...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Direitos Humanos / Livro apresenta textos de crianças palestinas afetadas pela guerra

Livro apresenta textos de crianças palestinas afetadas pela guerra

Lucro da venda vai para instituto de educação na Cisjordânia e Gaza

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 06/12/2025 — 09:24
São Paulo
São Paulo (SP) - 05/12/2025 - Não vou escrever poesia e outros textos. Por Crianças do Mar e das Laranjas
Repro­dução: © Por Cri­anças do Mar e das Laran­jas

Escrito por cri­anças palesti­nas, o livro Não Vou Escr­ev­er Poe­sia e Out­ros Tex­tos traz arti­gos e ilus­trações pro­duzi­dos den­tro de ofic­i­nas em diver­sos ter­ritórios da Palesti­na. 

“O obje­ti­vo deste pro­je­to é sen­si­bi­lizar as infân­cias e juven­tudes no Brasil para a situ­ação palesti­na, crian­do sol­i­dariedade, empa­tia, ques­tion­a­men­to e con­sciên­cia”, escreveu, em nota, o cole­ti­vo Edi­toras Pela Palesti­na.

O livro já está à ven­da no Brasil e todo o lucro obti­do será rever­tido ao Insti­tu­to Tamer, que real­iza ativi­dades lig­adas à edu­cação e cul­tura na Cisjordâ­nia e na Faixa de Gaza. A ver­são brasileira pode ser adquiri­da exclu­si­va­mente no site Palavras.

O proces­so de cri­ação de Não Vou Escr­ev­er Poe­sia e Out­ros Tex­tos con­tou com apoio do escritor palesti­no Hani al-Sal­mi e com a artista Hana Ahmad, que con­duzi­ram mais de 80 cri­anças a refle­tir, dialog­ar e escr­ev­er suas exper­iên­cias pro­fun­das e ínti­mas.

Os tex­tos foram com­par­til­ha­dos com out­ras cri­anças em Jerusalém e Hebron, o que per­mite o con­ta­to de diver­sas regiões da Palesti­na, algo difí­cil de acon­te­cer em meio aos blo­queios de aces­so pro­movi­dos por Israel.

A ideia do pro­je­to é mostrar a vivên­cia das cri­anças palesti­nas, con­tadas por elas mes­mas. A dire­to­ra edi­to­r­i­al da Tabla, Lau­ra Di Pietro, apon­ta que é muito impor­tante ouvir as vozes palesti­nas.

“Só quem está ali pode diz­er ou saber o que pro­fun­da­mente acon­tece, […] como é o dia a dia. Esse livro traz as vozes das cri­anças, dos orga­ni­zadores que tra­bal­ham com essas cri­anças. Gaza sem­pre foi ata­ca­da, vio­la­da, guer­rea­da. Está mais do que na hora de escu­tar os palesti­nos em todas as suas man­i­fes­tações,” expli­ca.

A Tabla é uma edi­to­ra espe­cial­iza­da em pub­li­cações de livros árabes

Série

Não Vou Escr­ev­er Poe­sia e Out­ros Tex­tos, é o ter­ceiro da série Cri­anças do Mar e das Laran­jas, que con­ta com os vol­umes Lem­branças das Cri­anças do Mar, pub­li­ca­do em 2014, e O que Acon­te­ceu com o Eid?, de 2022. A série bus­ca cap­turar as exper­iên­cias das cri­anças com a vio­lên­cia e com a guer­ra.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d