia desen­vol­veu a ini­ci­a­ti­va em par­ce­ria com a guia de turis­mo cari­o­ca for­ma­da pelo Senac Juli­a­na More­na, espe­ci­a­lis­ta em rotei­ros lite­rá­ri­os. Em inglês, espa­nhol e por­tu­guês, o audi­o­guia, que usa inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al para fazer a nar­ra­ção nas lín­guas estran­gei­ras, inclui dez pon­tos par­tin­do do Real Gabi­ne­te Por­tu­guês de Lei­tu­ra, com uma pau­sa para café na icô­ni­ca Con­fei­ta­ria Colom­bo, outro­ra fre­quen­ta­da por nomes de peso.

O pas­seio segue pelo Lar­go da Cari­o­ca, que apa­re­ce em crô­ni­ca de Lima Bar­re­to e ter­mi­na na Casa Vil­la­ri­no, local onde Tom Jobim conhe­ceu Vini­cius de Mora­es. Uti­li­zan­do geo­lo­ca­li­za­ção, o que faz o turis­ta ir aos pon­tos de para­da da rota sem se per­der, o apli­ca­ti­vo da Glo­bal Audi­o­gui­de tem como obje­ti­vo levar his­tó­ri­as para turis­tas a par­tir dos des­ti­nos per­cor­ri­dos.

star­tup já ven­ceu desa­fi­os inter­na­ci­o­nais da Orga­ni­za­ção Mun­di­al do Turis­mo (atu­al ONU Turis­mo) e foi elei­ta uma das dez star­tups mais ino­va­do­ras do turis­mo bra­si­lei­ro pelo Desa­fio Turis­te­ch Bra­sil, do Minis­té­rio do Turis­mo, além de inte­grar a Câma­ra do Turis­mo 4.0.

Para o geren­te de Ino­va­ção da Embra­tur, Edi­val­do Reis, o desen­vol­vi­men­to das rotas é uma for­ma de pro­mo­ver a inte­gra­ção da eco­no­mia cri­a­ti­va com o turis­mo. “Essa ação demons­tra o uso da tec­no­lo­gia como pon­te para apri­mo­rar a expe­ri­ên­cia do turis­ta, gerar novos pro­du­tos que ampli­am a per­ma­nên­cia do turis­ta no des­ti­no e con­tri­bu­em para impul­si­o­nar o desen­vol­vi­men­to econô­mi­co em regiões turís­ti­cas”, fina­li­zou.

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caixa conclui pagamento da parcela de abril do Bolsa Família

Repro­du­ção: © Lyon Santos/MDS Recebem nesta terça beneficiários com NIS de final 0 Publicado em …