...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Saúde / Anvisa acompanha situação de cinco cruzeiros em águas brasileiras

Anvisa acompanha situação de cinco cruzeiros em águas brasileiras

Repro­dução: © 31/12/2014/Arquivo/Fernando Frazão/Agência Brasil

Casos de covid-19 foram identificados em algumas embarcações


Pub­li­ca­do em 03/01/2022 — 10:53 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A Agên­cia Nacional de Vig­ilân­cia San­itária (Anvisa) está acom­pan­han­do a situ­ação de cin­co cruzeiros que estão operan­do no Brasil. Na sex­ta-feira (31), a agên­cia recomen­dou ao Min­istério da Saúde a sus­pen­são pro­visória da tem­po­ra­da de cruzeiros na cos­ta brasileira, após ter iden­ti­fi­ca­do aumen­to de infecções por covid-19 em algu­mas embar­cações.

Os navios MSC Splen­di­da, atra­ca­do no Por­to de San­tos (SP), e o Cos­ta Diade­ma, atra­ca­do em Sal­vador, inter­romper­am as ativi­dades no dia 31, dev­i­do a sur­tos de covid-19 a bor­do. Segun­do a Anvisa, dados mostram que a vari­ante Ômi­cron tem o poten­cial de se espal­har mais rap­i­da­mente do que out­ras vari­antes e que a pro­teção imunológ­i­ca de vaci­nas e de casos ante­ri­ores de covid-19 pode não ser tão efe­ti­va.

MSC Splendida

Em nota divul­ga­da neste domin­go (2), a Anvisa infor­mou que, no caso do MSC Splen­di­da, a empre­sa respon­sáv­el foi noti­fi­ca­da no dia 1º de janeiro sobre o imped­i­men­to de embar­que pre­vis­to para aque­le dia. Pediu tam­bém que os via­jantes fos­sem noti­fi­ca­dos sobre a impos­si­bil­i­dade de embar­que.

Segun­do a agên­cia, a oper­ação na embar­cação está inter­romp­i­da “para inves­ti­gação epi­demi­ológ­i­ca”, não haven­do, por­tan­to, pas­sageiros a bor­do. “O cenário epi­demi­ológi­co foi alter­ado para nív­el 4 neste domin­go (2), o que impli­ca em quar­ente­na para a embar­cação”, com­ple­men­tou a Anvisa.

Costa Diadema

A oper­ação da embar­cação Cos­ta Diade­ma foi inter­romp­i­da no dia 30 de dezem­bro. A Anvisa deter­mi­nou que o navio seguisse para seu des­ti­no final, San­tos (SP), para desem­bar­que.

No por­to de Sal­vador (BA), “somente pas­sageiros com teste pos­i­ti­vo ou res­i­dentes locais pud­er­am desem­bar­car”, infor­mou a Anvisa. Os desem­bar­ques seguem os pro­to­co­los pre­vis­tos. O navio tam­bém está no nív­el 4 do cenário epi­demi­ológi­co, o que impede sua oper­ação.

MSC Preziosa

Atra­ca­do des­de a man­hã de domin­go (2) no Por­to do Rio de Janeiro, o MSC Preziosa ini­ciou o desem­bar­que de pas­sageiros após avali­ação das autori­dades de saúde. A embar­cação está no nív­el 3 do cenário epi­demi­ológi­co.

De acor­do com a avali­ação, novos embar­ques foram autor­iza­dos no domin­go, mas uma even­tu­al “mudança do cenário epi­demi­ológi­co” pode impedir novos embar­ques e levar ao encer­ra­men­to do cruzeiro.

Costa Fascinosa e MSC Seaside

Os navios Cos­ta Fas­ci­nosa e MSC Sea­side estão operan­do. A duas embar­cações estão no nív­el 3 do cenário epi­demi­ológi­co. Caso a situ­ação mude, as autori­dades poderão impedir novos embar­ques e pro­ced­er ao encer­ra­men­to do cruzeiro.

Em nota, a Anvisa infor­mou que con­tin­ua super­vi­sio­n­an­do as embar­cações que oper­am na cos­ta brasileira e já inten­si­fi­cou as ações de inves­ti­gação epi­demi­ológ­i­ca e san­itária para con­tro­lar a trans­mis­são do Sars-Cov­‑2 a bor­do das embar­cações e a dis­sem­i­nação da doença.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d