...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Comandante dos Bombeiros de MG pede que pessoas evitem locais de risco

Comandante dos Bombeiros de MG pede que pessoas evitem locais de risco

Repro­dução: © Divulgação/CBMMG

Em 24h, Defesa Civil registrou 98 ocorrências relacionadas às chuvas


Pub­li­ca­do em 08/01/2022 — 19:04 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O coman­dante do Cor­po de Bombeiros de Minas Gerais, coro­nel Edgard Este­vo, fez hoje (8) um ape­lo à pop­u­lação para que evite locais com risco de desliza­men­to e enx­ur­radas no esta­do. As fortes chu­vas provo­caram vários prob­le­mas por todo o esta­do. Segun­do o coman­dante, em 24 horas, foram reg­is­tras 98 ocor­rên­cias da Defe­sa Civ­il, inclu­sive o trans­bor­da­men­to de um dique que inter­di­tou a BR-040 e deixou uma pes­soa feri­da.

Out­ras rodovias tam­bém têm pon­tos de inter­dição, de acor­do com a Polí­cia Rodoviária Fed­er­al (PRF). Um desliza­men­to de ter­ra deixou cin­co feri­dos em Ibir­ité. E um imen­so blo­co de rocha se despren­deu das pare­des do cânion de Capitólio, matan­do pelo menos seis pes­soas e deixan­do mais de 30 feri­dos, mas não há, por enquan­to, nen­hu­ma con­fir­mação de que a ocor­rên­cia ten­ha relação com as chu­vas.

“Pre­cisamos desse com­por­ta­men­to de auto­pro­teção de todo cidadão, evi­tan­do ess­es espaços que são de risco geológi­co para desliza­men­tos, escor­rega­men­tos bem como para todos os espaços de inun­dação e alaga­men­to”, disse Este­vo.

A coor­de­nado­ra adjun­ta da Defe­sa Civ­il mineira, tenente-coro­nel Gra­cielle Rodrigues San­tos, afir­mou que Minas Gerais está sofren­do com as chu­vas inten­sas e que, por isso, os solos já estão sat­u­ra­dos, o que aumen­ta os riscos de desliza­men­to de ter­ra.

Capitólio

Sobre o caso especí­fi­co de Capitólio, Gra­cielle disse que só uma análise poderá diz­er o que cau­sou o desprendi­men­to da rocha.

Em Capitólio, além dos seis cor­pos res­gata­dos e mais de 30 pes­soas socor­ri­das com vida, os bombeiros bus­cam out­ras pes­soas. Com base em infor­mações de teste­munhas, agên­cias de tur­is­mo e par­entes, o Cor­po de Bombeiros esti­ma haver 20 desa­pare­ci­dos no local. Quarenta home­ns par­tic­i­pam dos tra­bal­hos de res­gate.

As bus­cas com mer­gul­hadores serão inter­romp­i­das durante a noite, mas, de acor­do com Este­vo, os bombeiros per­manecerão no local. Uma aeron­ave que esta­va se deslo­can­do ao local, não con­seguiu chegar dev­i­do ao mau tem­po.

A Polí­cia Civ­il infor­mou que, por estarem passe­an­do de bar­cos, algu­mas víti­mas não tin­ham doc­u­men­to de iden­ti­dade e, por isso, os cor­pos pre­cis­arão pas­sar por proces­so de iden­ti­fi­cação.

A Mar­in­ha par­tic­i­pa dos tra­bal­hos de res­gate e abrirá um inquéri­to para apu­rar as cir­cun­stân­cias do aci­dente.

Edição: Kel­ly Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d