...
quarta-feira ,10 setembro 2025
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Samba na Gamboa comemora 600 programas com a presença de Roberta Sá

Samba na Gamboa comemora 600 programas com a presença de Roberta Sá

Programa da TV Brasil vai ao ar neste domingo, às 13h

TV Brasil
Pub­li­ca­do em 31/08/2025 — 08:12
Brasília
Rio de Janeiro (RJ) 29/08/2025 - Roda de samba tradicional na televisão, o Samba na Gamboa, da TV Brasil, conduzido pela cantora e compositora Teresa Cristina na atual temporada inédita, alcança o número de 600 programas. A apresentadora recebe a cantora Roberta Sá. Foto: TV Brasil
Repro­dução:  TV Brasil

Roda de sam­ba tradi­cional na tele­visão, o Sam­ba na Gam­boa, da TV Brasil, con­duzi­do pela can­to­ra e com­pos­i­to­ra Tere­sa Cristi­na na atu­al tem­po­ra­da inédi­ta, alcança o número de 600 pro­gra­mas. A apre­sen­ta­do­ra recebe a can­to­ra Rober­ta Sá na edição deste domin­go (31), às 13h.

Des­de a estreia, em dezem­bro de 2008, a pro­dução lid­er­a­da na época pelo bam­ba Dio­go Nogueira já rece­beu ícones do sam­ba e astros de out­ros gêneros musi­cais. Tam­bém com­bi­na a par­tic­i­pação de novos músi­cos com a pre­sença de per­son­al­i­dades con­sagradas.

Tere­sa Cristi­na anal­isa a importân­cia desse for­ma­to. “O pro­gra­ma da TV Brasil abre espaço para tal­en­tos das novas ger­ações e vet­er­a­nos. Ele cumpre esse papel. E o Sam­ba na Gam­boa vai além porque não é uma atração só de músi­ca. Apre­sen­ta a obra do entre­vis­ta­do e do artista hom­e­nagea­do”, expli­ca.

A anfitriã desta­ca algu­mas das gravações mais mar­cantes da tem­po­ra­da.

“Estou muito comovi­da ao assi­s­tir aos pro­gra­mas, como o da Mon­i­ca Salma­so em hom­e­nagem a Elizeth Car­doso, o do Vidal Assis falan­do sobre Elton Medeiros. Acho muito impor­tante traz­er ess­es con­teú­dos além da músi­ca. Saber que faço parte dessas 600 edições me emo­ciona muito”, rat­i­fi­ca a apre­sen­ta­do­ra.

Con­teú­do orig­i­nal da emis­so­ra públi­ca, o Sam­ba na Gam­boa é trans­mi­ti­do no app TV Brasil Play e no YouTube do canal. Com janela alter­na­ti­va na telin­ha aos sába­dos, às 23h, a atração ain­da tem espaço na pro­gra­mação da Rádio Nacional, tam­bém aos sába­dos, mais cedo, ao meio-dia, para toda a rede.

Papo musical com Roberta Sá

No pro­gra­ma que chega a essa mar­ca históri­ca, Rober­ta Sá comem­o­ra os 20 anos de car­reira discográ­fi­ca e traz repertório de suces­sos da sua tra­jetória. Na entre­vista para Tere­sa Cristi­na, a con­vi­da­da recor­da o começo de sua vida artís­ti­ca e comen­ta a aprox­i­mação com o sam­ba.

Durante a con­ver­sa, entre um assun­to e out­ro, a intér­prete can­ta as músi­cas Aman­hã é Sába­do, de Mar­t­in­ho da Vila; Me Erra, de Adri­ana Cal­can­hot­to, e Tril­ha do Amor, suces­so da obra do grupo Rev­e­lação. As canções fazem parte do dis­co Sam­basá (2022) e tam­bém estão nos shows fes­tivos da diva.

Na atração da TV Brasil, Rober­ta Sá tam­bém entoa out­ras com­posições de grandes nomes da cul­tura nacional como O Lenço e o Lençol, de Gilber­to Gil; Sem Avis­ar, de Ton­in­ho Ger­aes e Mar­quin­ho PQD; Sam­ba de um min­u­to, de Rodri­go Maran­hão; e Cica­trizes, de Milt­in­ho e Paulo César Pin­heiro.

“Em 2025 com­ple­to 20 anos de car­reira discográ­fi­ca. Come­cei mais ou menos em 2002 can­tan­do MPB, mas no meu primeiro dis­co, eu já abro com um sam­ba. Aliás, o sam­ba já me salvou de diver­sas maneiras”, con­ta a artista ao recor­dar o primeiro álbum, Bra­seiro, pro­je­to lança­do em 2005.

Pesquisa

Teresa Cristina conta que se interessa pela pesquisa para conhecer melhor o trabalho dos músicos. “Gosto de estudar sobre os compositores, os cantores, os artistas em geral. Sempre tive essa vocação. É a minha vida”, define ao relatar que já fazia isso antes mesmo de assumir a apresentação do Samba na Gamboa.

“Nun­ca enten­di dire­ito porque apren­dia tan­ta coisa que acha­va que não ia usar, mas como tudo tem um propósi­to na vida, está aí o resul­ta­do das min­has pesquisas. Foi uma ale­gria muito grande dividir esse con­hec­i­men­to com as pes­soas. Con­tar essas histórias através das canções. Isso me insti­ga há muito tem­po”, recor­da a apre­sen­ta­do­ra.

Ela tam­bém reflete sobre essa vivên­cia no coman­do da pro­dução. “São várias emoções nes­sa exper­iên­cia à frente do Sam­ba na Gam­boa. Fiquei feliz que o meu nome ten­ha sido sug­eri­do para apre­sen­tar o pro­gra­ma da TV Brasil que eu já acom­pan­ha­va com o Dio­go Nogueira. Assisti a todas as tem­po­radas. Na primeira sem­ana no set, pude enten­der como era estar do out­ro lado”, rela­ta Tere­sa Cristi­na.

