...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Lula vai a Roraima ver situação dos Yanomami

Lula vai a Roraima ver situação dos Yanomami

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Crise sanitária atinge maior reserva indígena do país


Pub­li­ca­do em 20/01/2023 — 18:02 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília
Atu­al­iza­do em 20/01/2023 — 20:24

ouvir:

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va anun­ciou nes­ta sex­ta-feira (20) que via­jará a Roraima para ver de per­to a situ­ação dos Yanoma­mi, povo que vive uma crise san­itária que já resul­tou na morte de 570 cri­anças por desnu­trição e causas evitáveis, nos últi­mos anos. A ter­ra indí­ge­na Yanoma­mi é a maior do país, em exten­são ter­ri­to­r­i­al, e sofre com a invasão de garimpeiros. Os detal­h­es da viagem estão sendo fecha­dos, mas o pres­i­dente deve chegar ao esta­do na man­hã deste sába­do (21).  

“Recebe­mos infor­mações sobre a absur­da situ­ação de desnu­trição de cri­anças Yanoma­mi em Roraima. Aman­hã [sába­do] via­jarei ao Esta­do para ofer­e­cer o suporte do gov­er­no fed­er­al e, jun­to com nos­sos min­istros, atu­are­mos pela garan­tia da vida de cri­anças Yanoma­mi”, afir­mou Lula em uma postagem nas redes soci­ais.

A min­is­tra dos Povos Indí­ge­nas, Sônia Gua­ja­jara, que acom­pan­ha o pres­i­dente Lula na viagem, desta­cou a situ­ação dos Yanoma­mi e prom­e­teu medi­das emer­gen­ci­ais para con­ter a crise de saúde. “É muito triste saber que indí­ge­nas, sobre­tu­do 570 cri­anças Yanoma­mi, mor­reram de fome durante o últi­mo gov­er­no. O Min­istério dos Povos Indí­ge­nas tomará medi­das urgentes em torno des­ta crise human­itária impos­ta con­tra nos­sos povos”, disse a min­is­tra em uma pub­li­cação no Twit­ter.

O pres­i­dente não deve ir dire­ta­mente às aldeias Yanoma­mi, que ficam no inte­ri­or do esta­do, e fará uma visi­ta às estru­turas de atendi­men­to à saúde indí­ge­na na cap­i­tal, Boa Vista. Lula estará acom­pan­hado dos min­istros da Justiça e Segu­rança Públi­ca, Flávio Dino; da Defe­sa, José Múcio; do Desen­volvi­men­to e Assistên­cia Social, Welling­ton Dias; da Saúde, Nísia Trindade; dos Dire­itos Humanos e Cidada­nia, Sil­vio Almei­da; da Sec­re­taria-Ger­al, Már­cio Mace­do; dos Povos Indí­ge­nas, Sônia Gua­ja­jara, e do Gabi­nete de Segu­rança Insti­tu­cional, gen­er­al Gonçalves Dias.

Tam­bém inte­gram a comi­ti­va o coman­dante da Aeronáu­ti­ca, Brigadeiro Marce­lo Kanitz Dam­a­s­ceno, a pres­i­dente da Fun­dação Nacional dos Povos Indí­ge­nas (Funai), Joe­nia Wapichana, e o secretário de Saúde Indí­ge­na do Min­istério da Saúde, Ricar­do Weibe Tape­ba.

 Matéria atu­al­iza­da às 20h24 para acrésci­mo de infor­mação.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d