...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Educação / Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática

Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática

Esta é a primeira vez que Brasil participa do estudo

Mar­i­ana Tokar­nia – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 04/12/2024 — 18:09
Rio de Janeiro
Escola Municipal Orsina da Fonseca Tijuca Rio de Janeiro - RJ Outubro 2022
Repro­dução: © Alexan­dre Campbell/IMPA

Mais da metade dos estu­dantes brasileiros do ensi­no fun­da­men­tal não dom­i­na con­hec­i­men­tos bási­cos de matemáti­ca. De acor­do com os resul­ta­dos do Estu­do Inter­na­cional de Tendên­cias em Matemáti­ca e Ciên­cias (Timss), divul­ga­do nes­ta quar­ta-feira (4), ess­es estu­dantes estão abaixo do nív­el con­sid­er­a­do baixo. Em ciên­cias, mais de um a cada três estu­dantes não obtiver­am pon­tu­ação sufi­ciente para chegar ao nív­el mais baixo de profi­ciên­cia. Na out­ra pon­ta, ape­nas 1% dos estu­dantes alcançaram o nív­el máx­i­mo de con­hec­i­men­to nes­sas áreas.

Isso sig­nifi­ca, por exem­p­lo, que a maior parte dos estu­dantes do Brasil do 4º ano do ensi­no fun­da­men­tal não foi capaz de resolver questões de soma de números em matemáti­ca ou mes­mo, em ciên­cias, iden­ti­ficar que plan­tas pre­cisam de luz para sobre­viv­er.

Esta é a primeira vez que o Brasil par­tic­i­pa do estu­do. O país aderiu ao Timss em 2022, e a primeira apli­cação foi real­iza­da em agos­to e setem­bro de 2023. Par­tic­i­param ao todo 72 país­es.

O estu­do avalia o desem­pen­ho de estu­dantes em ciên­cias e matemáti­ca no 4º e no 8º ano do ensi­no fun­da­men­tal e é apli­ca­do mundial­mente a cada qua­tro anos. Os dados per­mitem com­para­ções entre país­es e ao lon­go do tem­po. As provas são eletrôni­cas, e os par­tic­i­pantes do 4º ano tiver­am duas sessões de 36 min­u­tos para resolver as questões, e os do 8º ano, duas sessões de 45 min­u­tos.

Pontuações

As pon­tu­ações são divi­di­das em qua­tro níveis: baixo (a par­tir de 400 pon­tos), inter­mediário (475), alto (550) e avança­do (625). No 4º ano, o Brasil obteve uma média de 400 pon­tos em matemáti­ca e 425 pon­tos em ciên­cias. A média inter­na­cional foi, respeti­va­mente, 503 e 494 pon­tos.

Já no 8º ano, o Brasil obteve 378 em matemáti­ca e 420 pon­tos em ciên­cias. A média inter­na­cional foi 478 pon­tos em ambas as avali­ações.

Brasília (DF), 04/12/2024 - Mais da metade dos estudantes não tem conhecimentos básicos de matemática. Foto: INEP/Divulgação
Repro­dução: Questão apli­ca­da a alunos no Estu­do Inter­na­cional de Tendên­cias em Matemáti­ca e Ciên­cias — Inep/Divulgação

As pon­tu­ações colo­cam o Brasil no nív­el baixo ou mes­mo abaixo do baixo. Para se ter ideia, no 4º ano, pelos critérios do exame, os alunos demon­stram, por exem­p­lo, uma com­preen­são bási­ca de matemáti­ca. Con­seguem adi­cionar e sub­trair números inteiros com até três dígi­tos, mul­ti­plicar e dividir números inteiros de um dígi­to e resolver prob­le­mas com palavras sim­ples.

Em ciên­cias, no mes­mo nív­el, os estu­dantes mostram, por exem­p­lo, ter con­hec­i­men­to sobre alguns fatos cien­tí­fi­cos. Eles demon­stram um con­hec­i­men­to bási­co sobre plan­tas, ani­mais e o meio ambi­ente. Mostram ain­da algum con­hec­i­men­to sobre as caraterís­ti­cas da Ter­ra, suas mudanças ao lon­go do tem­po e seu cli­ma.

Abaixo do baixo

No Brasil, grande parte dos alunos não chegou sequer ao nív­el baixo. Os resul­ta­dos mostram que 51% dos estu­dantes brasileiros ficaram abaixo do nív­el baixo em matemáti­ca no 4º ano. No 8º ano, essa por­cent­agem é ain­da maior, 62% abaixo do baixo em matemáti­ca. Na média inter­na­cional, 9% dos estu­dantes ficaram nesse nív­el no 4º ano e 19% no 8º ano.

Em ciên­cias, 39% dos estu­dantes brasileiros não alcançaram o nív­el baixo no 4º ano e 42% ficaram abaixo do baixo no 8º ano. Na média inter­na­cional, essa por­cent­agem foi de 10% no 4º ano e 20%, no 8º.

Na out­ra pon­ta, tan­to em matemáti­ca quan­to em ciên­cias e tan­to no 4º quan­to no 8º ano, ape­nas 1% dos estu­dantes brasileiros atin­gi­ram o nív­el máx­i­mo de profi­ciên­cia.

Brasília (DF), 04/12/2024 - Mais da metade dos estudantes não tem conhecimentos básicos de matemática. Foto: INEP/Divulgação
Repro­dução: Questão apli­ca­da a alunos no Estu­do Inter­na­cional de Tendên­cias em Matemáti­ca e Ciên­cias — Inep/Divulgação

Comparações

Em relação aos demais país­es par­tic­i­pantes, o Brasil ficou mais próx­i­mo à base dos rank­ings. Entre os estu­dantes do 4º ano, com 58 país­es par­tic­i­pantes, o Brasil ficou em 51º em ciên­cias e em 55º em matemáti­ca. No 8º ano, com 42 país­es par­tic­i­pantes, o Brasil ficou em 33º em ciên­cias e em 41º em matemáti­ca.

O país ficou atrás de país­es como o Chile, Espan­ha, Por­tu­gal, Canadá, Cor­eia e Fin­lân­dia. Ficou à frente do Mar­ro­cos, em todos os rank­ings.

O Timss é orga­ni­za­do pela Asso­ci­ação Inter­na­cional para a Avali­ação do Desem­pen­ho Edu­ca­cional (IEA) e avalia o desem­pen­ho de estu­dantes em ciên­cias e matemáti­ca no 4º e no 8º ano des­de 1995.

No Brasil par­tic­i­param 44.900 mil estu­dantes, sendo 22.130 matric­u­la­dos no 4º do ensi­no fun­da­men­tal de 796 esco­las públi­cas e pri­vadas e 22.770 do 8º ano de 849 insti­tu­ições de ensi­no. Respon­der­am tam­bém aos ques­tionários 904 pro­fes­sores de matemáti­ca e 916 de ciên­cias.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d