...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Anvisa libera novo medicamento para fase inicial do Alzheimer

Anvisa libera novo medicamento para fase inicial do Alzheimer

Remédio é produzido com o anticorpo lecanemabe

Luiz Clau­dio Fer­reira — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 07/01/2026 — 18:18
Brasília
Medicamento Leqembi contra o Alzheimer. Foto: Eisai/Divulgação
Repro­dução: © Eisai/Divulgação

A Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) liber­ou um novo medica­men­to, o Leqem­bi, para trata­men­to de pacientes diag­nos­ti­ca­dos na fase ini­cial da doença de Alzheimer. A aprovação foi pub­li­ca­da no Diário Ofi­cial da União no dia 22 do mês pas­sa­do.

O remé­dio, pro­duzi­do com o anti­cor­po lecanemabe, é indi­ca­do para retar­dar o declínio cog­ni­ti­vo das pes­soas que já apre­sen­tam demên­cia leve cau­sa­da pela doença.

Segun­do o reg­istro da Anvisa, o lecanemabe reduz as pla­cas beta-amiloides no cére­bro. O acú­mu­lo dessas pla­cas é uma car­ac­terís­ti­ca definido­ra da doença de Alzheimer. O pro­du­to é uma solução para diluição para infusão.

Estudo

A Anvisa divul­gou que o medica­men­to teve a eficá­cia clíni­ca avali­a­da em um estu­do prin­ci­pal que envolveu 1.795 pes­soas com doença de Alzheimer em está­gio ini­cial, que apre­sen­tavam pla­cas betaamiloides no cére­bro e rece­ber­am o Leqem­bi ou place­bo.

“A prin­ci­pal medi­da de eficá­cia foi a mudança nos sin­tomas após 18 meses”, apon­tou a Anvisa. A avali­ação ocor­reu a par­tir de uma escala de demên­cia denom­i­na­da CDR-SB, uti­liza­da para tes­tar a gravi­dade da doença de Alzheimer em pacientes.

A escala inclui questões que aju­dam a deter­mi­nar o quan­to a vida diária do paciente foi afe­ta­da pelo com­pro­me­ti­men­to cog­ni­ti­vo. Segun­do o estu­do, no sub­grupo de 1.521 pes­soas, os pacientes trata­dos com o novo medica­men­to apre­sen­taram um aumen­to menor na pon­tu­ação CDR-SB do que aque­les que rece­ber­am place­bo.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d