...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / Maranhão recebe 600 mil testes rápidos contra covid-19

Maranhão recebe 600 mil testes rápidos contra covid-19

whatsapp_image_2021-05-23_at_17.06.11

Repro­dução: © Min­istério da Saúde

Ministro da Saúde anunciou envio de mais 300 mil doses de imunizantes


Pub­li­ca­do em 23/05/2021 — 17:17 Por Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A cap­i­tal do Maran­hão, São Luís, e as cidades viz­in­has rece­berão cer­ca de 300 mil dos­es a mais de vaci­nas con­tra o novo coro­n­avírus (covid-19). O anún­cio foi feito pelo min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, ao desem­bar­car em São Luís, na tarde deste domin­go (23). O min­istro embar­cou para a cidade para acom­pan­har o envio 600 mil de testes rápi­dos para iden­ti­ficar pos­síveis casos da vari­ante indi­ana de covid-19 na cidade de São Luís.

Ontem eu con­ver­sei com o prefeito Eduar­do e ele fez um pleito muito jus­to que era ampli­ar a cober­tu­ra de vaci­nas na cap­i­tal e cidades da ilha e isso foi acata­do pelo Pro­gra­ma Nacional de Imu­niza­ção (PNI)”, disse Queiroga.

Serão envi­a­dos imu­nizantes da Pfiz­er e da AstraZeneca. O min­istro disse que o aumen­to será de 5% em relação ao mon­tante já pre­vis­to. Essas dos­es serão dis­tribuí­das às cidades de São Luís, Paço do Lumi­ar, Raposa e São José de Riba­mar. O min­istro não adiantou quan­do será fei­ta a entre­ga dos imu­nizantes.

Queiroga foi rece­bido no aero­por­to de São Luís, Marechal Hugo da Cun­ha Macha­do, pelo prefeito da cap­i­tal, Eduar­do Braide e pelo secretário Munic­i­pal de Saúde, Joel Nunes e pelo secretário Estad­ual de Saúde e pres­i­dente do Con­sel­ho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Car­los Lula.

O min­istro tam­bém falou sobre a entre­ga dos kits de testagem, que serão repas­sa­dos para a secretárias munic­i­pal e estad­ual de Saúde. O envio dos kits é uma das medi­das de con­tenção da vari­ante do novo coro­n­avírus orig­inária da Índia, já que a cap­i­tal maran­hense reg­istrou um caso de uma pes­soa infec­ta­da com essa vari­ante nes­ta sem­ana.

“Ter­e­mos 5% a mais de vaci­nas, isso soma aprox­i­mada­mente 300 mil dos­es nesse primeiro momen­to. Além dis­so, o Min­istério da Saúde vai entre­gar aos secretários 600 mil unidades do teste rápi­do para que con­sig­amos diag­nos­ticar ess­es casos e, even­tual­mente, iden­ti­ficar essa vari­ante indi­ana”, afir­mou.

A pre­sença da nova cepa, a B.1.617.2, foi con­fir­ma­da no esta­do na quin­ta-feira (20), quan­do seis casos foram detec­ta­dos entre 24 trip­u­lantes do navio MV Shan­dong Da Zhi, que veio da Chi­na e está em iso­la­men­to no Maran­hão.

whatsapp_image_2021-05-23_at_17.11.18
Repro­dução: Seis pes­soas a bor­do do navio tes­taram pos­i­ti­vo — Min. da Saúde

O paciente inter­na­do em São Luís infec­ta­do com a vari­ante indi­ana do novo coro­n­avírus, chama­da de vari­ante B.1.617.2, apre­sen­tou pio­ra e pre­cisou ser intuba­do.

“A SES comu­ni­ca, ain­da, que os 23 trip­u­lantes embar­ca­dos no navio estão ass­in­tomáti­cos e seguem em quar­ente­na. Quan­to ao úni­co trip­u­lante inter­na­do em Unidade de Ter­apia Inten­si­va no hos­pi­tal da rede pri­va­da, em São Luís, o últi­mo bole­tim con­fir­ma que per­manece com quadro clíni­co grave”.

Além dis­so, o min­istro disse que já foi imple­men­ta­da a vaci­nação de todos os por­tuários e aero­por­tuários do Brasil. O min­istro disse ain­da que o kits aju­darão a mon­i­torar a pos­si­bil­i­dade de trans­mis­são comu­nitária da vari­ante indi­ana do novo coro­n­avírus.

“Todos esta­mos aten­tos em relação à vari­ante indi­ana para que ela não ten­ha uma trans­mis­são comu­nitária”, disse Queiroga.

 

Edição: Clau­dia Fel­czak

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d