...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias do Mundo / Itamaraty abre postos para ajudar brasileiros a deixar a Ucrânia

Itamaraty abre postos para ajudar brasileiros a deixar a Ucrânia

Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Um fica na cidade de Lviv e o outro em Chisinau, na Moldávia


Pub­li­ca­do em 02/03/2022 — 08:58 Por Karine Melo — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O Ita­ma­raty anun­ciou a aber­tu­ra de dois pos­tos de atendi­men­to con­sular para “aper­feiçoar os mecan­is­mos emer­gen­ci­ais de assistên­cia aos cidadãos brasileiros que bus­cam deixar a Ucrâ­nia”. Os locais vão aux­il­iar na emis­são de doc­u­men­tos de viagem e na “reti­ra­da, orde­na­da e segu­ra”, de brasileiros do ter­ritório ucra­ni­ano.

Um dos pos­tos fica na cidade de Lviv, per­to da fron­teira com a Polô­nia, país para onde os brasileiros, em grande parte, estão se dirigin­do. O out­ro fica em Chisin­au, cap­i­tal da Moldávia. Essa base vai facil­i­tar a assistên­cia a brasileiros que bus­cam sair da Ucrâ­nia pela  Romê­nia, em razão do con­fli­to com a Rús­sia.

Casos de emergência

“Por força da dete­ri­o­ração da situ­ação de segu­rança em Kiev, embaix­adas de vários out­ros país­es têm igual­mente esta­b­ele­ci­do mis­sões de apoio fora da cap­i­tal da Ucrâ­nia, sobre­tu­do em Lviv”, disse o Ita­ma­raty, em nota emi­ti­da na noite de ontem (1º).

“Em casos de emergên­cia, o plan­tão con­sular brasileiro pode ser con­tata­do pelo número de tele­fone +55 61 98260–0610”, acres­cen­tou. A embaix­a­da em Kiev, na Ucrâ­nia, lem­brou o Min­istério das Relações Exte­ri­ores, con­tin­ua trans­mitin­do ori­en­tações por meio de men­sagens no site, na pági­na no Face­book e por um grupo no Telegram.

 

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Reunião da OEA sobre Venezuela expõe divisão política no continente

Países alinhados aos EUA defenderam ataque a Caracas Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d