...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Exposição celebra cultura cearense e nordestina em Fortaleza

Exposição celebra cultura cearense e nordestina em Fortaleza

Mostra reúne 250 obras de 50 artistas da Região Nordeste

Alice Rodrigues* – Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 02/12/2025 — 07:02
Rio de Janeiro
Brasília (DF), 01/12/2025 - A canção “Bloco do Prazer” (1978), de Fausto Nilo e Moraes Moreira, eternizada na voz de Gal Costa, inspira a exposição como ícone afetivo e símbolo de celebração, liberdade e pertencimento. Foto: Thereza Eugênia/Divulgação
Repro­dução: © Thereza Eugênia/Divulgação

O Museu de Arte Con­tem­porânea do Ceará (MAC-CE) estreia nes­ta terça-feira (2) a exposição Blo­co do Praz­er, no Cen­tro Dragão do Mar de Arte e Cul­tura. 

A mostra é gra­tui­ta e, segun­do os ide­al­izadores, bus­ca repen­sar a fes­ta como lin­guagem cul­tur­al e afir­mação de iden­ti­dade cole­ti­va.

“A fes­ta é, para nós, mais que cel­e­bração. É modo de exi­s­tir, cri­ar e resi­s­tir. O Blo­co do Praz­er faz ecoar no museu o rit­mo das ruas, das tradições e das invenções que movem a cul­tura cearense e nordes­ti­na”, diz Luisa Cela, Secretária da Cul­tura do Ceará.

A exposição é uma parce­ria entre Min­istério da Cul­tura, Insti­tu­to Dragão do Mar e o Museu de Arte do Rio, com patrocínio da Petro­bras e da Sec­re­taria da Cul­tura do Ceará.

O pro­je­to reúne 250 obras de difer­entes perío­dos, lin­gua­gens e artis­tas, com 14 tra­bal­hos de pro­dução recente ou comis­sion­a­dos con­tem­porâ­neos, que explo­ram o cor­po, som, movi­men­to e ocu­pação da rua. 

As obras incluem pin­turas, fotografias, obje­tos, arquiv­os, doc­u­men­tos históri­cos, insta­lações e reg­istros de rit­u­ais e fes­tas pop­u­lares.

A mostra vai exibir obras de cer­ca de 50 artis­tas nordes­ti­nos, sendo 30 cearens­es e os demais divi­di­dos entre os esta­dos de Per­nam­bu­co, Rio Grande do Norte e Bahia.

Na lista, estão nomes como  Zé Tar­cí­sio, Luiz Her­mano, Charles Lessa, Heloísa Juaça­ba e o Mestre Chico Emília, Nico­las Gondim, Ble­caute e Estri­gas. 

“Com a exposição Blo­co do Praz­er, o MAC-CE inau­gu­ra uma nova fase, que propõe ampli­ar o aces­so, diver­si­ficar os públi­cos e aprox­i­mar a arte con­tem­porânea das vivên­cias do nos­so povo”, con­ta Cami­la Rodrigues, super­in­ten­dente do Cen­tro Dragão do Mar de Arte e Cul­tura.

*Estag­iária sob super­visão de Tâmara Freire

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d