...
quinta-feira ,15 janeiro 2026
Home / Cultura / Casa França-Brasil oferece viagem imersiva pela obra de Van Gogh

Casa França-Brasil oferece viagem imersiva pela obra de Van Gogh

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Mostra multimídia começa hoje e vai até 5 de junho


Pub­li­ca­do em 06/04/2022 — 06:19 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro
Atu­al­iza­do em 06/04/2022 — 06:19

A Casa França-Brasil, da Sec­re­taria de Cul­tura e Econo­mia Cria­ti­va do Rio de Janeiro, recebe, a par­tir de hoje (6), a mostra mul­ti­mí­dia Van Gogh e seus Con­tem­porâ­neos — Exposição Imer­si­va, com ingres­sos a preços pop­u­lares e dias com entra­da gra­tui­ta. A exposição chega ao Rio depois de ter estrea­do em Flo­rença (Itália).

As ima­gens são for­madas por múlti­p­los pro­je­tores e um sis­tema que expande as telas para o espaço da mostra, garan­ti­n­do ao vis­i­tante a sen­sação de estar den­tro das obras do pin­tor, um dos mais famosos do mun­do. A mostra ficará na Casa França-Brasil (Rua Vis­conde de Itab­o­raí 78, cen­tro da cap­i­tal flu­mi­nense) até o dia 5 de jun­ho.

A exposição imersiva Van Gogh e seus Contemporâneos traz aos visitantes experiência digital com projeções em 360° e trilha sonora de obras do holandês e de outros pintores na Casa França-Brasil.
Repro­dução: A exposição imer­si­va Van Gogh e seus Con­tem­porâ­neos traz aos vis­i­tantes exper­iên­cia dig­i­tal com pro­jeções em 360° e tril­ha sono­ra de obras do holandês e de out­ros pin­tores na Casa França-Brasil. — Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

A pro­du­to­ra da exposição, Marisa Mel­lo, disse que o públi­co vai encon­trar grande sala imer­si­va, que é a estrela da mostra. “É uma história con­ta­da em sete capí­tu­los inde­pen­dentes, ilustra­da com pro­jeções nas pare­des e no chão, que dão essa sen­sação”.

Foram cri­a­dos tam­bém grandes painéis com obras clás­si­cas do pin­tor holandês, um dos prin­ci­pais nomes da arte do sécu­lo 19, “para que as pes­soas ten­ham a exper­iên­cia imer­si­va não só nas pro­jeções, porque nem todo mun­do gos­ta de tec­nolo­gia”. Há uma lin­ha do tem­po, que con­ta a história do pin­tor e sua relação com os con­tem­porâ­neos. O quar­to de Van Gogh, que ele retra­tou no quadro Quar­to em Arles, foi repro­duzi­do cenografi­ca­mente.

Há ain­da um quadro gigante de girassóis, no qual as pes­soas têm a sen­sação de estar entran­do, além de uma insta­lação de girassóis feitos de papel arte­sanal. “E tem mui­ta infor­mação cul­tur­al. Então, é uma exposição que reúne entreten­i­men­to e ampli­ação de repertório cul­tur­al e educa­ti­vo”, disse Marisa.

A exper­iên­cia dig­i­tal, com pro­jeções em 360 graus e tril­ha sono­ra orig­i­nal, inte­gra a nar­ra­ti­va de 60 min­u­tos, mostran­do ao públi­co a tra­jetória humana e artís­ti­ca do pin­tor, além de pro­mover um pas­seio pelas cri­ações de out­ros grandes nomes que se rela­cionam com sua obra e que viver­am no mes­mo sécu­lo, como Cézanne, Gau­guin, Toulouse-Lautrec, Sou­tine e Modigliani.

Trocas

Marisa expli­cou que tan­to na lin­ha do tem­po, quan­to na sala intro­dutória, são lev­adas infor­mações aos vis­i­tantes sobre os demais artis­tas con­tem­porâ­neos de Van Gogh, “para mostrar que a pro­dução artís­ti­ca é um con­tex­to de tro­cas, de inter­câm­bio entre pin­tores”. Está na exposição uma tela de Gau­guin que retra­ta Van Gogh pin­tan­do o famoso quadro dos girassóis. “Você vai ter as duas exper­iên­cias: o encon­tro com Van Gogh e o encon­tro com seus con­tem­porâ­neos”.

