...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Caminhos da Reportagem estreia série especial Riquezas da Nossa Terra

Caminhos da Reportagem estreia série especial Riquezas da Nossa Terra

Repro­dução: © TV Brasil

Episódio mostra cachaçarias com selo da Indicação Geográfica em Paraty


Pub­li­ca­do em 09/10/2022 — 10:57 Por TV Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

Em Paraty, seis empre­sas famil­iares pro­duzem anual­mente de 350 mil a 400 mil litros de cachaça arte­sanal. A maior parte é ven­di­da para os tur­is­tas que pas­seiam pela cidade. No episó­dio Uma Dose de Paraty, a equipe do Cam­in­hos da Reportagem, em parce­ria com o Sebrae, vis­i­tou cachaçarias que usam o selo da Indi­cação Geográ­fi­ca (IG). A IG recon­hece lugares que são famosos pela tradição e qual­i­dade na ofer­ta de um pro­du­to. O pro­gra­ma, que vai ao ar neste domin­go (9), às 22h, na TV Brasil, abre a série espe­cial Riquezas da Nos­sa Ter­ra.

Caminhos da Reportagem Especial: Riquezas da Nossa Terra
Repro­dução: Cam­in­hos da Reportagem Espe­cial: Riquezas da Nos­sa Ter­ra — TV Brasil

O modo de faz­er a cachaça pas­sa­do de ger­ação em ger­ação des­de os tem­pos colo­ni­ais fez da cidade históri­ca do sul flu­mi­nense a primeira do Brasil, em 2007, a ser recon­heci­da como Indi­cação Geográ­fi­ca pela pro­dução da mais brasileira das bebidas.

A nos­sa equipe con­heceu os anti­gos engen­hos de açú­car com o pro­du­tor que está há mais tem­po em ativi­dade em Paraty, Eduar­do Mel­lo, da cachaçaria Coqueiro. Ele e a família preser­vam a recei­ta dos antepas­sa­dos, que começaram a pro­duzir cachaça em 1803.

Ângelo Mello e Eduardo Mello produtores da cachaça Coqueiro
Repro­dução: Ânge­lo Mel­lo e Eduar­do Mel­lo pro­du­tores da cachaça Coqueiro — TV Brasil

Apren­demos sobre as difer­entes eta­pas do proces­so de pro­dução na cachaçaria Pedra Bran­ca. O pro­pri­etário, Lúcio Gama Freire, mostrou como é sep­a­ra­do man­ual­mente o coração da cachaça, a parte da bebi­da des­ti­la­da que vai para a mat­u­ração, armazena­men­to e envel­hec­i­men­to.

Prova­mos tam­bém a cachaça orgâni­ca pro­duzi­da por Maria Izabel no sítio San­to Antônio, na margem da baía de Paraty.  Ela prepara o fer­men­to à base de cana no fogão a lenha da casa onde mora. “Tudo aqui está interli­ga­do. É da ter­ra que vem a cana, então a gente cui­da da ter­ra e a ter­ra cui­da da gente”, diz a pro­du­to­ra.

Maria Izabel faz cachaça com produção de cana própria e certificada como orgânica
Repro­dução: Maria Izabel faz cachaça com pro­dução de cana própria e cer­ti­fi­ca­da como orgâni­ca, por TV Brasil

A IG foi um pas­so fun­da­men­tal para a val­oriza­ção da cachaça arte­sanal de Paraty, que vive um momen­to de ascen­são, com prêmios, exper­i­men­tação de blends, desen­volvi­men­to de licores e drinks e bus­ca de novos mer­ca­dos.

Os irmãos e sócios Paulo e Car­los José Miran­da, da Para­tiana, fazem exper­iên­cias com o envel­hec­i­men­to da cachaça em madeiras brasileiras. Cada uma garante um sabor difer­ente à bebi­da. Mis­tu­ran­do ess­es pro­du­tos (por exem­p­lo, a aguardente envel­he­ci­da no bar­ril de ambu­rana com a do tonel de jequitibá), eles cri­am novos rótu­los e cole­cionam prêmios em fes­ti­vais inter­na­cionais de des­ti­la­dos.

Carlos Jose Miranda e Paulo Miranda: irmãos e produtores da cachaca Paratiana
Repro­dução: Car­los Jose Miran­da e Paulo Miran­da: irmãos e pro­du­tores da cacha­ca Para­tiana — TV Brasil

No Quilom­bo do Camp­in­ho, a nos­sa equipe con­heceu o drink Mata Atlân­ti­ca, pre­mi­a­do numa das edições do Fes­ti­val da Cachaça, Cul­tura e Sabores de Paraty. A bebi­da é fei­ta com cachaça e juçara, uma palmeira cujos fru­tos são muito pre­sentes na ali­men­tação e na econo­mia dos povos tradi­cionais da região.

Este episó­dio é o primeiro da série de 12 pro­gra­mas real­iza­dos em parce­ria com o Sebrae que vão mostrar pro­du­tos das Indi­cações Geográ­fi­cas brasileiras.

Ficha técnica:

Reportagem: Ana Pas­sos

Ima­gens: João Vic­tal

Auxílio téc­ni­co :Pablo Cos­ta

Pro­dução: Ana Pas­sos, Luciana Góes, Rena­ta Cabral

Pro­dução-exec­u­ti­va: Elis­a­bete Pin­to

Edição de tex­to: Rena­ta Cabral

Edição de imagem: Erly Campel­lo

Arte: Felipe Leite, Júlia Gon

Apoio SP:

Deise Macha­do — pro­dução

Jef­fer­son Gomes Pas­tores — ima­gens

Wladimir Roger Orte­ga — auxílio téc­ni­co

Apoio Rio de Janeiro:

San­dro Tebal­di – ima­gens

Claú­dio Tavares – auxílio téc­ni­co

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Morre Arlindo de Souza, conhecido como “Popeye Brasileiro”

Ele ficou conhecido por usar óleo mineral nos braços, prática perigosa Luciano Nasci­men­to — Repórter …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d