...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Terceira etapa do concurso para nove cargos tem caráter eliminatório

Daniel­la Almei­da – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 11/03/2025 — 13:56
Brasília
Brasília (DF), 02.05.2024 - Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) estão aproveitando os últimos dias para revisar o conteúdo. Cerca de 160 pessoas acompanharam o último aulão preparatório promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Repro­dução: © Joel Rodrigues/Agência Brasília

O perío­do de matrícu­la dos con­vo­ca­dos para os qua­tro cur­sos de for­mação do Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do (CPNU) orga­ni­za­dos pelo Cen­tro Brasileiro de Pesquisa em Avali­ação e Seleção e de Pro­moção de Even­tos (Cebraspe) foi aber­to nes­ta terça-feira (11) e terá pra­zos difer­entes, con­forme cada cur­so.  As inscrições devem ser feitas dire­ta­mente no site da insti­tu­ição, na aba do respec­ti­vo car­go.

Para os can­didatos ao car­go de audi­tor-fis­cal do tra­bal­ho do Min­istério do Tra­bal­ho e Emprego, o pra­zo de matrícu­la no cur­so de for­mação começou hoje e ter­mi­nará às 18h de sex­ta-feira (14), no horário ofi­cial de Brasília.

Entre os dias 13 e 17 (até as 18h), dev­erão se matric­u­lar nos cur­sos os con­vo­ca­dos para os seguintes car­gos: espe­cial­ista em reg­u­lação de serviços públi­cos de ener­gia da Agên­cia Nacional de Ener­gia Elétri­ca (Aneel), espe­cial­ista em reg­u­lação de saúde suple­men­tar da Agên­cia Nacional de Saúde Suple­men­tar (ANS) e espe­cial­ista em reg­u­lação de serviços de trans­portes aqua­viários da Agên­cia Nacional de Trans­portes Aqua­viários (Antaq).

Terceira etapa

Ao todo, nove car­gos têm a ter­ceira eta­pa do chama­do Enem dos Con­cur­sos. Esta fase tem caráter clas­si­fi­catório e elim­i­natório.

Os cur­sos de for­mação são orga­ni­za­dos por duas insti­tu­ições: o Cen­tro Brasileiro de Pesquisa em Avali­ação e Seleção e de Pro­moção de Even­tos (Cebraspe), que é respon­sáv­el por qua­tro cur­sos, e a Esco­la Nacional de Admin­is­tração Públi­ca (Enap), respon­sáv­el por cin­co.

O Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI) avisa que quem não fiz­er a matrícu­la no respec­ti­vo cur­so de for­mação den­tro do pra­zo esta­b­ele­ci­do no edi­tal de cada um deles será auto­mati­ca­mente elim­i­na­do daque­le car­go.

De acor­do com o MGI, a for­mação dos can­didatos aprova­dos nesse proces­so sele­ti­vo visa desen­volver com­petên­cias téc­ni­cas, geren­ci­ais e estratég­i­cas, além de pro­por­cionar um entendi­men­to mais pro­fun­do sobre as funções e respon­s­abil­i­dades dos car­gos no serviço públi­co fed­er­al, con­sid­er­adas essen­ci­ais pelo min­istério.

Além de preparar os can­didatos para aplicar con­hec­i­men­tos especí­fi­cos, os cur­sos incluem ori­en­tações sobre val­ores como éti­ca, equidade, sus­tentabil­i­dade e foco nos resul­ta­dos para o cidadão.

Todos que con­cluírem o cur­so com êxi­to e cor­re­spon­derem aos req­ui­si­tos legais rece­berão um diplo­ma de pós-grad­u­ação com títu­lo de espe­cial­ista na área.

Enap

Na segun­da-feira (10), começou o pra­zo de matrícu­la para um dos cin­co cur­sos de for­mação orga­ni­za­dos pela Enap: espe­cial­ista em políti­cas públi­cas e gestão gov­er­na­men­tal, anal­ista de comér­cio exte­ri­or, anal­ista em tec­nolo­gia da infor­mação, anal­ista téc­ni­co de políti­cas soci­ais e anal­ista de infraestru­tu­ra.

A matrícu­la deve ser fei­ta em modo online até 23h59 do próx­i­mo dia 18 pelo próprio can­dida­to con­vo­ca­do, no site da esco­la.

 Provas

A pro­va obje­ti­va será apli­ca­da para todos os can­didatos, no mes­mo local e endereço de real­iza­ção do cur­so de for­mação, na data defini­da no edi­tal de cada um deles. A pro­va obje­ti­va será do tipo certo/errado, sem critério de penal­i­dade para questões erradas, e valerá 100 pon­tos.

O MGI aler­ta que, em hipótese algu­ma, a pro­va será real­iza­da em data, horário ou local difer­ente dos esta­b­ele­ci­dos. Tam­bém não haverá segun­da chama­da.

O não com­parec­i­men­to à pro­va resul­tará em nota zero, e o can­dida­to, con­se­quente­mente, será elim­i­na­do do con­cur­so. Os edi­tais dos cur­sos de for­mação deter­mi­nam que o par­tic­i­pante pre­cisa obter nota final no cur­so de for­mação supe­ri­or a 60% dos pon­tos pos­síveis.

Carga horária

O regime de aulas e a duração dos nove cur­sos de for­mação do Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do foram deter­mi­na­dos em reg­u­la­men­tos especí­fi­cos das insti­tu­ições respon­sáveis. A car­ga horária varia con­forme o car­go, entre 140 e 540 horas.

Os matric­u­la­dos têm obri­gação de fre­quen­tar todas as aulas e ativi­dades pro­gra­madas pon­tual­mente, realizar e entre­gar tra­bal­hos e avali­ações nos pra­zos estip­u­la­dos, cumprir ativi­dades não pres­en­ci­ais e dedicar-se inte­gral e exclu­si­va­mente ao cur­so de for­mação.

Os can­didatos podem ter até 25% de fal­tas jus­ti­fi­cadas nas dis­ci­plinas. De acor­do com as regras, não haverá pos­si­bil­i­dade de reposição ou recu­per­ação de aulas e ativi­dades.

Os cur­sos de for­mação serão real­iza­dos em for­ma­to inte­gral­mente pres­en­cial, de segun­da a sex­ta-feira, sem pos­si­bil­i­dade de acom­pan­hamen­to remo­to. A úni­ca exceção, pre­vi­a­mente defini­da, é o car­go de audi­tor-fis­cal do tra­bal­ho, que terá for­ma­to híbri­do, com a parte pres­en­cial em Brasília, e a out­ra, online, na modal­i­dade de ensi­no a dis­tân­cia.

Somente os can­didatos a espe­cial­ista em reg­u­lação de saúde suple­men­tar farão o cur­so no Rio de Janeiro. Os demais par­tic­i­pantes terão aulas dos cur­sos de for­mação em Brasília, em locais já infor­ma­dos nos edi­tais.

Custos

O can­dida­to é o úni­co respon­sáv­el por todos os gas­tos rela­ciona­dos à sua par­tic­i­pação no con­cur­so unifi­ca­do, o que inclui trans­porte e esta­dia durante o perío­do, ali­men­tação e even­tu­ais despe­sas com saúde.

Durante o cur­so, os con­vo­ca­dos rece­berão 50% da remu­ner­ação ini­cial pre­vista para o car­go, menos descon­tos, com exceção dos servi­dores públi­cos, que poderão optar por man­ter os venci­men­tos atu­ais.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d