...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Aneel aciona bandeira vermelha 2 para o mês de junho

Aneel aciona bandeira vermelha 2 para o mês de junho

Linhas de transmissão de energia, energia elétrica
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil

Falta de chuva deve fazer com que contas de luz fiquem mais caras


Pub­li­ca­do em 28/05/2021 — 22:11 Por Agên­cia Brasil — Brasília

A Agên­cia Nacional de Ener­gia Elétri­ca (Aneel) anun­ciou na noite des­ta sex­ta-feira (28) que a ban­deira ver­mel­ha, no pata­mar 2, será aciona­da no mês de jun­ho. Isso rep­re­sen­ta um cus­to de R$  A tar­i­fa sofre acrésci­mo de R$ 0,06243 para cada quilowatt-hora kWh con­sum­i­do, fazen­do com que as con­tas de luz fiquem mais caras. 

Segun­do nota da Aneel, o mês de maio foi o primeiro da estação seca nas prin­ci­pais bacias hidro­grá­fi­cas do Sis­tema Interli­ga­do Nacional (SIN) e reg­istrou “condições hidrológ­i­cas des­fa­voráveis”. Nes­ta sex­ta-feira, o Sis­tema Nacional de Mete­o­rolo­gia emi­tiu um aler­ta con­jun­to de emergên­cia hídri­ca para a área da Bacia do Paraná, que abrange os esta­dos de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

O mês de jun­ho vai começar com os prin­ci­pais reser­vatórios do SIN em níveis mais baixos do que o ide­al para esta época do ano, o que tende a sig­nificar redução da ger­ação de ener­gia por hidrelétri­c­as e o aumen­to da ger­ação por ter­melétri­c­as, o que encar­ece o cus­to da pro­dução.

“Essa con­jun­tu­ra pres­siona os cus­tos rela­ciona­dos ao risco hidrológi­co (GSF) e o preço da ener­gia no mer­ca­do de cur­to de pra­zo (PLD), levan­do à neces­si­dade de aciona­men­to do pata­mar 2 da Ban­deira Ver­mel­ha. O PLD e o GSF são as duas var­iáveis que deter­mi­nam a cor da ban­deira a ser aciona­da”, infor­ma a nota.

O sis­tema de ban­deiras tar­ifárias foi cri­a­do pela Aneel e sinal­iza o cus­to real da ener­gia ger­a­da. Segun­do a agên­cia, a as cores verde, amare­lo e ver­mel­ho (nos pata­mares 1 e 2) indicam ao con­sum­i­dor se a ener­gia cus­tará mais ou menos em função do cus­to da ger­ação e pos­si­bil­i­tará que ele tome medi­das para econ­o­mizar no con­sumo ou efe­t­u­ar um con­sumo mais con­sciente.

Em seu site, a Aneel dá dicas de como econ­o­mizar ener­gia, como tomar ban­hos mais cur­tos, usan­do o chu­veiro na potên­cia mor­na, deixar a por­ta da geladeira aber­ta ape­nas o tem­po necessário e não colo­car ali­men­tos quentes den­tro dela, jun­tar roupas para pas­sar de um só vez e reti­rar apar­el­hos da toma­da quan­do pos­sív­el.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Receita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpes

Fake news voltaram a circular após novo vídeo de deputado Well­ton Máx­i­mo – Repórter da …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d