...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Ministro acompanha envio de vacinas contra covid-19 para estados

Ministro acompanha envio de vacinas contra covid-19 para estados

Repro­dução: © Min­istério da Saúde

Hoje atingimos mais 260 milhões de doses de vacinas distribuídas


Pub­li­ca­do em 15/09/2021 — 13:11 Por Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

O min­istro da Saúde, Marce­lo Queiroga, elo­giou hoje (15) o Pro­gra­ma Nacional de Imu­niza­ção (PNI), ao acom­pan­har, no Aero­por­to Inter­na­cional de Guarul­hos,  o envio dos lotes com 1,1 mil­hão de dos­es que com­ple­tam 100% das primeiras remes­sas da vaci­na con­tra covid-19 para toda pop­u­lação adul­ta brasileira. Segun­do ele, a vaci­nação con­tra a covid-19 no país está sendo um suces­so, já que cam­pan­ha de vaci­nação é algo que o Brasil faz como nen­hum país do mun­do, já que tem uma tradição extra­ordinária no tema.

“Hoje nós já atingi­mos mais 260 mil­hões de dos­es de vaci­na dis­tribuí­das. Mais de 210 mil­hões de brasileiros já rece­ber­am a vaci­na, mais de 90% da pop­u­lação brasileira aci­ma de 18 anos está vaci­na­da com a primeira dose e mais de 50% com as duas dos­es. Isso porque foi feito todo este tra­bal­ho que começou em maio de 2020, quan­do ped­i­mos a trans­fer­ên­cia de tec­nolo­gia do lab­o­ratório AstraZeneca para a Fiocruz e quan­do adqui­r­i­mos vaci­nas por meio da Cov­ax Facil­i­ty. Hoje o Brasil já tem mais de 550 mil­hões de vaci­nas con­tratadas”, disse Queiroga.

De acor­do com o min­istro, todos os brasileiros estarão vaci­na­dos até o final de 2021. “Como eu disse o PNI é a grande fer­ra­men­ta para aplicar as vaci­nas na pop­u­lação e é por isso que todos os esta­dos devem seguir jun­to com os municí­pios as recomen­dações téc­ni­cas do pro­gra­ma. É a fór­mu­la para que ten­hamos suces­so na cam­pan­ha. Já esta­mos ten­do suces­so. Já reduz­i­mos de maneira drás­ti­ca o número de casos e de óbitos.

O min­istro expli­cou que se o país cam­in­har com base na ori­en­tação cien­tí­fi­ca e se as recomen­dações do PNI forem seguidas à risca por esta­dos e municí­pios, sem cada um crian­do seu próprio mod­e­lo, o país acabará com o caráter pandêmi­co da covid-19. “E eu ten­ho certeza de que nós vamos sair muito mais fortes da pan­demia da covid-19”.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d