...
quarta-feira ,10 setembro 2025
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Brasil Esporte estreia domingo na TV Brasil com foco em vida saudável

Brasil Esporte estreia domingo na TV Brasil com foco em vida saudável

Programa terá quadros especiais sobre treinamento, nutrição e saúde

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 05/09/2025 — 08:02
Rio de Janeiro
Brasil Esporte - programa - jornalismo esportivo - Maurício Costa e Marília Arrigoni - set/2025
Repro­dução: © EBC

Estreia na TV Brasil neste domin­go (7) o Brasil Esporte, um pro­gra­ma sem­anal para quem curte esportes e bus­ca um esti­lo de vida saudáv­el. A nova atração do jor­nal­is­mo esporti­vo será uma revista eletrôni­ca descon­traí­da, com espaço para reporta­gens, entre­vis­tas, debates sobre jogos de fute­bol e quadros espe­ci­ais sobre treina­men­to, nutrição e saúde. Out­ros destaques serão o esporte par­alímpi­co, que será abor­da­do durante todo o ano, e os esportes eletrôni­cos. O Brasil Esporte vai ao ar às 20h30 e terá uma hora de duração.

“O pro­gra­ma vai mostrar atle­tas e com­petições de alto rendi­men­to, e tam­bém vai estim­u­lar a pes­soa que está em casa a faz­er ativi­dade físi­ca, praticar esporte. Quem movi­men­ta o cor­po vive mais. A nos­sa mis­são é torcer pelos atle­tas e pro­mover a cul­tura do exer­cí­cio físi­co”, pon­tu­ou Paulo Rober­to Gar­ri­tano, ger­ente de esportes da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC).

Durante o Brasil Esporte, o públi­co poderá con­ferir dicas sobre como incor­po­rar a ativi­dade físi­ca e fun­cional na roti­na diária. O pro­gra­ma tam­bém terá entre­vis­tas com atle­tas, téc­ni­cos e demais profis­sion­ais envolvi­dos com modal­i­dades esporti­vas.

“Esta­mos acos­tu­ma­dos a ver o pro­du­to final do esporte, com foco no resul­ta­do do atle­ta, mas nos esque­ce­mos que há médi­cos, fisioter­apeu­tas, preparadores físi­cos, psicól­o­gos, jor­nal­is­tas, his­to­ri­adores. Todos com influên­cia dire­ta no esporte. E além do atle­ta de alto rendi­men­to, o esporte é o cam­in­ho para a edu­cação, for­mação de profis­sion­ais. O esporte merece ser dis­cu­ti­do com a dimen­são que ele rep­re­sen­ta no nos­so país, e é a par­tir dis­so que vamos nos debruçar aos domin­gos”, adiantou Mau­rí­cio Cos­ta, que revezará a apre­sen­tação do pro­gra­ma com Marília Arrigo­ni.

Edição de estreia no domingo (7)

O primeiro Brasil Esporte incluirá três quadros espe­ci­ais. “Que tre­ta é essa” será um deles, com um debate bem humora­do sobre os prin­ci­pais assun­tos da sem­ana. Já o “Bola Laran­ja” abor­dará as novi­dades do bas­quete no Brasil e no mun­do, com o repórter Igor San­tos. O ter­ceiro quadro será o “Efi­cientes” que mostrara o dia a dia do esporte par­alímpi­co no país com o repórter Lin­coln Chaves.

O pro­gra­ma de estreia vai abor­dar o aumen­to alar­mante do exces­so de peso ou obesi­dade entre cri­anças entre cin­co e nove anos no país. Atual­mente, 14,2% das cri­anças brasileiras com menos de cin­co anos de idade – três em cada 10 — têm exces­so de peso ou obesi­dade, quase o trip­lo da média glob­al (5,6%). Entre os ado­les­centes a taxa é ain­da mais gri­tante: 33% estão com exces­so de peso, o equiv­a­lente a um terço dos ado­les­centes brasileiros, quan­do a média mundi­al é de 18,2%. Os dados con­stam do lev­an­ta­men­to de 2023 do Sis­tema de Vig­ilân­cia Ali­men­tar e Nutri­cional (Sis­van), do Min­istério da Saúde.

Os índices cres­centes de sobrepe­so no Brasil e no mun­do pre­ocu­pam os profis­sion­ais de saúde, já que a obesi­dade infan­til está rela­ciona­da com o risco aumen­ta­do de hiperten­são arte­r­i­al, dia­betes tipo 2, doenças car­dio­vas­cu­lares, câncer e out­ras doenças crôni­cas na vida adul­ta. A Orga­ni­za­ção Mundi­al de Saúde (OMS) pro­je­ta para 2035 um total de 75 mil­hões de cri­anças com obesi­dade em todo o mun­do.

O tema será debati­do ao vivo no Brasil Esporte com a endocri­nol­o­gista Ana Car­oli­na Nad­er, espe­cial­iza­da em obesi­dade infan­til, e o mestre em artes mar­ci­ais Felipe Tropeço.

“O pro­gra­ma vai além das com­petições e resul­ta­dos, será um pro­gra­ma com um abor­dagem muito maior. Sem­pre giran­do ao redor do esporte vamos falar de saúde, estim­u­lo à ativi­dade físi­ca, lança­men­tos de filmes e livros. É função da comu­ni­cação públi­ca expandir esse con­hec­i­men­to. O mun­do esporti­vo é gigante”, con­cluiu Cid­in­ha Matos, dire­to­ra de jor­nal­is­mo da EBC.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Em voto, Fux diz que ação deveria ter tramitado na primeira instância

Segundo ele, nenhum dos réus tem foro por prerrogativa de função Felipe Pontes e Paula …