...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias do Mundo / Itamaraty: cerca de 40 brasileiros embarcam em trem para sair de Kiev

Itamaraty: cerca de 40 brasileiros embarcam em trem para sair de Kiev

Repro­dução: © Telegram/Embaixada Brasileira em Kiev

Funcionários da embaixada brasileira em Bucareste guardam na fronteira


Pub­li­ca­do em 26/02/2022 — 17:05 Por Felipe Pontes — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O Min­istério das Relações Exte­ri­ores infor­mou que cer­ca de 40 brasileiros con­seguiram embar­car em um trem de Kiev para Cher­nivt­si, per­to da fron­teira com a Romê­nia.

Fun­cionários da Embaix­a­da do Brasil em Bucareste, cap­i­tal da Romê­nia, aguardam os brasileiros na fron­teira, segun­do o Ita­ma­raty. Out­ros brasileiros e tam­bém lati­no-amer­i­canos já foram recep­ciona­dos mais cedo, acres­cen­tou o órgão.

O anún­cio de que um trem estaria reser­va­do para a reti­ra­da de brasileiros e lati­no-amer­i­canos de Kiev foi feito ontem (25) pela embaix­a­da do Brasil em Kiev. Segun­do dado apre­sen­ta­do pela rep­re­sen­tação na quin­ta-feira (24), havia então algo em torno de 500 brasileiros na Ucrâ­nia.

Entre ess­es brasileiros há dezenas de jogadores que atu­avam no fute­bol ucra­ni­ano. Em uma trans­mis­são e em pub­li­cações pelo Insta­gram, a esposa do zagueiro Mar­lon San­tos, Maria Paula Mar­in­ho, disse que eles foram avisa­dos a irem do hotel até a estação de trem com ante­cedên­cia de ape­nas 40 min­u­tos.

Em rede social, o Ita­ma­raty infor­mou que o min­istro das Relções Exte­ri­ores, Car­los França, “ativou ontem o GT — Brasileiros na Ucrâ­nia, núcleo de apoio ao nacionais brasileiros na Ucrâ­nia, encar­rega­do de coor­denar ações emer­gen­ci­ais e de imple­men­tação do plano de con­tingên­cia para reti­ra­da segu­ra e orde­na­da de nos­sos com­pa­tri­o­tas”.

Na man­hã deste sába­do (26), a Força Aérea Brasileira (FAB) con­fir­mou ter colo­ca­do dois aviões KC-390 Mil­le­ni­um de pron­tidão para a reti­ra­da de brasileiros da região. Ain­da não foram divul­ga­dos pela FAB ou o Ita­ma­raty detal­h­es sobre como, onde ou quan­do isso ocor­rerá.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Reunião da OEA sobre Venezuela expõe divisão política no continente

Países alinhados aos EUA defenderam ataque a Caracas Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d