...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Campus Party Brasil retorna ao formato original em São Paulo

Campus Party Brasil retorna ao formato original em São Paulo

Repro­dução: © Divulgação/Campus Par­ty

Evento começou hoje e vai até o dia 15


Pub­li­ca­do em 11/11/2022 — 18:42 Por Lud­mil­la Souza — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

Cer­ca de 12 mil cam­pu­seiros são esper­a­dos no maior fes­ti­val de tec­nolo­gia do mun­do, a 14ª edição da Cam­pus Par­ty Brasil, sedi­a­do no Dis­tri­to Anhem­bi. A maior imer­são tec­nológ­i­ca em Inter­net das Coisas, Blockchain, Cul­tura Mak­er, Edu­cação e Empreende­doris­mo do mun­do teve iní­cio nes­ta sex­ta-feira (11) e vai até as 18h da terça-feira (15) com uma série de novi­dades em sua pro­gra­mação.

Ao lon­go de todos os dias, a expec­ta­ti­va é rece­ber um públi­co de mais de 200 mil vis­i­tantes, sendo 12 mil cam­pu­seiros, com aces­so a mais de 1 mil palestrantes e ativi­dades que acon­te­cerão prati­ca­mente 24 horas por dia. Além dis­so, o públi­co poderá usufruir de uma inter­net com veloci­dade de 40GBps, forneci­da pela Use Tele­com.

A #CPBR14 ocu­pará todo o pavil­hão de exposições do Anhem­bi, na zona norte da cap­i­tal paulista, e retor­na ao seu for­ma­to orig­i­nal com Camp­ing, Are­na e Open Cam­pus. No camp­ing já estão mon­tadas as 6 mil bar­ra­cas que servirão de casa para os cam­pu­seiros durante os 5 dias do even­to.

Na Are­na, são cin­co pal­cos – What´s Next, Login, Artemis III, GIT/T‑800 e CRISPR; dois espaços de work­shops – Agile e Growth; e oito ban­cadas de comu­nidades. Neles pas­sarão nomes como de Orkut Buyukkok­ten, Dra. Jes­si­ca Leek­er, Tom­ma­so Pren­nushi, Jor­dan Soles, Dr. Josi­ah Zayn­er, Gabe Gabrielle, Bill Reith,Dr. Fabi­ano de Abreu, Ricar­do Cap­pra, Dado Schnei­der, Laysa Peixo­to, Lor­rane Olivlet, Nyvi Estephan, entre out­ros nomes da ino­vação mundi­al.

Campus Party ocorre em SP neste fim de semana
Repro­dução: Cam­pus Par­ty — Divulgação/Campus Par­ty

Para o CEO da Cam­pus Par­ty Brasil, Ton­i­co Novaes, todas as ativi­dades são inter­es­santes, mas ele desta­ca o pal­co CRISPR. “A gente começa a traz­er esse assun­to para den­tro da Cam­pus Par­ty, o Bio­Hack em geno­ma, porque viven­ci­amos o prob­le­ma da covid 19 e foi graças a esse do mapea­men­to do sequen­ci­a­men­to genéti­co do SARS-COV que pos­si­bil­i­tou a vaci­na. E quer­e­mos faz­er muito mais. Vamos ter um lab­o­ratório aqui que vai imprim­ir em impres­so­ra 3D, a carne veg­e­tal. A ideia com isso é mostrar que através de um estu­do de célu­las tron­cos já é pos­sív­el imprim­ir órgãos humanos com célu­las tron­co próprias, um coração, um pul­mão, um rim, sem pre­cis­ar esper­ar um falec­i­men­to de alguém para faz­er um trans­plante de órgãos. É um avanço da ciên­cia que vai pos­si­bil­i­tar sal­var muitas vidas!”.

Este ano tam­bém ocor­rerão cin­co hackathons das diver­sas áreas do con­hec­i­men­to, mas com o obje­ti­vo de usar a tec­nolo­gia para aju­dar na trans­for­mação dig­i­tal de setores como edu­cação, tur­is­mo e inclusão. O Desafio Accen­ture visa encon­trar um mecan­is­mo para pro­mover a cul­tura empreende­do­ra na favela; o Desafio Aces­si­bilithon Con­fweb, con­ta com a parce­ria da RNP (Rede Nacional de Ensi­no e Pesquisa, orga­ni­za­ção social lig­a­da aos min­istérios de Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vações e Comu­ni­cações) e quer usar a tec­nolo­gia para que­brar as bar­reiras da inclusão.

