...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Anvisa aprova primeira insulina semanal para tratar diabetes 1 e 2

Anvisa aprova primeira insulina semanal para tratar diabetes 1 e 2

Trata-se da medicação Awiqli, produzida pela farmacêutica Novo Nordisk

Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 08/03/2025 — 14:45
Brasília
Ver­são em áudio
Brasília (DF), 08/03/2025 - Anvisa aprova a Awiqli, primeira insulina semanal para tratar diabetes 1 e 2. Foto: Awiqli/Divulgação
Repro­dução: © Awiqli/Divulgação

A Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) aprovou a primeira insuli­na sem­anal do mun­do para o trata­men­to de pacientes adul­tos com dia­betes tipo 1 e 2 no Brasil. Tra­ta-se da med­icação Awiqli, pro­duzi­da pela far­ma­cêu­ti­ca Novo Nordisk. Ape­sar da aprovação, não há data pre­vista para lança­men­to no país.

Em nota, o fab­ri­cante infor­mou que a aprovação foi basea­da em resul­ta­dos do pro­gra­ma de ensaios clíni­cos Onwards, que demon­strou a eficá­cia do remé­dio no con­t­role dos níveis de gli­cose em pacientes com dia­betes tipo 1, alcançan­do con­t­role glicêmi­co com­paráv­el ao da insuli­na basal de apli­cação diária.

“Pacientes que uti­lizaram icode­ca man­tiver­am níveis ade­qua­dos de glicemia ao lon­go da sem­ana com uma úni­ca injeção.”

Ain­da de acor­do com os estu­dos, a insuli­na icode­ca tam­bém demon­strou segu­rança e con­t­role glicêmi­co efi­caz, com­paráv­el ao das insuli­nas basais diárias em pacientes com dia­betes tipo 2.

“A insuli­na icode­ca per­mi­tiu um con­t­role estáv­el da glicemia ao lon­go da sem­ana com uma úni­ca injeção sem­anal, sendo efi­caz em pacientes com difer­entes per­fis, incluin­do aque­les com dis­função renal. Em ambos os casos, a segu­rança foi um fator deter­mi­nante e Awiqli não demon­strou aumen­to sig­ni­fica­ti­vo de even­tos adver­sos graves, incluin­do hipoglicemia.”

Entenda

Segun­do a Novo Nordisk, a insuli­na sem­anal icode­ca já foi aprova­da para adul­tos com dia­betes tipo 1 e 2 pela Agên­cia Europeia de Medica­men­tos (EMA, na sigla em inglês) e em país­es como Aus­trália, Suíça, Ale­man­ha, Japão e Canadá.

Na Chi­na, a med­icação foi aprova­da para o trata­men­to de dia­betes tipo 2 em adul­tos. 

“Os pedi­dos tam­bém já foram sub­meti­dos ao FDA [Food and Drugs Admin­stra­tion, agên­cia reg­u­lado­ra norte-amer­i­cana] para avali­ação”.

“Todos os medica­men­tos da Novo Nordisk devem ser ven­di­dos sob pre­scrição e o trata­men­to deve sem­pre ser indi­ca­do e acom­pan­hado por um médi­co habil­i­ta­do. Não há data pre­vista de lança­men­to do pro­du­to no Brasil”, con­cluiu a far­ma­cêu­ti­ca no comu­ni­ca­do.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d