...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Pix por aproximação começa a funcionar nesta sexta-feira

Pix por aproximação começa a funcionar nesta sexta-feira

Ferramenta dispensa necessidade de senha bancária

Well­ton Máx­i­mo — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 28/02/2025 — 08:56
Brasília
Brasília (DF), 16/01/2025 - Aplicativo bancário para pagamento financeiro em pix. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil

As insti­tu­ições finan­ceiras começam a ofer­e­cer, nes­ta sex­ta-feira (28), mais uma modal­i­dade de trans­fer­ên­cia por Pix que dis­pen­sa a neces­si­dade de dig­i­tar a sen­ha bancária. A ofer­ta do Pix por aprox­i­mação pas­sa a ser obri­gatória, neste momen­to ape­nas para celu­lares Android.

Bas­ta o cliente encostar o celu­lar na maquin­in­ha de cartão e faz­er o Pix por meio da tec­nolo­gia Near Field Com­mu­ni­ca­tion (NFC). Nas com­pras pela inter­net, o Pix será con­cluí­do com ape­nas um clique, sem a neces­si­dade de cap­tar o Códi­go QR ou usar a função Copia e Cola do Pix. O proces­so será exe­cu­ta­do den­tro do site da empre­sa vende­do­ra.

O val­or máx­i­mo por transação será R$ 500. O cliente poderá diminuir o lim­ite por oper­ação e cri­ar um val­or máx­i­mo por dia para essa modal­i­dade do Pix.

O pro­ced­i­men­to é semel­hante ao uti­liza­do com cartões de crédi­to e de débito, cujos paga­men­tos por aprox­i­mação têm se expandi­do no país. Em setem­bro do ano pas­sa­do, 65% dos paga­men­tos pres­en­ci­ais foram feitos por aprox­i­mação, por cartões ou out­ros dis­pos­i­tivos, segun­do a Asso­ci­ação Brasileira das Empre­sas de Cartões de Crédi­to e Serviços (Abecs).

Até ago­ra, o Pix por aprox­i­mação esta­va em fase de testes. Entre os ban­cos e insti­tu­ições de paga­men­to que tes­tavam a tec­nolo­gia estão Ban­co do Brasil, Brade­sco, BTG Pactu­al, Caixa Econômi­ca Fed­er­al, C6, Itaú, Pic­Pay e San­tander. Um total de 12 mar­cas de maquin­in­has fir­maram parce­ria com o Google para esten­der o paga­men­to por aprox­i­mação ao Pix: Azulz­in­ha, Bin, Cielo, Fis­erv, Get­net, Mer­ca­do Pago, Pag­bank, Rede (que per­tence ao Itaú), Safra Pay, Sicre­di, Stone e Sumup.

Com a obri­ga­to­riedade da ofer­ta, todas as insti­tu­ições finan­ceiras asso­ci­adas ao open finance, que envolve o com­par­til­hamen­to de dados entre elas, terão de estar no Google Pay (carteira dig­i­tal do Google) e ofer­tar o Pix por aprox­i­mação. Isso ocorre porque, até o momen­to, ape­nas o Google Pay está cadastra­do no Ban­co Cen­tral (BC) como ini­ci­ado­ra de paga­men­to.

Como a Apple Pay e a Sam­sung Pay não estão reg­istradas no BC, o Pix por aprox­i­mação estará disponív­el ape­nas para os dis­pos­i­tivos móveis do sis­tema Android, que usam o Google Pay. Pelo menos dois ban­cos, Brade­sco e Ban­co do Brasil, ofer­e­cem a tec­nolo­gia den­tro de seus aplica­tivos. A expec­ta­ti­va é que out­ros ban­cos passem a ofer­e­cer a fun­cional­i­dade em seus aplica­tivos a par­tir des­ta sex­ta.

Ouça tam­bém na Radioagên­cia Nacional.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d