...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Demori: Heloisa Villela relata bastidores de coberturas internacionais

Demori: Heloisa Villela relata bastidores de coberturas internacionais

Programa vai ao ar nesta terça-feira, às 23h, na TV Brasil

TV Brasil
Pub­li­ca­do em 18/11/2025 — 07:28
Brasília
Brasília (DF), 11/11/2025 – A Jornalista Heloisa Villela é a convidada do programa DR com Demori, na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Com mais de 30 anos de exper­iên­cia em cober­tu­ra inter­na­cional e análise políti­ca, a jor­nal­ista Heloisa Vil­lela é a próx­i­ma con­vi­da­da do DR com DemoriNa con­ver­sa, a repórter relem­bra os tem­pos de cor­re­spon­dente em Nova York, com destaque para o aten­ta­do de 11 de setem­bro às tor­res do World Trade Cen­ter, anal­isa a con­jun­tu­ra políti­ca dos Esta­dos Unidos nas últi­mas décadas e comen­ta o cenário brasileiro na atu­al­i­dade. A atração vai ao ar às 23h des­ta terça-feira (18), na TV Brasil.

Com pas­sagens pelo jor­nal O Globo, TV Globo e Rede Record, a jor­nal­ista con­ta que o iní­cio da tra­jetória ocor­reu sem mui­ta “orga­ni­za­ção”.

“Ninguém me man­dou para lá. Eu ia pas­sar um ano fora, era só esse o pro­je­to. Tin­ha 25 anos. Que­ria via­jar um pouco, gan­har exper­iên­cia e apren­der inglês. Era bem sim­ples a min­ha pro­pos­ta”, lem­bra.

Ao chegar a Nova York, Heloisa Vil­lela rece­beu a recomen­dação do então chefe do jor­nal O Globo de pro­por tra­bal­hos even­tu­ais para o veícu­lo. “Uma das primeiras coisas que eu fiz foi um show do Gilber­to Gil, que acon­te­ceu em um lugar aber­to, todo mun­do em pé, mar­avil­hoso. Depois fui de pen­e­tra no camarim dele, bati na por­ta, e ele me deu uma entre­vista que acabou viran­do matéria de capa”, expli­ca.

Brasília (DF), 11/11/2025 – A Jornalista Heloisa Villela é a convidada do programa DR com Demori, na Empresa Brasil de Comunicação (EBC).Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Repro­dução: Heloisa Vil­lela é a con­vi­da­da do pro­gra­ma DR com Demori des­ta sem­ana- Val­ter Campanato/Agência Brasil
Assim, a jornalista começou a carreira com coberturas relevantes do cenário internacional. Ao programa DR com Demori, recorda, em especial, o atentado de 11 de setembro, em Nova York. “Eu estava com o meu filho recém-nascido em casa. Meu então marido me ligou e disse: ‘Liga a televisão, acho que a sua licença-maternidade acabou’.”, relembra.

“Peguei o pequeno, botei umas fral­das, o berço portátil e cor­ri para o tra­bal­ho. Aí eu come­cei a tra­bal­har (…) foi uma coisa assim, muito sur­re­al, né”, apon­ta. Além dis­so, no cur­rícu­lo de Heloisa há cober­turas de eleições pres­i­den­ci­ais norte-amer­i­canas, do Furacão Kat­ri­na, do ter­re­mo­to no Haiti, entre out­ros even­tos.

Após os anos ded­i­ca­dos ao jor­nal­is­mo inter­na­cional, Heloisa Vil­lela retornou ao Brasil. “Eu não aguen­ta­va mais não ter nen­hum tipo de conexão mais pro­fun­da com o resul­ta­do do meu tra­bal­ho. Entrei na fac­ul­dade de jor­nal­is­mo porque acha­va que podia faz­er mod­i­fi­cações impor­tantes na vida das pes­soas, e nun­ca ia faz­er isso nos Esta­dos Unidos”, afir­ma.

Atual­mente, é comen­tarista de políti­ca do por­tal ICL Notí­cias, em Brasília. “Eu acho que cobrir políti­ca não podia ter sido a mel­hor decisão, porque eu que­ria tra­bal­har em algo que estivesse intrin­se­ca­mente lig­a­do à vida da pop­u­lação, mes­mo que fos­se difí­cil”, con­ta.

Nesse sen­ti­do, Heloisa Vil­lela defende o caráter essen­cial do jor­nal­is­mo para a vida das pes­soas. “É uma fer­ra­men­ta essen­cial da democ­ra­cia e que pode faz­er os aler­tas, as críti­cas e aju­dar a pop­u­lação a enten­der o que está acon­te­cen­do, para que ela cobre mais”.

Após a exibição na TV Brasil, o DR com Demori tam­bém fica disponív­el, na ínte­gra, no Youtube e no aplica­ti­vo da TV Brasil Play. O pro­gra­ma é trans­mi­ti­do em áudio, simul­tane­a­mente, na Rádio MEC, e as entre­vis­tas ficam disponíveis em for­ma­to de pod­cast no Spo­ti­fy.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d