...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Famílias chefiadas por pessoas negras são mais atingidas pela fome

Famílias chefiadas por pessoas negras são mais atingidas pela fome

Repro­dução: © Tânia Rego/Agência Brasil

Falta de comida é ligada à discriminação racial, diz pesquisa


Pub­li­ca­do em 26/06/2023 — 08:11 Por Rafael de Car­val­ho Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A fome é um prob­le­ma que atinge um quin­to das famílias chefi­adas por pes­soas autode­clar­adas par­das e pre­tas no Brasil (20,6%). Esse per­centu­al é duas vezes maior quan­do com­para­do ao de famílias coman­dadas por pes­soas bran­cas (10,6%).

Os dados, divul­ga­dos nes­ta segun­da-feira (26), são ref­er­entes ao perío­do entre novem­bro de 2021 e abril de 2022. Eles fazem parte do 2º Inquéri­to Nacional sobre Inse­gu­rança Ali­men­tar no Con­tex­to da Pan­demia da Covid-19 no Brasil (II Vigisan).

No total, 33,1 mil­hões de pes­soas foram impactadas pela fome no país. Aque­les que se enquadram em deter­mi­na­dos recortes de raça e gênero estão mais vul­neráveis. Os lares chefi­a­dos por mul­heres negras rep­re­sen­tam 22% dos que sofrem com o prob­le­ma, quase o dobro em relação aos lid­er­a­dos por mul­heres bran­cas (13,5%).

“A situ­ação de inse­gu­rança ali­men­tar e de fome no Brasil gan­ha maior nitidez ago­ra. Pre­cisamos urgen­te­mente recon­hecer a inter­seção entre o racis­mo e o sex­is­mo na for­mação estru­tur­al da sociedade brasileira, imple­men­tar e qual­i­ficar as políti­cas públi­cas, tor­nan­do-as pro­mo­toras da equidade e do aces­so amp­lo, irrestri­to e igual­itário à ali­men­tação”, diz a pro­fes­so­ra San­dra Chaves, coor­de­nado­ra da Rede Brasileira de Pesquisa em Sobera­nia e Segu­rança Ali­men­tar e Nutri­cional (Penssan).

O Vigisan é real­iza­do pela Rede Penssan. Ele leva em con­ta dados reg­istra­dos pelo Insti­tu­to Vox Pop­uli, com apoio da Ação da Cidada­nia, Action­AidFord Foun­da­tion, Fun­dação Friedrich Ebert Brasil, Ibi­rap­i­tan­ga, Oxfam Brasil e Sesc São Paulo.

Em dados gerais divul­ga­dos ante­ri­or­mente, o estu­do mostrou que qua­tro entre 10 famílias tin­ham aces­so pleno a ali­men­tos, ou seja, em condição de segu­rança ali­men­tar. Por out­ro lado, 125,2 mil­hões estavam na condição de inse­gu­rança ali­men­tar — leve, mod­er­a­da ou grave. Os níveis foram medi­dos pela Escala Brasileira de Inse­gu­rança Ali­men­tar (Ebia), tam­bém usa­da pelo Insti­tu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­ca (IBGE).

Escolaridade, emprego e filhos

Os recortes de raça e gênero tam­bém ficaram evi­dentes quan­do foram anal­isa­dos out­ros dados como esco­lar­i­dade, situ­ação de emprego e ren­da e pre­sença de cri­anças na família.

No caso dos lares chefi­a­dos por pes­soas com oito anos ou mais de estu­do, a fal­ta de ali­men­tos foi maior quan­do uma mul­her negra esta­va à frente: 33%. Esse número foi menor no caso de home­ns negros (21,3%), mul­heres bran­cas (17,8%) e home­ns bran­cos (9,8%).

Nas famílias com prob­le­mas de desem­prego ou tra­bal­ho infor­mal, a fome atingiu metade daque­las chefi­adas por pes­soas negras. Quan­do se trataram de pes­soas bran­cas, um terço dos lares foi impacta­do. A inse­gu­rança ali­men­tar grave foi mais fre­qüente em domicílios coman­da­dos por mul­heres negras (39,5%) e home­ns negros (34,3%).

Nas situ­ações em que a pes­soa respon­sáv­el tin­ha emprego for­mal, e a ren­da men­sal famil­iar era maior do que um salário mín­i­mo per capi­ta (para cada indi­ví­duo), a segu­rança ali­men­tar esta­va pre­sente em 80% dos lares chefi­a­dos por pes­soas bran­cas e em 73% dos chefi­a­dos por pes­soas negras.

A pre­sença de cri­anças menores de 10 anos de idade nas famílias tam­bém foi um fator impor­tante. Nesse con­tex­to, a segu­rança ali­men­tar era uma real­i­dade em ape­nas 21,3% dos lares chefi­a­dos por mul­heres negras, menos da metade dos chefi­a­dos por home­ns bran­cos (52,5%) e quase metade dos chefi­a­dos por mul­heres bran­cas (39,5%).

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d