...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Mulher / Temos que garantir que mulher ganhe o mesmo que homem, diz Lula

Temos que garantir que mulher ganhe o mesmo que homem, diz Lula

Repro­dução: © Anto­nio Cruz/Agência Brasil

Com três horas de atraso, presidente discursou no Festival do Futuro


Pub­li­ca­do em 01/01/2023 — 23:49 Por Pedro Rafael Vilela e Well­ton Máx­i­mo – Repórteres da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

No ter­ceiro dis­cur­so do dia, o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va defend­eu a dis­tribuição igual de dire­itos entre os gêneros. Em pro­nun­ci­a­men­to de sete min­u­tos real­iza­do com três horas de atra­so, ele disse que tra­bal­hará para reduzir as difer­enças salari­ais entre home­ns e mul­heres.

“Temos que garan­tir que a mul­her gan­he o mes­mo salário que o homem. Temos que garan­tir que a mul­her este­ja onde quis­er, como quis­er e da for­ma que ela bem enten­der”, declar­ou Lula, após agrade­cer à primeira-dama, Rosân­gela Lula da Sil­va (Jan­ja), aos artis­tas e aos tra­bal­hadores do even­to pela orga­ni­za­ção do fes­ti­val, que reuniu cer­ca de 60 artis­tas para cel­e­brar a posse de Lula.

O pres­i­dente tam­bém agrade­ceu aos eleitores, espe­cial­mente por resi­s­tirem à intol­erân­cia durante as últi­mas eleições. “O Brasil deve a vocês, que muitas vezes foram xin­ga­dos, ofen­di­dos, amaldiçoa­d­os só porque usavam uma camisa ver­mel­ha. Essas pes­soas que nos xin­gavam se esque­cem de que têm o sangue ver­mel­ho como nos­so”, disse.

Lula disse que, em seu gov­er­no, bus­cará garan­tir o aces­so a “coisas ele­mentares”. “Vou tra­bal­har para garan­tir dire­ito à esco­la boa de qual­i­dade, garan­tir o aces­so à ciên­cia e tec­nolo­gia e o aces­so a tra­bal­ho e salário dig­nos. Darei a própria vida para que o povo ten­ha o que merece. Pre­tendo ret­ribuir cada sac­ri­fí­cio de vocês com meu sac­ri­fí­cio”, afir­mou. “Não haverá nada neste mun­do, a não ser Deus, que proí­ba que eu faça min­ha mis­são, que é cuidar do povo brasileiro.”

Evento

Ini­cial­mente pre­vis­to para as 20h, o dis­cur­so de Lula começou por vol­ta das 23h10. A cer­imô­nia de posse dos min­istros e de revo­gação de decre­tos, no Palá­cio do Planal­to, esten­deu-se além do pre­vis­to, levan­do a um atra­so em cas­ca­ta nos demais even­tos.

A recepção com líderes estrangeiros no Ita­ma­raty esta­va pre­vista para começar às 18h. Lula só chegou ao Min­istério das Relações Exte­ri­ores por vol­ta das 21h. Após pas­sar cer­ca de duas horas na cer­imô­nia, o novo pres­i­dente e a primeira-dama enfim foram para o Fes­ti­val do Futuro.

Aplausos

Acom­pan­hado do vice-pres­i­dente Ger­al­do Alck­min e da primeira-dama, Lula chegou ao Fes­ti­val do Futuro às 23h. Antes de o pres­i­dente falar, ouviu um dis­cur­so de dez min­u­tos do poeta pop­u­lar Antônio Mar­in­ho, de São José do Egi­to (PE), que rela­tou as difi­cul­dades e as super­ações do povo nordes­ti­no.

Por diver­sas vezes, o públi­co inter­rompeu as falas para aplaudir o pres­i­dente e can­tar o coro “olê, olê, olá, Lula”, que car­ac­ter­i­za as cam­pan­has eleitorais do pres­i­dente des­de o fim dos anos 1980. O maior momen­to de aplau­so ocor­reu ao fim do even­to, quan­do Lula bei­jou a primeira-dama e fez uma brin­cadeira, dizen­do para Alck­min tam­bém bei­jar sua esposa, Lu.

Jan­ja falou um pouco antes de deixar o pal­co. “Aproveit­em a fes­ta. A ale­gria tomou posse e não vai sair daqui mais”, declar­ou. No fim, ain­da brin­cou: “Esse meu boy [o pres­i­dente Lula] é demais”.

Após Lula, Jan­ja e Alck­min saírem, hou­ve uma pane elétri­ca que inter­rompeu o fornec­i­men­to de ener­gia para o pal­co, por vol­ta das 23h20. Às 23h50, os shows recomeçaram.

Edição: Fábio Mas­sal­li

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d