...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias do Mundo / Itamaraty transfere embaixada de Kiev para a capital da Moldávia

Itamaraty transfere embaixada de Kiev para a capital da Moldávia

Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Brasil manterá posto consular avançado em Lviv, oeste da Ucrânia


Pub­li­ca­do em 04/03/2022 — 20:07 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O Palá­cio do Ita­ma­raty anun­ciou hoje (4), em Brasília, por meio de nota, que a embaix­a­da do Brasil em Kiev, cap­i­tal da Ucrâ­nia, será coman­da­da a par­tir de Chisin­au, cap­i­tal da Moldávia, país viz­in­ho ao sul. A mudança ocorre, segun­do o Min­istério das Relações Exte­ri­ores (MRE), após a dete­ri­o­ração das condições de segu­rança em solo ucra­ni­ano, con­forme avançam as tropas da Rús­sia pelo país. 

De acor­do com o anún­cio, o embaix­ador do Brasil na Ucrâ­nia, Nor­ton de Andrade Mel­lo Rapes­ta, que acu­mu­la a função de embaix­ador na Repúbli­ca da Moldávia, “pas­sará a gerir a embaix­a­da e a ocu­par-se dos tra­bal­hos de análise políti­ca a par­tir de Chisin­au, cap­i­tal daque­le país, onde já está em fun­ciona­men­to pos­to de atendi­men­to con­sular a cidadãos brasileiros evac­ua­dos do ter­ritório ucra­ni­ano”.

Rapes­ta já havia deix­a­do Kiev, com toda sua equipe, na últi­ma quar­ta-feira (2), em direção a Lviv, oeste da Ucrâ­nia, que fica próx­i­ma à fron­teira com a Polô­nia.

Atendimento consular

O Ita­ma­raty tam­bém infor­mou que o pos­to de atendi­men­to con­sular aber­to na cidade de Lviv e força-tare­fa para apoio a cidadãos brasileiros na zona de con­fli­to na Ucrâ­nia terão a coor­de­nação do embaix­ador do Brasil em Sara­je­vo (Bós­nia), Lineu Pupo de Paula, que foi tem­po­rari­a­mente deslo­ca­do para a região.

“Os cidadãos brasileiros na Ucrâ­nia con­tin­u­am a con­tar com apoio de fun­cionários locais da embaix­a­da em Kiev, bem como das embaix­adas do Brasil na Polô­nia, Romê­nia, Hun­gria e Eslováquia, que seguem operan­do núcleos de apoio a brasileiros que este­jam deixan­do a Ucrâ­nia”, enfa­ti­zou o Ita­ma­raty.

Em casos de emergên­cia, o plan­tão con­sular do Min­istério das Relações Exte­ri­ores pode ser con­tata­do pelo número de tele­fone +55 61 98260–0610. Os dados de con­ta­to de todas as embaix­adas e pos­tos de atendi­men­to con­sular na região podem ser aces­sa­dos no site do Ita­ma­raty.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Reunião da OEA sobre Venezuela expõe divisão política no continente

Países alinhados aos EUA defenderam ataque a Caracas Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d