...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Cadastro único informará sobre celulares roubados ou extraviados

Cadastro único informará sobre celulares roubados ou extraviados

Cidadão pode consultar base de dados antes da compra de um usado

Dou­glas Cor­rêa – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 14/07/2025 — 19:29
Rio de Janeiro
Brasília (DF) 14/02/2025 - Proibição do uso de celulares nas escolas. A aluna do colégio Galois, Joana Chiaretto. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Repro­dução: © Fabio Rodrigues-Pozze­bom/Agên­cia Brasil

O Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca lançou nes­ta segun­da-feira (14) o Cadas­tro Nacional de Celu­lares com Restrição (CNCR), que pas­sa a inte­grar em uma úni­ca base infor­mações sobre apar­el­hos com reg­istro de roubo, fur­to ou extravio.

A nova fer­ra­men­ta con­sol­i­da dados do pro­gra­ma Celu­lar Seguro, per­mitin­do que qual­quer cidadão ver­i­fique, antes da com­pra, se o apar­el­ho pos­sui algum tipo de restrição, prin­ci­pal­mente no caso de celu­lar de segun­da mão.

“O cidadão tem o dire­ito de saber se o celu­lar que está com­pran­do é rou­ba­do ou não. O cadas­tro é uma garan­tia ao cidadão. Com ele, a fer­ra­men­ta Celu­lar Seguro segue ofer­e­cen­do mais segu­rança aos brasileiros na hora de adquirir um bem tão essen­cial na vida cotid­i­ana como é o tele­fone móv­el nos dias de hoje”, afir­mou o secretário-exec­u­ti­vo do Min­istério da Justiça, Manoel Car­los de Almei­da Neto.

De acor­do com a Agên­cia Nacional de Tele­co­mu­ni­cações (Ana­tel), a ação for­t­alece a pre­venção à recep­tação de celu­lares rou­ba­dos e amplia o com­bate à crim­i­nal­i­dade, além de con­tribuir para pro­te­ger o con­sum­i­dor no momen­to da aquisição de um novo tele­fone.

O novo cadas­tro con­ta com o ban­co de dados do pro­gra­ma Celu­lar Seguro, que já pos­sui com mais de 2,6 mil­hões de usuários inscritos, e a base glob­al da Ana­tel.

“Essa é uma ação que vai além da recu­per­ação de um celu­lar rou­ba­do ou fur­ta­do. É uma ação de pre­venção que pro­tege o cliente antes mes­mo de ele adquirir o tele­fone”, desta­ca o pres­i­dente da Ana­tel, Car­los Baig­or­ri.

Disponív­el no aplica­ti­vo Celu­lar Seguro, para Android e iOS, o sis­tema exige ape­nas o número do IMEI (iden­ti­fi­cação úni­ca do apar­el­ho) para con­sul­ta. A bus­ca pode ser fei­ta man­ual­mente ou por leitu­ra do códi­go de bar­ras dire­ta­mente na tela do celu­lar.

Como consultar

Sai­ba como con­sul­tar se um celu­lar pos­sui algu­ma restrição:

  • baixe o app Celu­lar Seguro (disponív­el para Android e iOS);
  • na tela ini­cial, sele­cione Celu­lares com Restrição;
  • dig­ite o número do IMEI (com­pos­to por 15 algar­is­mo) ou use a câmera para ler o códi­go de bar­ras;
  • para visu­alizar o IMEI no celu­lar a ser con­sul­ta­do, dig­ite *#06# no tecla­do de chamadas.

Se não hou­ver nen­hum imped­i­men­to, a tela con­fir­mará que o apar­el­ho está lib­er­a­do para uso.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d