...
quarta-feira ,10 setembro 2025
Home / Direitos Humanos / Caminhos da Reportagem mostra conflitos na Cracolândia em São Paulo

Caminhos da Reportagem mostra conflitos na Cracolândia em São Paulo

Programa será apresentado pela TV Brasil, nesta segunda-feira às 23h

EBC
Pub­li­ca­do em 08/09/2025 — 07:32
Brasília
São Paulo (SP), 24/06/2024 - Prefeitura e governo instalam grades na Cracolândia e delimitam espaço de usuários de drogas. Gradil foi colocado na Rua dos Protestantes na terça-feira (18). Um dos objetivos das gestões é liberar parte da via para o trânsito de carros de segurança e de saúde. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Nes­ta segun­da-feira (8), a TV Brasil exibe, às 23h, um novo episó­dio do pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem que tem como tema o Ter­ritório Cra­colân­dia. A atração abor­da o históri­co da região e as dis­putas em torno de seu des­ti­no, em São Paulo. 

Antes de ficar con­heci­da como Cra­colân­dia, a área foi um impor­tante polo audio­vi­su­al do país, abri­g­an­do, nas décadas de 1920 e 1930, estú­dios de cin­e­ma inter­na­cionais. De acor­do com pesquisadores, essas empre­sas atraíram out­ros setores rela­ciona­dos à indús­tria cul­tur­al nas décadas seguintes e, no fim dos anos 1960, a chama­da Boca do Lixo pas­sou a ser recon­heci­da como um redu­to de filmes inde­pen­dentes, autorais e de pornochan­chadas.

Um dos sím­bo­los desse perío­do, a Grá­fi­ca Cinelân­dia, tem quase 100 anos de história. Odilon Melo, sócio do negó­cio, lem­bra que o bair­ro era um redu­to da boemia, com muitos bares e casas notur­nas.

A antropólo­ga e redu­to­ra de danos Rober­ta Cos­ta con­ta que atua na região há mais de dez anos.

“A Cra­colân­dia é o quar­t­in­ho da bagunça da cidade. Todas aque­las pes­soas que não cabem ou que não são ben­quis­tas em out­ros lugares, acabam vin­do para cá”, afir­ma. A par­tir das vivên­cias na área, a profis­sion­al crit­i­ca as fre­quentes medi­das de repressão que prom­e­tem dar fim à situ­ação. 

Como a mega­op­er­ação de 2017, que envolveu mais de 600 poli­ci­ais, com relatos de vio­lên­cia con­tra os depen­dentes quími­cos. Além dis­so, a prefeitu­ra e o gov­er­no estad­ual têm inter­di­ta­do imóveis e demoli­do parte deles para dar lugar a novos empreendi­men­tos, mora­dias e equipa­men­tos públi­cos. 

O secretário de Pro­je­tos Estratégi­cos da Prefeitu­ra de São Paulo, Edsom Orte­ga, defende que parte das inter­dições de imóveis tem o obje­ti­vo de impedir o uso dess­es locais pelo crime orga­ni­za­do e con­stru­ir mora­dias pop­u­lares na região.

Saúde pública

Willians Octavio Pires mora na região da San­ta Cecília e tem um café no bair­ro, que é viz­in­ho à área con­heci­da como Cra­colân­dia. O empresário expli­ca que viu aumen­tar o número de pes­soas em situ­ação de rua na frente de seu esta­b­elec­i­men­to após maio. “Mudou bas­tante o per­fil. Hoje eu vejo focos no meu cotid­i­ano, em vários lugares”, con­ta.

O médi­co psiquia­tra Flávio Fal­cone, que atua há anos em pro­je­tos de saúde com pes­soas em situ­ação de dependên­cia, crit­i­ca as medi­das ado­tadas no ter­ritório.

“Para mim, é muito claro que o obje­ti­vo não é cuidar, mas faz­er com que essas pes­soas saiam do cen­tro”, afir­ma.

Ao Cam­in­hos da Reportagem, o tenente-coro­nel da PM Rodri­go Gar­cia Vilar­di, que coor­de­na o Cen­tro Inte­gra­do de Coman­do e Con­t­role do Gov­er­no de São Paulo, afir­ma que as ações reduzi­ram os crimes na região e aumen­taram o aces­so à saúde dos depen­dentes.

“É um tra­bal­ho con­stante, que não pode baixar a guar­da, para que a gente não retro­ce­da e, mais uma vez, haja um descrédi­to e um desân­i­mo por parte da pop­u­lação”, expli­ca.

Ficha técnica

Reportagem: Daniel Mel­lo

Pro­dução: Acá­cio Bar­ros e Daniel Mel­lo

Apoio à pro­dução: Thi­a­go Padovan

Apoio opera­cional à pro­dução: Acá­cio Bar­ros e Lucas Cruz

Asses­so­ria: Mau­ra Mar­tins

Reportagem cin­e­matográ­fi­ca: JM Bar­boza e Raul Cordeiro

Apoio à reportagem cin­e­matográ­fi­ca: Alexan­dre Nasci­men­to

Auxílio téc­ni­co: Rafael Car­val­ho e João Batista de Lima

Edição de tex­to: Már­cio Ribeiro Garoni

Edição e final­iza­ção de imagem: Rodri­go Boto­sso

Arte: Aleixo Leite, Car­ol Ramos e Wag­n­er Maia

Serviço

Cam­in­hos da Reportagem – Ter­ritório Cra­colân­dia 

Segun­da-feira (8), às 23 horas, na TV Brasil 

Site – https://tvbrasil.ebc.com.br  

Face­book – https://www.facebook.com/tvbrasil  

Insta­gram – https://www.instagram.com/tvbrasil  

YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil  

X – https://x.com/TVBrasil  

Tik­Tok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil  

TV Brasil Play — http://tvbrasilplay.com.br 

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Em voto, Fux diz que ação deveria ter tramitado na primeira instância

Segundo ele, nenhum dos réus tem foro por prerrogativa de função Felipe Pontes e Paula …