...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Economia / Finanças são motivo de estresse em 58,4% das famílias

Finanças são motivo de estresse em 58,4% das famílias

Real,dinheiro, moeda
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Região Sudeste teve maior número de pessoas com baixa saúde financeira


Pub­li­ca­do em 19/07/2021 — 15:31 Por Daniel Mel­lo — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

As finanças causam estresse e refletem na vida famil­iar de 58,4% dos brasileiros, segun­do o Índice de Saúde Finan­ceira do Brasileiro. O indi­cador, lança­do hoje (19), faz parte de uma ini­cia­ti­va da Fed­er­ação Brasileira de Ban­cos (Febra­ban) em parce­ria com o Ban­co Cen­tral para fornecer à pop­u­lação fer­ra­men­tas de edu­cação finan­ceira.

O índice foi con­struí­do para avaliar a capaci­dade de cada pes­soa em cumprir as obri­gações finan­ceiras; tomar boas decisões do pon­to de vista das finanças pes­soais; ter dis­ci­plina e auto­con­t­role; sen­tir segu­rança em relação ao futuro; ter a liber­dade de faz­er escol­has que per­mi­tam aproveitar a vida.

O ques­tionário do indi­cador foi apli­ca­do por meio de 5 mil entre­vis­tas em uma amostra rep­re­sen­ta­ti­va das regiões do país, faixas de ren­da, idade e sexo. O ques­tionário tam­bém fica disponív­el na pági­na ded­i­ca­da ao tema onde os usuários podem avaliar de for­ma indi­vid­ual a própria saúde finan­ceira.

A pesquisa nacional mostrou ain­da que ape­nas 21,9% dos brasileiros se sen­tem prepara­dos para lidar com uma grande despe­sa ines­per­a­da.

Pontuação

Em uma pon­tu­ação que vai de zero a 100, a média nacional ficou em 57 pon­tos, o que sig­nifi­ca uma situ­ação de razoáv­el equi­líbrio, mas com pouco espaço para erros e impre­vis­tos. Quase a metade da pop­u­lação (48,3%), no entan­to, está abaixo desse pata­mar, em faixas con­sid­er­adas de baixa saúde finan­ceira.

Desigualdades

A Região Sud­este teve o maior per­centu­al (14,1%) de pes­soas na faixa mais baixa de saúde finan­ceira – de zero a 36 pon­tos. Em segui­da vem a Região Nordeste, com 11% da pop­u­lação nes­sa situ­ação.

A Região Sul tem 13,1% das pes­soas no pata­mar de mel­hor saúde finan­ceira, mar­can­do aci­ma de 83 pon­tos. Na média nacional esse índice é de 8,1%.

Os home­ns têm uma situ­ação finan­ceira mel­hor do que as mul­heres. Entre os entre­vis­ta­dos do sexo mas­culi­no, 10,1% estão na faixa com situ­ação finan­ceira óti­ma e 8,3% na pon­tu­ação mais pre­ocu­pante. Entre as entre­vis­tadas, 15,1% estão na pior faixa e 5,9% na situ­ação óti­ma.

Sobre o futuro, ape­nas 35% da pop­u­lação têm segu­rança sobre as finanças. Mais da metade (53,5%) dis­ser­am que os com­pro­mis­sos reduzi­ram o padrão de vida.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Receita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpes

Fake news voltaram a circular após novo vídeo de deputado Well­ton Máx­i­mo – Repórter da …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d