...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Itamaraty confirma que Índia atrasará entrega de vacinas

Itamaraty confirma que Índia atrasará entrega de vacinas

Avião da Azul no hangar aguardando decolagem para buscar vacinas na Índia
© Divulgação/Ministério da Saúde (Repro­dução)

Saída de avião do Brasil para país segue prevista para esta sexta


Pub­li­ca­do em 15/01/2021 — 14:04 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

O crono­gra­ma de entre­ga dos dois mil­hões de dos­es da vaci­na da AstraZeneca/Oxford con­tra a covid-19 que o Min­istério da Saúde afir­ma ter adquiri­do do lab­o­ratório indi­ano Serum Insti­tute sofr­erá atra­so. A infor­mação foi con­fir­ma­da esta man­hã, pelo Min­istério das Relações Exte­ri­ores (Ita­ma­raty).

Segun­do a pas­ta, o min­istro Ernesto Araújo tele­fo­nou para o chancel­er indi­ano Sub­rah­manyam Jais­hankar ontem (14), dia em que o site Hin­dus­tan Times pub­li­cou uma notí­cia infor­man­do que, segun­do fontes do gov­er­no indi­ano não iden­ti­fi­cadas na matéria, ain­da não há pre­visão de quan­do a Índia autor­izará o fornec­i­men­to dos imu­nizantes a out­ros país­es, incluin­do o Brasil.

De acor­do com o Ita­ma­raty, Jais­hankar man­i­festou a intenção de aten­der ao pedi­do brasileiro “nos próx­i­mos dias”, mas não indi­cou uma data para que as dos­es da vaci­na sejam lib­er­adas. O chancel­er indi­ano atribuiu o atra­so na lib­er­ação a “prob­le­mas logís­ti­cos” decor­rentes das difi­cul­dades de con­cil­iar o iní­cio da cam­pan­ha de vaci­nação no país de mais de 1,3 bil­hão de habi­tantes ao fornec­i­men­to de imu­nizantes para out­ras nações. Mas con­forme lem­brou o Hin­dus­tan Times em sua reportagem, o por­ta-voz do Min­istério das Relações Exte­ri­ores da Índia, Anurag Sri­vas­ta­va, já tin­ha dito, esta sem­ana, que dev­i­do ao iní­cio da vaci­nação nacional, neste sába­do (16), era cedo para falar em fornec­i­men­to a out­ros país­es.

“Você deve se lem­brar que o primeiro-min­istro [Jais­hankar] já disse que a pro­dução e a capaci­dade de entre­ga da Índia serão usa­dos para o bene­fí­cio de toda a humanidade para com­bat­er a esta crise, mas o proces­so de vaci­nação na Índia está ape­nas começan­do. É muito cedo para dar uma respos­ta especí­fi­ca sobre a des­ti­nação para out­ros país­es enquan­to estiver­mos anal­isan­do nos­sos crono­gra­mas de pro­dução e entre­ga. Tomare­mos essa decisão no tem­po dev­i­do, declar­ou o por­ta-voz, segun­do o site indi­ano.

Ape­sar da indefinição quan­to ao fornec­i­men­to das vaci­nas, o Min­istério da Saúde infor­mou que, até as 13h, a pre­visão de que o avião com­er­cial adap­ta­do para ir a Índia bus­car os insumos da Serum Insti­tute par­ta esta noite, de Recife (PE), está man­ti­da.

Ini­cial­mente o voo esta­va pre­vis­to para deco­lar na noite de ontem (14), às 23h, mas a viagem foi adi­a­da. Segun­do o Min­istério da Saúde, por “questões logís­ti­cas inter­na­cionais”. A aeron­ave per­ten­cente à empre­sa aérea Azul par­tiu ontem a tarde do Aero­por­to de Vira­co­pos, em Camp­inas (SP), com des­ti­no a Recife, de onde deve prosseguir viagem esta noite.

Ontem, durante uma video­con­fer­ên­cia com prefeitos de todo o Brasil, o min­istro da Saúde, Eduar­do Pazuel­lo condi­cio­nou o começo da vaci­nação con­tra a covid-19 no Brasil na próx­i­ma quar­ta-feira (20) à chega­da dos 2 mil­hões de dos­es da vaci­na indi­ana e à aprovação, ain­da no próx­i­mo domin­go (17), dos pedi­dos de uso emer­gen­cial dos imu­nizantes apre­sen­ta­dos pelo Insti­tu­to Butan­tan e pela Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz).

Edição: Bruna Saniele

Agên­cia Brasil / EBC


Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d