...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Saúde / Covid-19: Fiocruz alerta sobre cuidados com nova onda na Europa

Covid-19: Fiocruz alerta sobre cuidados com nova onda na Europa

Repro­dução: © Eras­mo Salomão/MS

Recomendação é controle sanitário de viajantes e restrição de entradas


Pub­li­ca­do em 26/11/2021 — 18:03 Por Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

Pesquisadores da Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz) reafir­maram hoje (26) a importân­cia dos cuida­dos com a nova onda de trans­mis­são da covid-19 na Europa.

“O aler­ta é impor­tante para a Améri­ca do Sul, que vive um momen­to de baixa trans­mis­são. O recomen­da­do seria man­ter bom con­t­role san­itário dos via­jantes e pre­v­er a restrição de entradas, seja pela exigên­cia de pas­s­aporte de vaci­nação, seja de testes neg­a­tivos, con­forme o que já vem sendo feito por vários out­ros país­es”, desta­ca a edição do Bole­tim do Obser­vatório Covid-19, divul­ga­do pela Fiocruz.

As últi­mas duas sem­anas epi­demi­ológ­i­cas (SE) pesquisadas pelo bole­tim, no perío­do de 7 a 20 deste mês, mostram que os indi­cadores de trans­mis­são da covid-19 con­tin­u­am em que­da no país. A média diária noti­fi­ca­da ao lon­go da SE 45 e da 46 ficou em 9,8 mil casos con­fir­ma­dos e 230 óbitos por covid-19. Os val­ores rep­re­sen­tam a redução do número de casos reg­istra­dos (-1% ao dia) e do número de óbitos (-1,2% ao dia).

Ape­sar da que­da, os pesquisadores aler­tam para a neces­si­dade de cuida­dos nas fes­tas de fim de ano. “É quan­do pode haver decisões rel­e­vantes quan­to à flex­i­bi­liza­ção de algu­mas medi­das que, equiv­o­cada­mente, pode­ri­am estar apoiadas em dados de noti­fi­cação com atra­sos ou sujeitos a repre­sa­men­to e/ou não disponi­bi­liza­dos de modo opor­tuno”, afir­mam os pesquisadores no bole­tim.

No mes­mo perío­do pesquisa­do, o bole­tim reg­is­tra “ligeiro aumen­to” no número dos casos de sín­drome res­pi­ratórias agu­da grave (SRAG), que subiu de 2,7 por 100 mil habi­tantes para 2,8 casos por 100 mil habi­tantes. As pesquisas nas últi­mas cin­co sem­anas mostram oscilação entre 2 a 3 casos de SRAG para cada 100 mil habi­tantes.

As inter­nações de adul­tos em leitos de unidade de ter­apia inten­si­va (UTI) por covid-19 no Sis­tema Úni­co de Saúde (SUS) estão em níveis baixos em quase todo o país. A exceção é o Pará, que se jun­tou a Rondô­nia e pas­sou para a zona de aler­ta inter­mediário, em torno de 125 leitos.

Entre as cap­i­tais, desta­cam-se as ele­vadas taxas obser­vadas em Por­to Vel­ho (87%), For­t­aleza (94%) e Brasília (84%), com respec­ti­va­mente 30, 18 e 37 leitos disponíveis no dia 22.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saúde pública no RJ registra aumento nos atendimentos ligados ao calor

Dor de cabeça, náusea e tontura estão entre os possíveis sinais Ana Cristi­na Cam­pos — …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d