Já o Desafio Microsoft tem como tema as soluções de apren­diza­gem e suas tec­nolo­gias para todos e todas com o uso do Microsoft Azure; Desafio Visa que pre­tende usar a tec­nolo­gia para mel­ho­rar a exper­iên­cia do via­jante, e o Desafio BNB Chain procu­ra soluções para saúde públi­ca por meio de Blockchain. Hackathon é uma mara­tona para pro­mover uma solução tec­nológ­i­ca, como um aplica­ti­vo, um soft­ware, um pro­gra­ma ou qual­quer out­ro tipo de fer­ra­men­ta.

A Cam­pus Par­ty con­ta com mais de 550 mil cam­pu­seiros cadastra­dos em todo mun­do, e já pro­duz­iu edições na Espan­ha, Holan­da, Méx­i­co, Ale­man­ha, Reino Unido, Argenti­na, Panamá, El Sal­vador, Cos­ta Rica, Colôm­bia e Equador. O even­to acon­tece no Brasil há 10 anos com a par­tic­i­pação de apoiadores e patroci­nadores que via­bi­lizam a estru­tu­ra ofer­e­ci­da para que os cam­pu­seiros e vis­i­tantes pos­sam imer­gir na tec­nolo­gia durante os 6 dias.

Open Campus

Para par­tic­i­par da maior exper­iên­cia tec­nológ­i­ca do mun­do não pre­cisa ser cam­pu­seiro. A Open Cam­pus é a área aber­ta e gra­tui­ta a todo o públi­co e que fun­ciona a par­tir deste sába­do (12) e vai até a segun­da-feira (14), das 10h às 20h, e na terça-feira (15), das 9h às 17h. No espaço, os vis­i­tantes terão uma série de atrações que são suces­so de públi­co, como a Are­na Drone, a Cam­pus Play e a Are­na de Robôs, onde ocor­rerá o maior even­to de com­bate de robôs já vis­to na Cam­pus Par­ty.

Entre as novi­dades da área gra­tui­ta está o Lab­o­ratório CRISPR, onde será pos­sív­el realizar uma ver­dadeira imer­são no mun­do das célu­las, inclu­sive com a pos­si­bil­i­dade de acom­pan­har uma impres­so­ra biológ­i­ca impri­m­in­do carne basea­da em plan­tas. Além dis­so, no espaço será pos­sív­el con­hecer o tra­bal­ho de cer­ca de 80 star­tups que se apre­sen­tarão no Start­up 360º e diver­sos pro­je­tos uni­ver­sitários pre­sentes no Cam­pus Future.

Campus Party ocorre em SP neste fim de semana
Repro­dução: Cam­pus Par­ty — Divulgação/Campus Par­ty

O fun­dador e pres­i­dente da Cam­pus Par­ty, Francesco Far­ru­gia, desta­ca a força da retoma­da pres­en­cial do even­to. “É muito impor­tante essa retoma­da não só em São Paulo, mas em todo mun­do, em Cin­ga­pu­ra, Canadá, África, em out­ros país­es da Améri­ca Lati­na, esta­mos refazen­do nos­sos even­tos, e isso é muito bacana. Nes­ta edição temos um recorde de palestrantes estrangeiros, são mais de 1.500 horas de con­teú­do, por­tan­to a garo­ta­da tem que vir”, desta­cou.

Todas as palestras poderão ser acom­pan­hadas em tem­po real no site ofi­cial da Cam­pus Par­ty Brasil, via stream­ing. Tam­bém é pos­sív­el acom­pan­har a pro­gra­mação com­ple­ta no novo aplica­ti­vo – Cam­pus Par­ty Brasil. Para baixar é só aces­sar as lojas App Store e Play Store.

Campus Play

Para esta edição da #CPBR14, quem pas­sar pelo local poderá con­hecer a Cam­pus Play, um espaço volta­do para falar de games, com diver­sas palestras sobre jogos dig­i­tais, eSports e stream. O públi­co poderá par­tic­i­par tam­bém de torneios de games.

Out­ra ativi­dade de destaque da Open Cam­pus é a are­na drone, com as batal­has e o fut­drone, uma par­ti­da de fute­bol com drones, e ain­da uma apre­sen­tação de bal­let de drones nos dias 12 e 13 de novem­bro. Out­ra atração será a Orques­tra Geek Cor­das da Cul­tura, que se apre­sen­ta no dia 12 de novem­bro, às 15h, exe­cu­tan­do peças focadas na cul­tura geek: músi­ca de jogos, filmes, séries e ani­mação.

