...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / Ministério vai atualizar Mapa do Turismo

Ministério vai atualizar Mapa do Turismo

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Órgão pediu informações aos municípios


Pub­li­ca­do em 02/02/2022 — 17:48 Por Jonas Valente – Repórter Agên­cia Brasil — Brasília

O Min­istério do Tur­is­mo abriu o Mapa do Tur­is­mo para envio de infor­mações pelos municí­pios. O mapa é um sis­tema com dados sobre o setor do tur­is­mo no Brasil, uti­liza­do para sub­sidiar a toma­da de decisões e a adoção de políti­cas públi­cas nas esferas fed­er­al, estad­u­ais e munic­i­pais.

As prefeituras têm até o dia 25 de fevereiro para enviar as infor­mações. O novo mapa será lança­do no dia 28 de março. A últi­ma atu­al­iza­ção, em 2019, con­tou com 3.694 cidades e 333 regiões turís­ti­cas.

A prefeitu­ra que dese­jar faz­er parte deve solic­i­tar a sen­ha jun­ta­mente aos órgãos estad­u­ais de tur­is­mo, como as sec­re­tarias dos gov­er­nos estad­u­ais respon­sáveis por essas áreas. As infor­mações devem ser encam­in­hadas por meio do site especí­fi­co do Mapa do Tur­is­mo.

A solic­i­tação do min­istério é que as prefeituras revisem as infor­mações já con­stantes no sis­tema e que inclu­am novos dados, caso julguem necessário. Quan­to mais detal­h­es sobre as ativi­dades turís­ti­cas em cada local, mais condições os entes públi­cos terão para avaliar o setor e pen­sar políti­cas públi­cas.

Entre as infor­mações a serem apre­sen­tadas estão número de meios de hospedagem, empre­gos, quan­ti­dade esti­ma­da de vis­i­tantes e arrecadação de impos­tos com hospeda­gens.

As infor­mações devem ser val­i­dadas pelos órgãos estad­u­ais de tur­is­mo. Ess­es entes tam­bém servem como inter­locu­tores para esclare­cer as prefeituras sobre os req­ui­si­tos e regras para par­tic­i­par da atu­al­iza­ção do sis­tema.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d