...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Chuvas: Codefat amplia seguro-desemprego em Alagoas e Pernambuco

Chuvas: Codefat amplia seguro-desemprego em Alagoas e Pernambuco

Repro­dução: © Por­tal Ofi­cial do Gov­er­no do Esta­do de Alagoas

Benefício será ampliado por dois meses


Pub­li­ca­do em 07/06/2022 — 10:37 Por Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil — São Luís

Tra­bal­hadores dos municí­pios atingi­dos por fortes chu­vas em Per­nam­bu­co e Alagoas terão o seguro-desem­prego ampli­a­do. A decisão é do Con­sel­ho Delib­er­a­ti­vo do Fun­do de Amparo ao Tra­bal­hador (Code­fat) e foi pub­li­ca­da hoje (7) no Diário Ofi­cial da União (DOU).

Segun­do a res­olução, a ampli­ação será por dois meses, em caráter excep­cional, e se apli­ca aos tra­bal­hadores com empre­gadores nos municí­pios que declararam situ­ação de emergên­cia.

Terão dire­ito a duas parce­las extras os tra­bal­hadores que já recebem o seguro-desem­prego, que foram demi­ti­dos no perío­do de 1º de dezem­bro de 2021 a 31 de maio de 2022.

As chu­vas em Per­nam­bu­co deixaram mais de 125 mor­tos na cap­i­tal, Recife, e em toda região met­ro­pol­i­tana. O número de pes­soas desabri­gadas pas­sou de 11 mil. A pre­visão, de acor­do com o Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet), é que vai con­tin­uar choven­do no leste da região Nordeste pelo menos até quin­ta-feira (9).

O seguro-desem­prego visa garan­tir uma assistên­cia finan­ceira tem­porária ao tra­bal­hador dis­pen­sa­do invol­un­tari­a­mente (sem jus­ta causa). O paga­men­to varia de três a cin­co parce­las, com o val­or mín­i­mo de um salário-mín­i­mo.

Além de tra­bal­hadores for­mais (com reg­istro), tam­bém têm dire­ito ao bene­fí­cio os empre­ga­dos domés­ti­cos, pescadores que exercem ativi­dade arte­sanal com reg­istro, e pes­soas res­gatadas de serviço anál­o­go à escravidão.

*Títu­lo alter­ado às 11h12 para esclare­cer infor­mação.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d