A apre­sen­ta­do­ra ain­da pon­tua entre­vis­tas espe­ci­ais que a tocaram e rev­ela o moti­vo de tan­ta comoção. “Alguns momen­tos me colo­caram no colo. Me emo­cionaram bas­tante Sergin­ho Mer­i­ti, Zeca Pagod­in­ho e Áurea Mar­tins. Me comovi muito quan­do algum con­vi­da­do can­ta­va algu­ma músi­ca que lem­bra­va min­ha mãe. Isso foi uma emoção bem silen­ciosa. É um assun­to que eu não traria a públi­co. Mas na maio­r­ia das vezes que o públi­co me vê choran­do no pro­gra­ma, com algum entre­vis­ta­do, algu­ma canção, tem um pouquin­ho da min­ha mãe ali”, final­iza ao men­cionar como se inspi­ra na mãe, Dona Hil­da.

Sobre o programa

A nova tem­po­ra­da do Sam­ba na Gam­boa que mar­ca a estreia de Tere­sa Cristi­na como apre­sen­ta­do­ra do pro­gra­ma da TV Brasil foi grava­da no Teatro Ruth de Souza, no Par­que Glória Maria, em San­ta Tere­sa, na região cen­tral do Rio de Janeiro. O pal­co para con­ver­sas embal­adas por hits é um cenário col­ori­do que evo­ca uma praça na Gam­boa — bair­ro históri­co da zona por­tuária da cap­i­tal car­i­o­ca. A pre­sença de plateia é out­ro destaque da atração.

Os encon­tros con­tam, ain­da, com uma ban­da da pesa­da, coman­da­da pelo lendário Paulão Sete Cor­das, que acom­pan­ha Tere­sa Cristi­na e seus con­vi­da­dos pelo ines­gotáv­el repertório do sam­ba brasileiro. A equipe reúne os músi­cos Eduar­do Neves (sopros), João Calla­do (cava­co), Pauli­no Dias (per­cussão), Rodri­go Jesus (per­cussão) e Waltis Zacarias (per­cussão).

Can­to­ra e com­pos­i­to­ra de mão cheia, a diva tam­bém tem se rev­e­la­do uma óti­ma entre­vis­ta­do­ra. Tere­sa Cristi­na con­duz os papos com mui­ta graça, infor­mação, e, prin­ci­pal­mente, emoção. A pesquisa sobre a cul­tura pop­u­lar é impor­tante para a artista que, além do suces­so com o grupo Semente e na car­reira solo, gan­hou ain­da mais atenção com as lives que fez nas redes soci­ais no perío­do da pan­demia.

Destaques da temporada

Durante a nova tem­po­ra­da do Sam­ba na Gam­boa, Tere­sa Cristi­na recebe nomes con­sagra­dos do gênero como Áurea Mar­tins, Dori­na, Dudu Nobre, Jorge Aragão, Moa­cyr Luz, Nei Lopes, Tia Suri­ca, Mar­quin­hos de Oswal­do Cruz, Neguin­ho da Bei­ja Flor, Nei Lopes, Nel­son Rufi­no, Nilze Car­val­ho, Péri­cles e Som­brin­ha.

O pro­gra­ma da TV Brasil tam­bém vai ter a pre­sença de céle­bres artis­tas de out­ras matizes da músi­ca como Adri­ana Cal­can­hot­to, Fabi­ana Coz­za, Her­mínio Bel­lo de Car­val­ho, Môni­ca Salma­so, Rober­ta Sá, Simone Mazzer e Zé Rena­to.

A pro­dução musi­cal val­oriza com­pos­i­tores que escrever­am suces­sos, mas nem sem­pre têm o dev­i­do recon­hec­i­men­to e espaço na mídia. Tere­sa Cristi­na recebe nomes como Alex Ribeiro, Alfre­do Del-Pen­ho, Clau­dio Jorge, Mariene de Cas­tro, Moy­seis Mar­ques, Sergin­ho Mer­i­ti, Ton­in­ho Ger­aes e Zé Rober­to. Artis­tas como Luísa Dioní­sio, Mari­na Íris, Nego Álvaro e Min­go Sil­va são out­ros con­vi­da­dos da tem­po­ra­da.

O Sam­ba na Gam­boa ain­da traz nes­sa sequên­cia de atrações inédi­tas uma série de pro­gra­mas espe­ci­ais que desta­cam a importân­cia de per­son­al­i­dades con­sagradas da sonori­dade tipi­ca­mente nacional. Os con­teú­dos temáti­cos rev­er­en­ci­am o tra­bal­ho de Arlin­do Cruz, Chico Buar­que e Paulin­ho da Vio­la.

O canal públi­co tam­bém exibe edições temáti­cas que prestam trib­u­to a ícones que já par­ti­ram como Aldir Blanc, Almir Guine­to, Beth Car­val­ho, Can­deia, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Elizeth Car­doso, Elton Medeiros, Lupicínio Rodrigues, Monar­co, Nel­son Cavaquin­ho, Nel­son Sar­gen­to, Reinal­do, Wil­son Mor­eira e Zé Keti.

Com direção de Shir­lene Paixão, a nova tem­po­ra­da do pro­gra­ma, que mar­ca a vol­ta das edições inédi­tas do Sam­ba na Gam­boa, tem roteiro e pesquisa do jor­nal­ista Leonar­do Bruno, pro­fun­do con­hece­dor do gênero.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Em voto, Fux diz que ação deveria ter tramitado na primeira instância

Segundo ele, nenhum dos réus tem foro por prerrogativa de função Felipe Pontes e Paula …