...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Theatro Municipal do Rio terá, no Dia dos Pais, concerto de clarinetas

Theatro Municipal do Rio terá, no Dia dos Pais, concerto de clarinetas

Repro­dução: © Acer­vo pes­soal

Programação começará às 11h


Pub­li­ca­do em 12/08/2022 — 14:23 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Ouça a matéria:

O Dia dos Pais, a ser comem­o­ra­do no próx­i­mo domin­go (14), terá atração espe­cial, às 11h, no The­atro Munic­i­pal do Rio de Janeiro, com entra­da pelo Boule­vard da Rua Treze de Maio. O Grupo de Clar­ine­tas Res­gate se apre­sen­tará no pro­je­to Músi­ca no Assyrio.

O pro­gra­ma acon­tece a cada 15 dias, em um dos salões  do teatro. Os ingres­sos estão à ven­da na bil­hete­ria e na platafor­ma Imply, com preços pop­u­lares de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

A pres­i­dente da Fun­dação Teatro Munic­i­pal, Clara Pauli­no, disse que o pro­je­to Músi­ca no Assyrio é “um grande pre­sente, pen­sa­do com muito car­in­ho”, porque visa não só democ­ra­ti­zar o aces­so à cul­tura, mas tam­bém pos­si­bili­ta o entreten­i­men­to para toda a família.

“É um pro­je­to que acon­tece domin­go pela man­hã. A gente disponi­bi­liza um novo ambi­ente do teatro, que é o Assyrio. Há a opção de a pes­soa ter um café da man­hã e poder com­par­til­har esse momen­to ouvin­do boa músi­ca e de uma maneira ale­gre, com toda a família”, disse.

Emoção especial

Moisés San­tos, primeiro clar­inetista da Orques­tra Sin­fôni­ca do The­atro Munic­i­pal, afir­mou que a real­iza­ção do con­cer­to no Dia dos Pais rep­re­sen­ta para ele uma emoção espe­cial.

“Primeiro porque será no Dia dos Pais. Eu, como pai, me sin­to feliz. É, como diz a definição do que é músi­ca e que na primeira aula a gente sem­pre aprende: músi­ca é a arte de man­i­fes­tar os diver­sos afe­tos da nos­sa alma através do som. Som este que será repro­duzi­do pelo Quar­te­to Res­gate, através das clar­ine­tas”, expli­cou.

Moisés afir­mou, ain­da, que a clar­ine­ta tem uma família muito ampla mas, no con­cer­to, o grupo apre­sen­tará ape­nas alguns instru­men­tos dessa família. Salien­tou que sente muito praz­er em par­tic­i­par do con­cer­to porque, “além de ser um dia espe­cial, poderá mostrar a sonori­dade e especi­fi­ci­dade do instru­men­to, os arran­jos, as adap­tações que podem ser feitas para esse instru­men­to e ale­grar o coração dos espec­ta­dores e, em espe­cial, dos pais. Eu con­to com vocês para esse even­to no Assyrio”, obser­vou.

Como é o grupo

O Grupo de Clar­ine­tas Res­gate foi cri­a­do em 15 de março de 2017, numa con­ver­sa infor­mal entre dois ami­gos — José Adri­ano e Rob­son San­tos, ambos clar­inetis­tas — visan­do divul­gar e demon­strar a ver­sa­til­i­dade do instru­men­to nas igre­jas.

Depois, eles cri­aram o Quar­te­to Res­gate, que real­i­zou sua primeira apre­sen­tação ofi­cial na Assem­bleia de Deus, em Nova Iguaçu, no esta­do do Rio, em jun­ho de 2017, com par­tic­i­pação de José Adri­ano, Rob­son San­tos, Erick Braz e Won­der­lon Lima. Pos­te­ri­or­mente, o grupo pas­sou a se apre­sen­tar com out­ras for­mações camerís­ti­cas, como quin­te­to, sex­te­to e ensem­ble.

O con­jun­to visa difundir a clar­ine­ta no âmbito social, cul­tur­al, edu­ca­cional e reli­gioso, além de mostrar a sua util­i­dade em ban­das e orques­tras, entre out­ras for­mações. O grupo atu­al con­ta com os músi­cos Moisés San­tos, Wes­ley Guedes, Rafael San­tos, Eneas San­tos, José Adri­ano, Gabriel Eleutério, Won­der­lon Lima e Rob­son San­tos.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d