...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Belo Horizonte aumenta restrições para conter disseminação da covid-19

Belo Horizonte aumenta restrições para conter disseminação da covid-19

Belo Horizonte
© Belo Hor­i­zonte /Marcello Casal JrAgên­cia Brasil (Repro­dução)

Caminhadas e corridas em parques e praças ficam proibidas


Pub­li­ca­do em 13/03/2021 — 16:41 Por Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A Prefeitu­ra de Belo Hor­i­zonte vai ado­tar, a par­tir de hoje (13), novas medi­das para restringir a cir­cu­lação de pes­soas, como for­ma de con­ter o avanço da covid-19 no municí­pio. Entre as restrições estão a proibição, por tem­po inde­ter­mi­na­do, de cam­in­hadas e/ou cor­ri­das esporti­vas nas pis­tas de par­ques e praças da cidade, bem como a práti­ca de esportes indi­vid­u­ais e cole­tivos. A mes­ma regra vale para a Orla da Pam­pul­ha. O decre­to com as medi­das foi pub­li­ca­do neste sába­do no Diário Ofi­cial do Municí­pio.

Já a par­tir de segun­da-feira (15), ficam proibidas a real­iza­ção de ativi­dades pres­en­ci­ais em esco­las de idiomas, de esportes, músi­ca, arte e cul­tura; cur­sos diver­sos e cen­tros de treina­men­to; cen­tro de for­mação de con­du­tores e cur­sos preparatórios.

Os bares e restau­rantes dev­erão fechar as por­tas e só poderão aten­der via deliv­erydri­ve-thru, assim, fica proibi­da a reti­ra­da de pedi­dos no local. Além dis­so, os car­ros de lanch­es tam­bém ficarão proibidos de fun­cionar.

Nas padarias e lan­chonetes fica veda­do o con­sumo no local e o horário de expe­di­ente será das 5h as 22h. No caso do comér­cio vare­jista de lat­icínios e frios, açougue e peixaria, hor­tifruti­granjeiros, min­imer­ca­dos, mer­cearias, armazéns, super­me­r­ca­dos e hiper­me­r­ca­dos, o horário de fun­ciona­men­to será das 7h as 22h.

Já as lojas de con­veniên­cia em pos­tos de gasoli­na só poderão fun­cionar de segun­da a sex­ta-feira até as 18h. A real­iza­ção de mis­sas, cul­tos e demais cel­e­brações reli­giosas pres­en­ci­ais ficam vedadas. Os espaços reli­giosos podem per­manecer aber­tos, mas “des­de que ado­tadas as medi­das de pre­venção ao con­tá­gio e con­tenção da propa­gação da covid-19 esta­b­ele­ci­das pelas autori­dades de saúde.”

Segun­do a prefeitu­ra, as novas restrições são necessárias diante dos números reg­istra­dos de casos de covid-19. Na sex­ta-feira (12), o bole­tim epi­demi­ológi­co apon­tou que o índice de trans­mis­são do vírus chegou a 1,25, o mais alto des­de o iní­cio da pan­demia. Isso quer diz­er que a cada 100 infec­ta­dos, mais 125 pes­soas se tor­nam víti­mas da doença.

A ocu­pação de leitos UTI chegou a 89,2% e leitos enfer­maria 75,6%, ou seja, todos na faixa ver­mel­ha.

A prefeitu­ra disse que o atendi­men­to pres­en­cial ao públi­co na Cen­tral de Rela­ciona­men­to BH Resolve tam­bém será inter­rompi­do. A ori­en­tação é que a solic­i­tação de serviços seja fei­ta pelo aplica­ti­vo PBH APP ou no por­tal de serviços da prefeitu­ra.

A prefeitu­ra infor­mou ain­da que vai solic­i­tar aos empresários e gestores que pri­or­izem, quan­do pos­sív­el, a atu­ação remo­ta de seus fun­cionários, em espe­cial para ativi­dades de escritório.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d