...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Direitos Humanos / Operação Acolhida interiorizou mais de 54 mil venezuelanos

Operação Acolhida interiorizou mais de 54 mil venezuelanos

Repro­dução:  © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Secretária fala sobre projeto no programa Brasil em Pauta


Pub­li­ca­do em 22/08/2021 — 09:00 Por Agên­cia Brasil  — Brasília

Mais de 250 mil venezue­lanos já imi­graram para o Brasil. Dess­es 54 mil foram inte­ri­or­iza­dos por meio da Oper­ação Acol­hi­da, um proces­so que envolve o rece­bi­men­to, con­fecção de doc­u­men­tação, garan­tia a neces­si­dades bási­cas, acol­hi­da em abri­gos e inte­gração socioe­conômi­ca dessa pop­u­lação que deixou seu país em bus­ca de uma esper­ança. 

Os dados são da secretária Nacional de Pro­teção Glob­al, Mar­i­ana Ner­is, do Min­istério da Mul­her, da Família e dos Dire­itos Humanos, entre­vis­ta­da do pro­gra­ma Brasil em Pau­ta que vai ao ar neste domin­go (22) na TV Brasil. Segun­do ela, exis­tem pro­je­tos volta­dos para mul­heres e cri­anças.

“Nós atu­amos no for­t­alec­i­men­to para que essas pes­soas sejam doc­u­men­tadas, ingressem no mer­ca­do de tra­bal­ho de for­ma segu­ra, para que elas não sejam explo­radas para o tra­bal­ho, para o trá­fi­co humano, que não sofram out­ras vio­lações mais graves do que as com as quais elas vier­am”, diz.

No pro­gra­ma, Mar­i­ana Ner­is falou sobre out­ros pro­je­tos da sec­re­taria. Entre eles está o Vans do Dire­ito, que, segun­do ela, tem se con­cen­tra­do em resolver, por exem­p­lo, a situ­ação de cri­anças sem reg­istro. De acor­do com Mar­i­ana, cer­ca de 2,8% das cri­anças não tem reg­istro civ­il, o que impede essas pes­soas de terem aces­sos a dire­itos bási­cos. Essas vans devem abranger áreas mais remo­tas como quilom­bo­las e ribeir­in­hos.

A secretária tam­bém desta­cou  o tra­bal­ho de acol­hi­men­to que vem sendo feito com a pop­u­lação de rua e a cri­ação de um decre­to fed­er­al para esta­b­ele­cer uma políti­ca fed­er­al dos dire­itos das víti­mas de crimes. “Esta­mos olhan­do para isso, trazen­do um olhar aten­to, um cuida­do, apoio, suporte para asse­gu­rar justiça”, diz.

A entre­vista com­ple­ta você con­fere no Brasil em Pau­ta deste domin­go (22) que vai ao ar às 19h30.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Defensorias acionam Justiça por medidas para enfrentar calor no Rio

Órgão atenta para sofrimento da população de rua Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da Agên­cia Brasil* …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d