...
sábado ,27 abril 2024
Home / Noticias / Concurso público unificado terá 6,5 mil vagas em 20 órgãos

Concurso público unificado terá 6,5 mil vagas em 20 órgãos

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

Outros órgãos ainda podem aderir à nova modalidade de seleção


Publi­ca­do em 29/09/2023 — 16:38 Por Sabri­na Crai­de — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O Con­cur­so Públi­co Naci­o­nal Uni­fi­ca­do vai pre­en­cher 6.590 vagas em 20 órgãos e enti­da­des públi­cas que fize­ram a ade­são ao pro­ces­so sele­ti­vo. A publi­ca­ção do edi­tal do Con­cur­so Naci­o­nal Uni­fi­ca­do está pre­vis­ta para até o dia 20 de dezem­bro, e a pro­va deve ocor­rer entre o final de feve­rei­ro e mea­dos de mar­ço.

Ini­ci­al­men­te, o gover­no tinha anun­ci­a­do a dis­po­ni­bi­li­da­de de 7.826 vagas, mas nem todos os órgãos públi­cos ade­ri­ram ao con­cur­so uni­fi­ca­do. Segun­do a minis­tra da Ges­tão e da Ino­va­ção em Ser­vi­ços Públi­cos, Esther Dweck, há pos­si­bi­li­da­de de outros órgãos par­ti­ci­pa­rem até a assi­na­tu­ra do ter­mo de ade­são. “Alguns órgãos ain­da não enten­de­ram total­men­te o mode­lo e pre­fe­ri­ram man­ter a rea­li­za­ção de con­cur­so de for­ma indi­vi­du­al”, dis­se.

O Con­cur­so Naci­o­nal Uni­fi­ca­do será orga­ni­za­do a par­tir da rea­li­za­ção de um mes­mo cer­ta­me em apro­xi­ma­da­men­te 180 cida­des, de for­ma con­co­mi­tan­te. A pedi­do da Fun­da­ção Naci­o­nal dos Povos Indí­ge­nas (Funai), foi incluí­da a cida­de de São Miguel da Cacho­ei­ra, no Ama­zo­nas, onde há uma gran­de popu­la­ção indí­ge­na.

A ideia do gover­no é que o con­cur­so uni­fi­ca­do se tor­ne a prin­ci­pal a prin­ci­pal for­ma de fazer sele­ção de ser­vi­do­res públi­cos fede­rais, e que ele seja repe­ti­do anu­al­men­te ou a cada dois anos.

A pri­mei­ra eta­pa do con­cur­so uni­fi­ca­do será rea­li­za­da em um úni­co dia, divi­di­da em dois momen­tos: pri­mei­ro have­rá uma pro­va obje­ti­va, com con­teú­do comum a todos os can­di­da­tos. Depois, no mes­mo dia, serão apli­ca­das pro­vas dis­ser­ta­ti­vas e com con­teú­dos espe­cí­fi­cos e de acor­do com cada blo­co temá­ti­co.

No momen­to da ins­cri­ção no con­cur­so, os can­di­da­tos deve­rão optar por um dos blo­cos das áre­as de atu­a­ção gover­na­men­tal dis­po­ní­veis. Depois des­sa esco­lha, eles deve­rão indi­car o car­go por ordem de pre­fe­rên­cia entre as vagas dis­po­ní­veis no blo­co de sua esco­lha.

De acor­do com a minis­tra, os temas cobra­dos nas pro­vas serão divul­ga­dos no edi­tal, mas não have­rá mui­ta dife­ren­ça em rela­ção aos cobra­dos nos con­cur­sos atu­ais. “Todo mun­do que já se pre­pa­ra para con­cur­sos públi­cos esta­rá pre­pa­ra­do, podem ficar tran­qui­los. Não have­rá mudan­ça radi­cal no con­teú­do”, afir­mou Esther Dweck.

Con­fi­ra as ins­ti­tui­ções que ade­ri­ram ao Con­cur­so e o núme­ro de vagas de cada uma delas: 

. Fun­da­ção Naci­o­nal dos Povos Indí­ge­nas (Funai) — 502

. Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Colo­ni­za­ção e Refor­ma Agrá­ria (Incra) — 742

Minis­té­rio da Agri­cul­tu­ra, Pecuá­ria e Abas­te­ci­men­to — 520

. Minis­té­rio da Ges­tão e Ino­va­ção e trans­ver­sais — 1480

. Minis­té­rio da Saú­de — 220

. Minis­té­rio do Tra­ba­lho e Empre­go — 900

Agên­cia Naci­o­nal de Trans­por­tes Aqua­viá­ri­os (Antaq) — 30

. Minis­té­rio do Desen­vol­vi­men­to, Indús­tria, Comér­cio e Ser­vi­ços — 50

. Supe­rin­ten­dên­cia Naci­o­nal de Pre­vi­dên­cia Com­ple­men­tar (Pre­vic) — 40

. Agên­cia Naci­o­nal de Ener­gia Elé­tri­ca (Ane­el) — 40

. Agên­cia Naci­o­nal de Saú­de Suple­men­tar (ANS) — 35

. Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Geo­gra­fia e Esta­tís­ti­ca (IBGE) — 895

. Minis­té­rio da Jus­ti­ça e Segu­ran­ça Públi­ca — 100

. Minis­té­rio da Ciên­cia, Tec­no­lo­gia e Ino­va­ção — 296

Minis­té­rio da Cul­tu­ra — 50

Advo­ca­cia-Geral da União (AGU) — 400

Minis­té­rio da Edu­ca­ção — 70

Minis­té­rio dos Direi­tos Huma­nos e da Cida­da­nia — 40

Minis­té­rio dos Povos Indí­ge­nas — 30

Minis­té­rio do Pla­ne­ja­men­to e Orça­men­to — 60

Edi­ção: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 23/04/2024 – Indígena de várias etnias que participam do Acampamento Terra Livre 2024 marcham na Esplanada dos Ministérios com o eslogam #EmergênciaIndígena: Nossos Direitos não se negociam. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Milhares de indígenas marcham em Brasília

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Eles cobram respeito aos direitos dos povos originários Publi­ca­do em …