...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Sem categoria / Gaza: pelo menos 15 estabelecimentos de saúde foram atingidos

Gaza: pelo menos 15 estabelecimentos de saúde foram atingidos

Repro­dução: © Min­istério da saúde da Palesti­na

Informação é do Ministério da Saúde palestino


Pub­li­ca­do em 14/10/2023 — 12:07 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O por­ta-voz do Min­istério da Saúde da Palesti­na, Ashraf Al-Qudra, afir­mou, neste sába­do (14), que as forças mil­itares de Israel atacaram ao menos 15 hos­pi­tais e unidades de saúde da Faixa de Gaza, no Ori­ente Médio. Ain­da segun­do Al-Qudra, 23 ambulân­cias tam­bém foram atingi­das enquan­to profis­sion­ais de saúde aten­di­am a víti­mas da ofen­si­va israe­lense.

Em um comu­ni­ca­do divul­ga­do hoje, o por­ta-voz min­is­te­r­i­al apelou à comu­nidade inter­na­cional que adote medi­das capazes de per­suadir o gov­er­no de Israel a não bom­bardear hos­pi­tais e áreas próx­i­mas a unidades de saúde.

“A ameaça de bom­bardear insti­tu­ições de saúde sob os olhos do mun­do expres­sa o com­por­ta­men­to crim­i­noso sis­temáti­co da ocu­pação israeli­ta”, declar­ou Al-Qudra, ao infor­mar que parte das 15 insta­lações de saúde atingi­das já não podem aten­der às mil­hares de víti­mas do con­fron­to entre Israel e o grupo Hamas, que con­tro­la a Faixa de Gaza.

Nas redes soci­ais, a asses­so­ria do Min­istério da Saúde da Palesti­na infor­mou que ao menos 10 paramédi­cos mor­reram e out­ros 27 foram feri­dos enquan­to tra­bal­havam, socor­ren­do as víti­mas em ter­ritório palesti­no, des­de o iní­cio do con­fli­to, há uma sem­ana. A pas­ta tam­bém tem, recor­rente­mente, pedi­do que os cidadãos que pud­erem pro­curem um ban­co de sangue ain­da operan­do a fim de doar sangue às víti­mas do con­fron­to.

Na últi­ma quin­ta-feira (12), o gov­er­no de Israel anun­ciou que agirá de for­ma a aniquilar o movi­men­to Hamas, sem abrir exceções human­itárias no cer­co que fez à Faixa de Gaza. A ameaça foi uma respos­ta ao pedi­do da orga­ni­za­ção da Cruz Ver­mel­ha, que con­clam­ou Israel a per­mi­tir a entra­da de com­bustív­el na Faixa de Gaza a fim de evi­tar que hos­pi­tais sobre­car­rega­dos “se trans­formem em necrotérios”.

Ontem, Israel deu um pra­zo de 24 horas para que os palesti­nos deix­em a região norte da Faixa de Gaza, onde vivem cer­ca de 1,2 mil­hão de pes­soas, e se diri­jam rumo ao sul. O comu­ni­ca­do foi feito por meio de pan­fle­tos lança­dos na Faixa de Gaza por aeron­aves israe­lens­es. A Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU) con­fir­mou que foi infor­ma­da sobre o avi­so israe­lense para que os palesti­nos evac­uem a região, desta­can­do ser impos­sív­el movi­men­tar tan­tas pes­soas em tão pouco tem­po. O pra­zo para que os palesti­nos deix­em a região norte da Faixa de Gaza ter­mi­nou há pouco.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

São Paulo (SP) 21/07/2023 - Abertura do Festival Latinidades no Centro Cultural São Paulo. Foto:Paulo Pinto/Agência Brasil

Festival Latinidades tem início em SP com homenagem a Helena Theodoro

Depois da capital paulista, evento seguirá para Salvador Pub­li­ca­do em 21/07/2023 — 18:47 Por Elaine …