...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Marcos Pontes pede integração do continente para vencer a pandemia

Marcos Pontes pede integração do continente para vencer a pandemia

51262953615_44fbf4cf36_o

Repro­dução: © Neila Rocha (ASCOM/SEAPC/MCTI)

Ministro participou de fórum organizado pela OMS


Pub­li­ca­do em 21/06/2021 — 15:57 Por Agên­cia Brasil* — Brasília

O min­istro da Ciên­cia, Tec­nolo­gia e Ino­vações, Mar­cos Pontes, afir­mou que é necessário um movi­men­to region­al no con­ti­nente para vencer a covid-19. Pontes par­ticipou, na man­hã de hoje (21), de fórum orga­ni­za­do pela Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS).

“O vírus não tem fron­teiras. Temos de desen­volver um movi­men­to region­al para tra­bal­har­mos jun­tos. Não faz sen­ti­do resolver a pan­demia em um só país enquan­to out­ros país­es próx­i­mos con­tin­u­am lutan­do con­tra o vírus”, disse o min­istro.

Segun­do ele, o Brasil tem con­tribuí­do com out­ros país­es da Améri­ca do Sul, esta­b­ele­cen­do parce­rias para a tro­ca de infor­mações sobre pesquisas e desen­volvi­men­to de vaci­nas e tam­bém no aces­so a equipa­men­tos e infraestru­tu­ra. Ele disse que o seu min­istério tem tra­bal­ha­do no desen­volvi­men­to de 15 pro­je­tos de vaci­nas nacionais, sendo que três deles estão em está­gio mais avança­do.

Pontes disse que a estraté­gia do Brasil de enfrenta­men­to à pan­demia da covid-19 está con­cen­tra­da em três pilares: pro­dução local e dis­tribuição de vaci­nas; desen­volvi­men­to de imu­nizantes nacionais e inves­ti­men­to em infraestru­tu­ra de pesquisa, desen­volvi­men­to e ino­vação no setor de saúde.

Fórum

O min­istro par­ticipou da sessão plenária “Aceleran­do a pro­dução local por meio de parce­rias e coop­er­ação”, coor­de­na­da pela cien­tista chefe da OMS, Soumya Swami­nathan. A plenária con­tou com a par­tic­i­pação de autori­dades de saúde de país­es como Indonésia, Egi­to e África do Sul.

O encon­tro teve o obje­ti­vo de pro­mover o debate glob­al sobre pro­dução local e trans­fer­ên­cia de tec­nolo­gia para mel­ho­rar o aces­so a tec­nolo­gias e pro­du­tos de saúde seguros, efi­cazes e de qual­i­dade e para sal­va­guardar a segu­rança da saúde glob­al, region­al e nacional.

*Colaborou Anto­nio Claret Guer­ra

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d