...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Número de mortes em Petrópolis chega a 182; ainda há 89 desaparecidos

Número de mortes em Petrópolis chega a 182; ainda há 89 desaparecidos

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Trabalhos de limpeza retiraram 649,2 toneladas de resíduos em 2 dias


Pub­li­ca­do em 22/02/2022 — 09:01 Por Cristi­na Indio do Brasil – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O oita­vo dia de bus­cas em Petrópo­lis, na região ser­rana, começou com a con­fir­mação de 182 mor­tos em con­se­quên­cia do tem­po­ral de terça-feira (15). Des­de então, a cidade tem enfrenta­do mais chu­va, o que prej­u­di­ca o tra­bal­ho das equipes que atu­am nos locais de desliza­men­tos e desaba­men­tos.

O tra­bal­ho de recon­hec­i­men­to de víti­mas fatais con­tin­ua sendo feito pela Polí­cia Civ­il do Rio de Janeiro. Dos 182 óbitos reg­istra­dos até ago­ra, 111 são mul­heres, 71 home­ns e 32 cri­anças. Desse total, 168 foram iden­ti­fi­ca­dos, 152 encam­in­hados para funerárias e os demais aguardam as famílias para a lib­er­ação.

Segun­do a Sec­re­taria de Esta­do de Polí­cia Civ­il (Sepol), além dos 182 cor­pos, sete despo­jos, que são frag­men­tos de cor­pos, chegaram ao Insti­tu­to Médi­co Legal (IML). Até o momen­to, con­forme a sec­re­taria, 89 reg­istros de desa­pare­ci­dos foram feitos na Del­e­ga­cia de Descober­ta de Paradeiros (DDPA).

A Defe­sa Civ­il recebe o apoio de difer­entes setores do municí­pio, dos gov­er­nos estad­ual e fed­er­al no suporte aos atendi­men­tos que pas­saram de 1,3 mil ocor­rên­cias, a maior parte de desliza­men­tos.

“A equipe téc­ni­ca do municí­pio está volta­da para agilizar as vis­to­rias em áreas afe­tadas. Até o momen­to mais de 300 anális­es foram feitas em difer­entes regiões”, com­ple­tou em nota.

Ontem, a Sec­re­taria de Defe­sa Civ­il teve que fechar a pas­sagem para veícu­los e pedestres pela Rua Barão de Águas Claras, entre os números 301 e 444, no cen­tro da cidade impe­r­i­al, porque havia pos­si­bil­i­dade de desliza­men­tos na área.

“A medi­da foi ado­ta­da após a avali­ação das equipes téc­ni­cas que apon­tou o risco na região. As casas local­izadas próx­i­mas à área foram inter­di­tadas e os moradores já foram ori­en­ta­dos a se deslo­carem”, infor­mou.

Ain­da de acor­do com a Defe­sa Civ­il, quem mora fora do perímetro de risco está sendo ori­en­ta­do a aces­sar os imóveis pelas vias alter­na­ti­vas, nas ruas Luis Imbroisi e Figueira de Melo.

“A Defe­sa Civ­il faz um ape­lo para que a pop­u­lação siga as ori­en­tações de segu­rança para a local­i­dade”, pediu, acres­cen­tan­do que ao sinal de qual­quer insta­bil­i­dade na região, as equipes podem ser acionadas pelos números de emergên­cia 199 da Defe­sa Civ­il e 193 do Cor­po de Bombeiros.

O Cor­po de Bombeiros do Rio con­ta com a aju­da de 16 esta­dos da fed­er­ação, que troux­er­am cães e mil­itares para as bus­cas em estru­turas colap­sadas.

Comlurb

Trabalhos de desobstrução na Rua Teresa, bloqueada pela lama acumulada de deslizamentos de terra durante chuvas em Petrópolis.
Repro­dução: Tra­bal­hos de des­ob­strução na Rua Tere­sa, blo­quea­da pela lama de desliza­men­tos de ter­ra durante chu­vas em Petrópo­lis. — Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

As equipes da Com­lurb, que foram da cap­i­tal do Rio para Petrópo­lis para reforçar a limpeza das ruas mais atingi­das pelas enx­ur­radas, fazem ras­pagem e remoção de lama, e recol­hi­men­to de gal­hadas, para des­ob­stru­ir as vias.

De acor­do com a Com­lurb, o tra­bal­ho está con­cen­tra­do na Rua Tere­sa e na Aveni­da Barão do Rio Bran­co. Em dois dias, as equipes remover­am 649,2 toneladas de resí­du­os, sendo 620 toneladas de lama e ter­ra, e 29,2 toneladas de gal­hadas e pedaços de tron­cos.

O coor­de­nador de Cidade Inteligente da Prefeitu­ra do Rio de Janeiro, Felipe Peixo­to, está à frente do tra­bal­ho das equipes, sem­pre em con­ta­to com o prefeito de Petrópo­lis, Rubens Bomtem­po.

Nos dois dias a Com­pan­hia con­tou com 310 garis e cer­ca de 50 equipa­men­tos, como cam­in­hões bas­cu­lantes, pás mecâni­cas e pipas d’água para lavagem das vias com água de reuso, e con­jun­tos de poda para remoção de árvores e grandes gal­hos.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d