...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Egito e milícias da Líbia bloqueiam marcha global a Gaza

Egito e milícias da Líbia bloqueiam marcha global a Gaza

Mobilização que reúne milhares de ativistas seguiria para Rafah

Lucas Pordeus León — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 16/06/2025 — 13:03
Brasília
Brasília (DF), 10/06/2025- marcha global à Gaza. Frame Arab Unity
Repro­dução: © Frame Arab Uni­ty

A Mar­cha Glob­al a Gaza, mar­ca­da para ocor­rer nesse domin­go (15), foi impe­di­da pelas autori­dades egíp­cias de seguir até a fron­teira com o ter­ritório palesti­no. Já o com­boio que vin­ha do Norte da África foi blo­quea­do por milí­cias que con­tro­lam o leste da Líbia, segun­do infor­mações da orga­ni­za­ção da man­i­fes­tação. Além dis­so, lid­er­anças da mar­cha foram deti­das e depor­tadas do Cairo, cap­i­tal do Egi­to.   

“A Mar­cha Glob­al para Gaza pede a lib­er­tação de todos os par­tic­i­pantes deti­dos. Dois coor­de­nadores inter­na­cionais foram deti­dos ile­gal­mente no final de sem­ana e proces­sa­dos ​​para depor­tação”, disse, em nota, a orga­ni­za­ção do protesto.

A mar­cha pre­tendia reunir mil­hares de pes­soas no Egi­to, em uma cam­in­ha­da de três dias pela Penín­su­la do Sinai até Rafah, primeira cidade ao sul da Faixa de Gaza. Ativis­tas de mais de 50 país­es se orga­ni­zaram para o ato. O obje­ti­vo era denun­ciar o cer­co de Israel ao enclave palesti­no e pres­sion­ar pela aber­tu­ra total da pas­sagem para entra­da de aju­da human­itária.

A brasileira Adri­ana Macha­do, do Par­tido da Causa Operária (PCO), via­jou para a man­i­fes­tação, mas con­tou à Agên­cia Brasil que a mar­cha foi proibi­da de seguir viagem pelas forças de segu­rança do Egi­to, que pren­deu e depor­tou muitos ativis­tas.

“Muitas pes­soas que estavam no pos­to de checagem, no meio da estra­da, ain­da estão desa­pare­ci­das. No nos­so hotel em Ismalia, ten­ta­mos ir a um restau­rante e poli­ci­ais arma­dos inter­rog­a­ram nos­so motorista de táxi. Quan­do per­gun­ta­mos o que esta­va acon­te­cen­do, eles falaram que poderíamos voltar para o Cairo ou para o aero­por­to. Qual­quer out­ro lugar, seríamos pre­sos”, disse a brasileira, que saiu ontem do Cairo.

» Siga o canal da Agên­cia Brasil no What­sApp

Um dos prin­ci­pais orga­ni­zadores da man­i­fes­tação, Saif Abukeshek, afir­mou que out­ras ini­cia­ti­vas serão real­izadas fora do Egi­to dev­i­do às condições impostas pelo gov­er­no do país árabe.

“Nos­so movi­men­to glob­al para acabar com o genocí­dio do povo palesti­no não será dis­sua­di­do. Mais ações e ini­cia­ti­vas já estão em anda­men­to”, disse Abukeshek.

Israel pediu que o Egi­to impedisse que os man­i­fes­tantes mar­chas­sem até a fron­teira com Gaza e, na últi­ma sex­ta-feira (11), ao menos 200 pes­soas já havi­am sido depor­tadas. O gov­er­no do Egi­to exi­gia que os man­i­fes­tantes tivessem autor­iza­ção do país para par­tic­i­par da mar­cha. Já a orga­ni­za­ção infor­mou que vin­ha solic­i­tan­do todas as per­mis­sões exigi­das.

O chama­do com­boio Sumood, que saiu em car­a­vanas de país­es do Norte da África – como Tunísia, Mar­ro­cos, Argélia, Mau­ritâ­nia e Líbia – infor­mou que foram impe­di­dos de seguir viagem até o Egi­to dev­i­do à atu­ação das milí­cias Khal­i­fa Haftar’s que con­tro­lam o leste da Líbia.

“O com­boio foi para­do, persegui­do e teve vários mem­bros deti­dos por essas milí­cias apoiadas por Israel e pelos Emi­ra­dos Árabes Unidos. Em con­traste, o com­boio rece­beu total apoio e acol­hi­da pelas comu­nidades no oeste da Líbia, que demon­straram sol­i­dariedade e ofer­e­ce­r­am aju­da logís­ti­ca”, disse, em comu­ni­ca­do, a orga­ni­za­ção do protesto.

Um dos orga­ni­zadores infor­mou que, por enquan­to, a pri­or­i­dade é a lib­er­tação dos 13 deti­dos, incluin­do líbios, argeli­nos e tunisianos. “O com­boio avançará em breve para o últi­mo pon­to seguro per­to da fron­teira, onde espera esta­b­ele­cer uma base de resistên­cia firme”, con­cluiu o informe.

Mil­hares de ativis­tas mar­cham a Gaza para romper blo­queio de Israel
LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d