...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Noticias / Presidente ordena assistência e recursos para Petrópolis, diz ministro

Presidente ordena assistência e recursos para Petrópolis, diz ministro

Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

Dinheiro virá de orçamento interno da Saúde, esclarece Queiroga


Pub­li­ca­do em 17/02/2022 — 13:18 Por Vladimir Platonow – Repórter da Agên­cia Brasil — Petrópo­lis (RJ)

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro, que está em viagem ao exte­ri­or, orde­nou assistên­cia ime­di­a­ta e repasse de recur­sos fed­erais ao municí­pio de Petrópo­lis. A ori­en­tação foi rece­bi­da pelo min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, que vis­i­tou o municí­pio na man­hã des­ta quin­ta-feira (17). Queiroga encon­trou-se com o prefeito, Rubens Bomtem­po, e com o gov­er­nador do Rio de Janeiro, Cláu­dio Cas­tro, na sede da prefeitu­ra.

“O pres­i­dente Bol­sonaro falou comi­go, des­de ontem [16]. Pediu que eu estivesse aqui, em Petrópo­lis, para prestar toda assistên­cia à pop­u­lação, e o que o min­istério pudesse faz­er alo­cação ime­di­a­ta de recur­sos. Isso fos­se feito”, disse o min­istro, após a reunião.

Segun­do Queiroga, os recur­sos virão de ime­di­a­to, por meio de orça­men­to inter­no do próprio min­istério, por inter­mé­dio de lib­er­ação das sec­re­tarias sub­or­di­nadas.

“Os recur­sos vêm do próprio Min­istério da Saúde, de por­tarias da Sec­re­taria de Vig­ilân­cia e Saúde, da Sec­re­taria de Atenção Primária em Saúde, em sin­to­nia com o que já hou­ve em relação à Bahia, à região do norte de Minas. A estraté­gia é a mes­ma: o gov­er­no fed­er­al atua, de maneira artic­u­la­da, com os min­istérios da Infraestru­tu­ra, da Defe­sa, da Cidada­nia, para, em situ­ações como esta, dar o suporte ade­qua­do à pop­u­lação”, expli­cou Queiroga.

O gov­er­nador Clau­dio Cas­tro garan­tiu que haverá din­heiro do esta­do do Rio para realo­cação das famílias desabri­gadas, mas ressaltou que terá de haver entendi­men­to com a prefeitu­ra e out­ros órgãos públi­cos, para per­mi­tir a con­strução de novas mora­dias, vis­to que a região ser­rana dis­põe de poucos ter­renos aptos à con­strução.

“Eu garan­to que, da parte do gov­er­no do esta­do [essas famílias] vão [ter casa]. Porque este não é um esforço só do gov­er­no estad­ual. Não se acham ter­renos para con­stru­ir por aqui. Tem uma lei que impede a trans­fer­ên­cia para out­ros locais. Terá que ser um grande pacto entre gov­er­no munic­i­pal, gov­er­no do esta­do, Min­istério Públi­co, Justiça e gov­er­no fed­er­al. O prob­le­ma é com­plexo. Não tem ter­reno próx­i­mo para realo­car. O recur­so estad­ual para todos serem realo­ca­dos eu vou garan­tir”, disse Cas­tro.

Após a reunião, o min­istro Queiroga afir­mou que se deslo­caria para o Rio, a fim de tratar de out­ros assun­tos da área da saúde. É aguarda­da para esta sex­ta-feira (18) a visi­ta do pres­i­dente Bol­sonaro ao municí­pio de Petrópo­lis.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d