...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Economia / Estudo mostra que 33% dos trabalhadores não sabem como utilizar o FGTS

Estudo mostra que 33% dos trabalhadores não sabem como utilizar o FGTS

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Levantamento foi feito pela Serasa e pelo Banco Pan


Pub­li­ca­do em 07/06/2022 — 16:17 Por Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Um lev­an­ta­men­to feito pela Serasa e pelo Ban­co Pan mostrou que, ape­sar de 92% dos tra­bal­hadores afir­marem con­hecer o Fun­do de Garan­tia do Tem­po de Serviço (FGTS), 33% ain­da não sabem em que condições podem uti­lizar o próprio din­heiro. Entre as pos­si­bil­i­dades menos con­heci­das pelos entre­vis­ta­dos estão “para faz­er emprés­ti­mos” (64%) e “sacar o sal­do após 70 anos de idade” (58%). Foram entre­vis­ta­dos 2.132 tra­bal­hadores com reg­istro em carteira no regime CLT, entre 12 e 22 de abril.

Segun­do a pesquisa, divul­ga­da hoje (7) na cap­i­tal paulista, qua­tro em cada dez entre­vis­ta­dos (38%) admitem não saber qual o val­or do seu sal­do do FGTS, sendo que 16% nem sabem que é pos­sív­el con­sul­tar o sal­do jun­to à Caixa Econômi­ca Fed­er­al. Entre os con­sul­ta­dos, 40% têm até R$ 1.000 de sal­do e 51% até R$ 2.500.

Entre aque­les que gostari­am de usar o FGTS para realizar son­hos, 45% pen­sam em uti­lizar o sal­do para adquirir um imóv­el, 33% pro­je­tam usar os recur­sos para mon­tar o próprio negó­cio, 17% para pagar todas as dívi­das e out­ros 10% afir­maram que pre­ten­dem usar o res­gate para limpar o nome. Os juros baixos são o prin­ci­pal atra­ti­vo para solic­i­tar emprés­ti­mo com garan­tia do FGTS.

Em ter­mos de inves­ti­men­tos, 43% afir­mam que o FGTS é pés­si­mo, pois há pro­du­tos com mel­hor rentabil­i­dade, enquan­to 39% con­sid­er­am o FGTS um por­to seguro para o futuro. Cer­ca de 33% só pre­ten­dem sacar em caso de extrema neces­si­dade.

“A pesquisa é impor­tante para enten­der a relação do brasileiro com o FGTS. Fica claro que há uma parcela sig­ni­fica­ti­va de pes­soas que não têm um con­hec­i­men­to de como uti­lizar esse recur­so. É impor­tante esclare­cer todas as questões para o con­sum­i­dor para que ele pos­sa tomar uma decisão, porque esse é um din­heiro dele e que pode­ria ser uti­liza­do para aliviar sua vida finan­ceira, disse o respon­sáv­el pelo Insti­tu­to Opin­ion Box, empre­sa respon­sáv­el pela pesquisa, Felipe Sharpers.

“Os jovens tra­bal­hadores não tem con­hec­i­men­to pleno sobre o FGTS então é impor­tante ter­mos o cuida­do de dar edu­cação finan­ceira para quem está entran­do no mer­ca­do de tra­bal­ho”, com­ple­tou Sharpers.

 

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d