...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Massa de ar frio começa a se dissipar, mas temperatura ainda é baixa

Massa de ar frio começa a se dissipar, mas temperatura ainda é baixa

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Previsão para este domingo é de geada no Sul e no Sudeste


Pub­li­ca­do em 21/05/2022 — 17:14 Por Cami­la Maciel — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

A mas­sa de ar frio que atingiu o Brasil nes­ta sem­ana ain­da deixará as tem­per­at­uras em baixa, espe­cial­mente, nas regiões Sul e Sud­este do país neste fim de sem­ana. De acor­do com o Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet), aos poucos essa mas­sa começa a se dis­si­par, prin­ci­pal­mente na porção cen­tro-norte. A pre­visão para este domin­go (22) é de gea­da no Sul e no Sud­este, na região entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, no entorno da Ser­ra da Man­tiqueira. 

Olívio Bahia, mete­o­rol­o­gista do Inmet, apon­ta que o frio mais inten­so deve perder força ao lon­go da próx­i­ma sem­ana, mas as madru­gadas e man­hãs geladas devem per­manecer no cen­tro-sul do país. “É bem típi­co dessa época do ano [out­ono]. O Sol sai, dá aque­la ligeira aque­cid­in­ha”, expli­cou. As máx­i­mas devem chegar a 22ºC mais ao Sul. “As local­i­dades que ficam com tem­per­atu­ra quente é parte do Cen­tro-Oeste, Norte, Nordeste, que tam­bém é nor­mal ficar ali na casa aci­ma de 30ºC”, pon­tu­ou.

A umi­dade tam­bém ficará baixa nas regiões mais frias. “Até o meio de sem­ana, sem condição para chu­va no cen­tro-sul, pelo menos até quar­ta ou quin­ta-feira, então fica seco em parte do Brasil. A chu­va fica con­cen­tra­da mais no extremo norte do país, na faixa norte do Ama­zonas, do Pará, Amapá, Roraima, parte do Nordeste tam­bém, e no restante da área esse tem­po seco, com umi­dade abaixo dos 30%”, desta­cou Bahia.

O mete­o­rol­o­gista expli­ca que o out­ono é um perío­do de tran­sição, em que se espera tem­per­at­uras frias, o que faz com a chega­da da mas­sa de ar frio não seja atípi­ca, mas inco­mum. “Peri­odica­mente, em algum momen­to, você tem uma entra­da de ar frio, como foi o caso ago­ra, parece que a estação fria mes­mo começou mais cedo, o que a gente chama de vari­abil­i­dade anu­al”, esclare­ceu. No Dis­tri­to Fed­er­al, por exem­p­lo, foi reg­istra­da a tem­per­atu­ra de 1,4ºC, a mais baixa des­de 1977.

Bahia acres­cen­ta que não é pos­sív­el afir­mar que o inver­no deste ano será mais rig­oroso, mas é cer­to que hou­ve uma ante­ci­pação de tem­per­at­uras nor­mal­mente obser­vadas a par­tir de jun­ho. “O frio é mais para frente, mas ele parece que já veio para ficar, já chegou com força”. Ele apon­ta que “a expec­ta­ti­va é que ten­ha peri­odica­mente essas mas­sas de ar frio entran­do, de mod­er­a­da a forte, até o final do inver­no”.

Entre os cuida­dos necessários neste perío­do, o mete­o­rol­o­gista do Inmet desta­ca a pre­venção de queimadas, ten­do em vista a ante­ci­pação do perío­do seco, a atenção às doenças res­pi­ratórias e o acol­hi­men­to da pop­u­lação de rua. “Daqui até o final do inver­no, as noites vão ser um pouco mais ou um pouco menos, mas sem­pre agres­si­vas, prin­ci­pal­mente para quem está em situ­ação de rua”, afir­mou. Duas pes­soas mor­reram na cidade de São Paulo nas noites mais frias des­ta sem­ana.

Edição: Kel­ly Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d