...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Saúde inclui crianças de 5 a 11 anos na vacinação contra covid-19

Saúde inclui crianças de 5 a 11 anos na vacinação contra covid-19

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Imunização infantil não terá exigência de receituário médico


Pub­li­ca­do em 05/01/2022 — 17:10 Por Agên­cia Brasil — Brasília
Atu­al­iza­do em 05/01/2022 — 19:20

O gov­er­no fed­er­al anun­ciou hoje (5) a inclusão de cri­anças de 5 a 11 anos no plano de opera­cional­iza­ção de vaci­nação con­tra a covid-19. As primeiras dos­es de vaci­nas con­tra a doença des­ti­nadas a cri­anças de 5 a 11 anos dev­erão chegar ao Brasil no dia 13 de janeiro. Está pre­vista uma remes­sa de 1,2 mil­hão de dos­es do imu­nizante da Pfiz­er — o úni­co aprova­do até o momen­to pela Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa).

O Brasil rece­berá, no primeiro trimestre de 2022, 20 mil­hões de dos­es pediátri­c­as des­ti­nadas a este públi­co-alvo, que é de cer­ca de 20,5 mil­hões de cri­anças. O Min­istério da Saúde rece­berá, ain­da em janeiro, um lote de 3,74 mil­hões de dos­es de vaci­na.

“Não fal­tará vaci­na para nen­hum pai que que­ria vaci­nar seus fil­hos”, disse o min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga. O secretário exec­u­ti­vo do órgão, Rodri­go Cruz, infor­mou que out­ras 20 mil­hões de dos­es foram reser­vadas. O envio está condi­ciona­do à con­fir­mação pelo lab­o­ratório e pelo anda­men­to do rit­mo de vaci­nação.

O esque­ma vaci­nal será com duas dos­es, com inter­va­lo de oito sem­anas entre as apli­cações. O tem­po é supe­ri­or ao pre­vis­to na bula da vaci­na da Pfiz­er. Na indi­cação da mar­ca, as duas dos­es do imu­nizante pode­ri­am ser apli­cadas com três sem­anas de difer­ença.

Segun­do o Min­istério da Saúde, será pre­ciso que a cri­ança vá vaci­nar acom­pan­ha­da dos pais ou respon­sáveis ou leve uma autor­iza­ção por escrito.

O Min­istério tam­bém recomen­dará uma ordem de pri­or­i­dade, priv­i­le­gian­do pes­soas com comor­bidades e com defi­ciên­cias per­ma­nentes; indí­ge­nas e quilom­bo­las; cri­anças que vivem com pes­soas com riscos de evoluir para quadros graves da covid-19; e em segui­da cri­anças sem comor­bidades.

A obri­gação de pre­scrição médi­ca para apli­cação da vaci­na não foi incluí­da como uma exigên­cia, con­forme foi ven­ti­la­do por mem­bros do gov­er­no durante as dis­cussões nas últi­mas sem­anas. Mas o Min­istério sug­eriu que os pais pro­curem profis­sion­ais de saúde.

Ques­tion­a­do por jor­nal­is­tas se essa recomen­dação não deses­tim­u­la­ria os pais a levarem os fil­hos para vaci­nar, o min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, respon­deu afir­man­do que isso deixaria os pais mais “seguros” para decidir sobre a imu­niza­ção.

Análise

Durante a cole­ti­va, o min­istro Marce­lo Queiroga e seus secretários defend­er­am o proces­so de análise e definição da inclusão do públi­co infan­til no Plano Nacional de Imu­niza­ções (PNI).  A Anvisa autor­i­zou a apli­cação da vaci­na da Pfiz­er nes­sa faixa etária em 16 de dezem­bro, mas o Min­istério decid­iu realizar uma con­sul­ta públi­ca e uma audiên­cia públi­ca antes de anun­ciar a inclusão hoje.

“Não há atra­so. Não podemos traz­er dos­es antes da aprovação da Anvisa. Con­sul­ta públi­ca foi impor­tante sim para toma­da de posição do Min­istério”, declar­ou Queiroga. “Tive­mos cuida­do e não foi exces­si­vo, muito pelo con­trário. Tam­bém esta­va no nos­so radar. Nós temos uma tem­pes­tivi­dade, o tem­po cor­re­to de ser feito. E acred­i­to que este é o tem­po ade­qua­do”, acres­cen­tou a secretária extra­ordinária de Enfrenta­men­to à Covid-19, Rosana Leite.

Marce­lo Queiroga infor­mou, ain­da, que o cus­to total da vaci­nação da pop­u­lação de 5 a 11 anos deve ser em torno de R$ 2,6 bil­hões.

O secretário exec­u­ti­vo Rodri­go Cruz comen­tou que a equipe da pas­ta acio­nou a Pfiz­er após o anún­cio da decisão da Anvisa. Um adi­ti­vo do 3º con­tra­to foi fir­ma­do no dia 28 de dezem­bro, que fechou a entre­ga das 20 mil­hões de dos­es no 1º trimestre.

Pfizer

Em nota, a Pfiz­er con­fir­mou a assi­natu­ra do con­tra­to de aquisição das 20 mil­hões de dos­es e o iní­cio da entre­ga na “sem­ana do dia 10 de janeiro”.

Assista na íntegra:

Leia tam­bém:

Plano para vacinação infantil está pronto, diz governador de São Paulo

O gov­er­no de São Paulo disse hoje (5) que o plane­ja­men­to de vaci­nação de cri­anças con­tra a covid-19 no esta­do está pron­to e que, assim que o Min­istério da Saúde enviar as dos­es de vaci­nas da Pfiz­er especí­fi­ca para o públi­co infan­til, as cri­anças de 5 a 11 anos do esta­do começarão a ser imu­nizadas.
» Leia mais

Com alta na procura, DF está perto de zerar vacina contra gripe

O gov­er­no do Dis­tri­to Fed­er­al (GDF) infor­mou na segun­da-feira (3) estar próx­i­mo de esgo­tar todos os esto­ques de vaci­na con­tra o vírus da influen­za, a gripe comum, e que não há pre­visão de reposição dos imu­nizantes.
» Leia mais

*Matéria atu­al­iza­da às 19h20 para inclusão de con­teú­do.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d