...
quarta-feira ,10 setembro 2025
Home / Noticias / Desfile de 7 de Setembro tem esforço conjunto de equipes de segurança

Desfile de 7 de Setembro tem esforço conjunto de equipes de segurança

Órgãos do DF e do governo federal atuarão para garantir evento

Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 06/09/2025 — 11:48
Brasília
Brasília (DF), 07/09/2024 - Pessoas durante o Desfile de 7 de Setembro, realizado na Esplanada dos Ministérios. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil

Para garan­tir a segu­rança do públi­co na região da Esplana­da dos Min­istérios, o tradi­cional Des­file Cívi­co-Mil­i­tar de 7 de Setem­bro, que ocorre neste domin­go (7), terá um esforço con­jun­to entre os órgãos de segu­rança públi­ca do Dis­tri­to Fed­er­al, o Gabi­nete de Segu­rança Insti­tu­cional (GSI) da Presidên­cia da Repúbli­ca e o Min­istério da Defe­sa.

O Coman­do Móv­el da Polí­cia Mil­i­tar do Dis­tri­to Fed­er­al estará pre­sente no local. Unidades espe­cial­izadas da cor­po­ração, como Cav­alar­ia, BPCães e Bope, e da Polí­cia Civ­il, como a Divisão de Oper­ações Espe­ci­ais (DOE) e a Divisão de Oper­ações Aéreas (DOA), estarão de pron­tidão. Toda a região será mon­i­tora­da por câmeras e drones.

» Veícu­los da EBC trans­mitem Des­file Cívi­co-Mil­i­tar do 7 de setem­bro

Um esque­ma espe­cial de segu­rança já foi colo­ca­do em práti­ca em razão do jul­ga­men­to do ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro e out­ros réus por ten­ta­ti­va de golpe de Esta­do. As sessões no Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) começaram na últi­ma terça-feira (2) e seguem até o dia 12.

Brasil Sober­a­no será o tema cen­tral do des­file, que con­tará com a pre­sença do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va, além de min­istros e out­ras autori­dades.

Respon­sáv­el pela segu­rança pres­i­den­cial, o GSI atu­ará empre­gan­do meios das Forças Armadas. Além dis­so, o gabi­nete infor­mou que opera de for­ma pre­ven­ti­va, “acom­pan­han­do e anal­isan­do rotineira­mente a evolução de pos­síveis cenários de risco às autori­dades”.

A Esplana­da dos Min­istérios será inter­di­ta­da para o trân­si­to de veícu­los a par­tir das 17h deste sába­do (6). As inter­dições envolvem a via S1, a par­tir da altura da Cat­e­dral ─ onde veícu­los serão desvi­a­dos para a via L2 Sul e a via N1, entre o 1º Gru­pa­men­to de Bombeiro Mil­i­tar e o aces­so à via L2 Norte.

A par­tir das 23h, a inter­dição na S1 vai se expandir e começar a par­tir da alça leste da Rodoviária do Plano Pilo­to e tam­bém alcança um tre­cho da via L4.

O que pode e não pode

O trans­porte públi­co no domin­go é gra­tu­ito no Dis­tri­to Fed­er­al e o metrô vai oper­ar des­de as 5h30, até às 19h. O aces­so para o des­file será aber­to às 6h, com pon­tos de revista insta­l­a­dos na via S1, lat­er­al da Cat­e­dral, e nas escadarias dos min­istérios.

Estão proibidos itens como armas, obje­tos cor­tantes, sprays, sub­stân­cias inflamáveis, recip­i­entes de vidro, latas, iso­pores, fogos de artifí­cio, mochi­las de grande porte, mas­tros, bar­ra­cas e drones sem autor­iza­ção. O des­file não per­mite tam­bém a pre­sença de ani­mais em ger­al, com exceção de cães guia.

Por out­ro lado, é per­mi­ti­do que as pes­soas lev­em lanch­es, bis­coitos, fru­tas ou out­ros ali­men­tos, além de água, suco ou out­ras bebidas (des­de que não seja em gar­rafas de vidro). Tam­bém é per­mi­ti­do o uso de más­caras hos­pi­ta­lares, bem como de bonés e chapéus, além de pro­te­tores solares, des­de que não sejam sprays ou aerossóis.

O aces­so às arquiban­cadas será con­tro­la­do e encer­ra­do assim que a capaci­dade máx­i­ma for atingi­da.

No local do des­file haverá locais para hidratação, além de ban­heiros quími­cos. As arquiban­cadas terão espaço adap­ta­do para pes­soas com defi­ciên­cia, que poderão aces­sar o des­file pelo Blo­co J.

Brasil soberano

A sobera­nia do país será desta­ca­da por meio de três eixos temáti­cos, dois deles inti­t­u­la­dos Brasil dos brasileiros e Brasil do futuro. Um ter­ceiro eixo tra­ta do Novo Pro­gra­ma de Acel­er­ação do Cresci­men­to (PAC) e da 30ª Con­fer­ên­cia das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáti­cas (COP30), a ser real­iza­da em Belém, em novem­bro.

Além dis­so, há a pro­gra­mação tradi­cional das tropas das Forças Armadas, como os des­files motor­iza­do e da cav­alar­ia, as apre­sen­tações da pirâmide humana e da Esquadrilha da Fumaça e hon­ras mil­itares.

Pro­jeções espe­ci­ais em cel­e­bração ao Dia da Inde­pendên­cia estão sendo exibidas em pré­dios públi­cos de Brasília des­de o iní­cio da sem­ana. “O show de cores e ima­gens rep­re­sen­ta o povo brasileiro e o orgul­ho do Brasil em ser um país sober­a­no”, expli­cou o Palá­cio do Planal­to.

As pro­jeções seguem até este domin­go nas fachadas do Con­gres­so Nacional e do Museu da Repúbli­ca. O Palá­cio do Planal­to e o Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al tam­bém estão ilu­mi­na­dos com cores que reme­tem à data da Inde­pendên­cia.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Anvisa proíbe anel que permite medir glicose sem picada de agulha

Segundo a agência, nenhum dos produtos tem eficácia comprovada Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 04/09/2025 — …