...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Noticias / Segunda ponte entre Brasil e Paraguai tem 84% da obra concluída

Segunda ponte entre Brasil e Paraguai tem 84% da obra concluída

Repro­dução: © TV Brasil

Presidentes dos dois países visitaram construção em Foz do Iguaçu


Pub­li­ca­do em 03/06/2022 — 17:49 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A segun­da ponte entre Brasil e Paraguai, a Ponte da Inte­gração, está com 84% da obra con­cluí­da e dev­erá ser inau­gu­ra­da nos próx­i­mos meses. Nes­ta sex­ta-feira (3), os pres­i­dentes dos dois país­es, Jair Bol­sonaro e Mário Abdo Benítez, par­tic­i­param de uma cer­imô­nia de visi­ta ao empreendi­men­to, em Foz do Iguaçu (PR).

A ponte está sendo con­struí­da des­de 2019, em uma parce­ria entre a Itaipu Bina­cional, coman­da­da por Brasil e Paraguai, e o gov­er­no do esta­do do Paraná. Todo o inves­ti­men­to, cer­ca de R$ 320 mil­hões, está sendo ban­ca­do pela empre­sa de ener­gia, e a obra está sendo exe­cu­ta­da pelo Depar­ta­men­to de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Ela lig­ará Foz do Iguaçu à paragua­ia Pres­i­dente Fran­co, terá 760 met­ros de com­pri­men­to e um vão livre de 470 met­ros, o maior da Améri­ca Lati­na. Serão duas pis­tas sim­ples com 3,6 met­ros de largu­ra, acosta­men­to de três met­ros e calça­da de 1,7 metro nas lat­erais.

Brasil e Paraguai já são lig­a­dos pela Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciu­dad del Este, inau­gu­ra­da em 1965. Ela segue sendo é o prin­ci­pal corre­dor logís­ti­co entre Brasil e Paraguai, mas há anos está sobre­car­rega­da. Além da cir­cu­lação de pes­soas entre Foz e Cidade del Este, a ponte con­cen­tra o trân­si­to de cam­in­hões. Com a nova lig­ação, a Ponte da Amizade ficará exclu­si­va para veícu­los leves e ônibus de tur­is­mo, enquan­to a Ponte da Inte­gração rece­berá o trans­porte de car­ga. Ao final da obra, ela será admin­istra­da pelo gov­er­no do Paraná.

“Essa obra tem 80% de avanço e fal­ta 100 met­ros para unir de novo em out­ra obra que gera inte­gração entre nos­sos povos”, fes­te­jou o pres­i­dente paraguaio, Mário Abdo Benítez. Ele lem­brou ain­da da con­strução de uma ter­ceira ponte lig­an­do os dois país­es, des­ta vez entre Carme­lo Per­al­ta, no Paraguai, e Por­to Murt­in­ho, em Mato Grosso do Sul. Essa obra tam­bém tem parte de sua exe­cução finan­cia­da pela Itaipu Bina­cional.

Em sua fala, o pres­i­dente Jair Bol­sonaro desta­cou o papel da Itaipu na real­iza­ção de diver­sas obras. “Mais do que uma ger­ado­ra de ener­gia ren­ováv­el, é uma empre­sa que toca obras”, disse. Ele exem­pli­fi­cou o finan­cia­men­to da exten­são da pista do Aero­por­to Inter­na­cional de Foz do Iguaçu, em grande parte ban­ca­do tam­bém por Itaipu, e que prom­ete ampli­ar a ofer­ta de voos inter­na­cionais com des­ti­no à região.

Agenda

Mais cedo, ain­da no Paraná, o pres­i­dente Jair Bol­sonaro vis­i­tou um tre­cho da BR-487, a Estra­da Boiadeira, em Umuara­ma, que pas­sa por uma obra de restau­ração, implan­tação e pavi­men­tação, com inves­ti­men­tos de R$ 232,8 mil­hões.

O pres­i­dente retor­na à cap­i­tal fed­er­al no iní­cio da noite.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d