...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / Amazonas receberá cota extra de vacinas para frear pandemia

Amazonas receberá cota extra de vacinas para frear pandemia

O voo procedente da Índia que trouxe 2 milhões de vacinas da AstraZeneca contra a covid-19 ao Brasil chegou por volta das 17h30 no Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos.
© Min­istério da Saúde (Repro­dução)

Medida apresentada pelo governo federal foi aprovada por governadores


Pub­li­ca­do em 22/01/2021 — 21:41 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

O Min­istério da Saúde infor­mou nes­ta sex­ta-feira (22) que o gov­er­no fed­er­al vai cri­ar um Fun­do Epi­demi­ológi­co para reforçar a imu­niza­ção con­tra a covid-19 e frear o avanço da pan­demia no esta­do do Ama­zonas, que vive um colap­so no sis­tema de saúde por causa da dis­sem­i­nação do novo coro­n­avírus. Segun­do a pas­ta, a pro­pos­ta foi aprova­da por una­n­im­i­dade na últi­ma quin­ta-feira (21), na reunião do Fórum de Gov­er­nadores.   

“O Fun­do Epi­demi­ológi­co foi elab­o­ra­do em parce­ria com o Con­sel­ho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Con­sel­ho Nacional de Sec­re­tarias Munic­i­pais de Saúde (Conasems) e des­ti­na uma cota das novas dos­es de vaci­nas para a região que estiv­er mais impacta­da pela pan­demia no perío­do anal­isa­do. Neste momen­to, as dos­es serão des­ti­nadas ao Ama­zonas”, infor­mou o min­istério, em nota.

Na primeira cota de vaci­nas, já entregue aos esta­dos, foram dis­tribuí­das cer­ca de 6 mil­hões de dos­es da Coro­n­avac, pro­duzi­da pela far­ma­cêu­ti­ca Sino­vac em parce­ria com o Insti­tu­to Butan­tan. Neste caso, cada esta­do rece­beu um vol­ume pro­por­cional de dos­es, de acor­do com o taman­ho do públi­co-alvo pri­or­itário neste momen­to, que são profis­sion­ais da saúde, idosos que vivem em insti­tu­ições de acol­hi­men­to e indí­ge­nas aldea­d­os. A próx­i­ma cota de vaci­nas soma out­ras 6,8 mil­hões, sendo 4,8 mil­hões da Coro­n­avac, que já estão sendo dis­tribuí­das, e out­ras duas mil­hões de dos­es do imu­nizante da AstraZeneca, que chegaram hoje ao Brasil, vin­das da Índia.

De acor­do com o gov­er­nador do Piauí, Welling­ton Dias, a pro­pos­ta aprova­da pelos gov­er­nadores pre­vê que 5% da nova cota de vaci­nas seja des­ti­na­da exclu­si­va­mente ao Ama­zonas, o que rep­re­sen­ta cer­ca de 300 mil dos­es. O restante será dis­tribuí­do pro­por­cional­mente entre todos os esta­dos, nos mes­mos moldes do repass­es das primeira cota, de 6 mil­hões de dos­es.

De acor­do com dados do Min­istério da Saúde, o Ama­zonas soma 245,1 mil casos de pes­soas con­t­a­m­i­nadas e 6,8 mil mortes, des­de o iní­cio da pan­demia. Ape­nas na últi­ma sem­ana, foram con­fir­madas 714 novas mortes por covid-19. Entre 10 e 16 de janeiro, o esta­do reg­istrou aumen­to de 32% nos óbitos.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d