Uma novi­dade para edição deste ano é a Expo Arte Visu­al 3D. O espaço rece­berá uma exposição com fotografias áreas de mon­u­men­tos históri­cos da região e a impressão 3D dess­es mon­u­men­tos. A tradi­cional are­na robôs tam­bém está garan­ti­da na CPRB14, com as batal­has de robôs. O espaço reunirá mais de 800 com­peti­dores em dis­putas que ocor­rerão em seis difer­entes are­nas: Com­bate Grande, Com­bate Inse­tos, Hock­ey de Robôs, Seguidor de Lin­ha e Sumô.

Campus Kids

No espaço Cam­pus Kids, volta­do para ativi­dades e work­shops entre pais e fil­hos, acon­tece a exposição de arte Donas da Rua, real­iza­da em parce­ria com a Mau­rí­cio de Souza Pro­duções. Ao todo serão 36 mul­heres da comu­nidade cien­tí­fi­ca e da história, desen­hadas como as per­son­agens da Tur­ma da Môni­ca, e o Trono de San­são para tirar fotos. Além dis­so, o espaço con­tará com auxílio da Lysa, o cão robô, deixan­do o espaço mais inclu­si­vo e com audiode­scrição.

Caminhão Maker

O espaço reunirá work­shops volta­dos para área mak­er, com impres­so­ras 3D, máquinas de impressão a laser para as pes­soas inter­a­girem com essa cul­tura. No local será pos­sív­el acom­pan­har des­de o corte a laser das peças, até a con­strução de mod­e­lo de casas e robôs.

Expo Arte Visual 3D

Esse espaço reunirá a exposição de fotografias aéreas de mon­u­men­tos históri­cos, e a impressão em 3D des­de mon­u­men­tos, feitas por meio de téc­ni­cas de mod­e­lagem com drones e recur­sos de aces­si­bil­i­dade para pes­soas com defi­ciên­cia visu­al. Ao todo, a atração terá dez peças impres­sas em 3D de difer­entes mon­u­men­tos históri­cos da cidade de São Paulo.

Simuladores

Neste ano, estarão disponíveis para diver­são do públi­co os sim­u­ladores de Asa Delta, no qual o jogador fica iça­do por um guin­cho e uti­liza um ócu­los de real­i­dade vir­tu­al 3D para visu­alizar o cenário do jogo, além de qua­tro sim­u­ladores de cor­ri­da e um de helicóptero.

Fábrica de empreendedores

O pal­co real­iza­do em parce­ria com o Sebrae traz con­teú­dos foca­dos no empreende­doris­mo e no desen­volvi­men­to de negó­cios. Esse pal­co ficará na Open, jun­to ao espaço do Sebrae, uma are­na de con­teú­dos e ativi­dades que envolvem os vis­i­tantes e aju­dam a ampli­ar a visão de empreende­doris­mo do cam­pu­seiro.

Startup 360º

O espaço terá a exposição de 80 star­tups para apre­sen­tar as suas soluções ao mer­ca­do, com a pos­si­bil­i­dade de encon­tro com investi­dores e men­to­rias de uma equipe sele­ciona­da. A ação per­manece com o apoio e parce­ria do Sebrae.

Include

Pro­je­to pro­movi­do pelo Insti­tu­to Cam­pus Par­ty, que con­siste na cri­ação e mon­tagem de lab­o­ratórios de robóti­ca para aprox­i­mar jovens (menores de 18 anos de idade) moradores de comu­nidades car­entes da tec­nolo­gia. O obje­ti­vo é iden­ti­ficar tal­en­tos den­tro de comu­nidades menos favore­ci­das do país, cri­ar vias para que pos­sam estu­dar em esco­las espe­ci­ais, encam­in­há-los ao mer­ca­do de tra­bal­ho para que saiam com emprego após a par­tic­i­pação no pro­gra­ma.

Green Peace e Médicos Sem Fronteiras

Incen­ti­van­do um lado mais solidário, a Cam­pus Par­ty rece­berá as duas ONGs que pos­suem diver­sas exper­iên­cias tec­nológ­i­cas. O Green­peace levará um espaço de vídeo 360, com um cenário de mata inteira ver­sus mata des­mata­da para con­sci­en­ti­zar as pes­soas. Já o Médi­cos sem Fron­teiras, terá um iglu com uma exper­iên­cia imer­si­va sobre as ativi­dades da ONG.

Serviço Cam­pus Par­ty Brasil – 14ª edição

Are­na: de 11 a 15 de novem­bro

Área Open: de 12 a 15 de novem­bro

Local: Pavil­hão de Exposições do Anhem­bi

Endereço: Av. Ola­vo Fon­toura 1209 — San­tana-SP

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d