Na mostra, o espec­ta­dor se colo­ca nas próprias pin­turas e entende um pouco mais da vida e do sen­ti­men­to desse artista que encan­ta o mun­do até hoje com seus traços e cores vibrantes. “A pin­tu­ra está na min­ha pele.” Foi assim que Vin­cent Van Gogh traduz­iu a sua tra­jetória, com mais de 2 mil quadros.

O inter­esse pela arte teve iní­cio ain­da na infân­cia e, durante sua vida, pin­tou mais de 40 autor­re­tratos em que explo­ra a aparên­cia físi­ca e o olhar expres­si­vo. Entre as curiosi­dades do artista está o fato de pin­tar ao ar livre, hábito que conser­vou até mor­rer. Sua téc­ni­ca de pince­ladas firmes e car­regadas per­mi­tiu-lhe pin­tar rap­i­da­mente e pro­duzir um vas­to número de obras nos últi­mos dois anos e meio de vida. Em 1973, foi cri­a­do o Museu Van Gogh em Ams­ter­dã, na Holan­da, para abri­gar as cri­ações.

A exposição imersiva Van Gogh e seus Contemporâneos traz aos visitantes experiência digital com projeções em 360° e trilha sonora de obras do holandês e de outros pintores na Casa França-Brasil.
Repro­dução: A exposição imer­si­va Van Gogh e seus Con­tem­porâ­neos traz aos vis­i­tantes exper­iên­cia dig­i­tal com pro­jeções em 360° e tril­ha sono­ra de obras do holandês e de out­ros pin­tores na Casa França-Brasil. — Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Tecnologia

A exper­iên­cia foi desen­volvi­da a par­tir da tec­nolo­gia dig­i­tal ino­vado­ra Matrix x Dimen­sion, com cri­ação orig­i­nal da Cross­me­dia Group, empre­sa ital­iana espe­cial­iza­da em exposições mul­ti­mí­dia imer­si­vas, entre elas Da Vin­ci Expe­ri­ence, que esteve em São Paulo em 2020. Van Gogh e seus Con­tem­porâ­neos — Exposição Imer­si­va, mon­ta­da no Brasil pelas pro­du­toras Auto­mat­i­ca e Pink Pineap­ple, com plane­ja­men­to e apoio com­er­cial das empre­sas iDue Entreten­i­men­to e Cul­tur­Ar­tEn­treten­i­men­to e patrocínio da Enel Dis­tribuição Rio, por meio da Lei Estad­ual de Incen­ti­vo à Cul­tura, além do apoio da Sec­re­taria de Cul­tura e Econo­mia Cria­ti­va do Rio.

Para a secretária de Cul­tura,  Danielle Bar­ros, a exposição reforça a vital­i­dade da Casa França-Brasil no cenário cul­tur­al. “A Casa com­põe impor­tante corre­dor cul­tur­al da cap­i­tal e ter em suas gale­rias uma exposição do taman­ho de Van Gogh cel­e­bra a retoma­da da cul­tura em espaço bicen­tenário, com pro­gra­mação espe­cial para o públi­co. É a Lei Estad­ual de Incen­ti­vo à Cul­tura pro­moven­do a arte para todos”, disse Danielle.

A pro­du­to­ra Marisa Mel­lo desta­cou que emb­o­ra ten­ha rece­bido esse con­teú­do inter­na­cional das pro­jeções, mate­r­i­al da lin­ha do tem­po e quadros de Van Gogh, uma equipe brasileira “criou a mostra com a cara do Brasil. Então, não é uma exposição impor­ta­da, mas uma exposição com con­teú­do inter­na­cional, cri­a­da por uma equipe brasileira que desen­volveu o pro­je­to pen­san­do no espaço da Casa França-Brasil”.

Ingressos

Os ingres­sos, a preços pop­u­lares de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entra­da) de domin­go, podem ser obti­dos no site da Even­tim, inclu­sive as gra­tu­idades às terças e quar­tas-feiras. Marisa adiantou que o primeiro lote de ingres­sos, total­izan­do mais de 40 mil bil­hetes, já está esgo­ta­do. Novo lote será aber­to no próx­i­mo dia 10.

“Nos­so públi­co pode ficar aten­to, ao site da Even­tim, tan­to à gra­tu­idade, quan­to aos dias pagos. Quem quer com­prar, fique aten­to no dia 10, porque vai ter bas­tante ingres­so”. Marisa disse que o inter­esse tão grande do públi­co “mostra que Van Gogh é um clás­si­co porque é orgâni­co e dialo­ga com a pop­u­lação. Ele não é só um artista con­sagra­do pela críti­ca, mas é um artista ama­do de fato pelo públi­co”.

A pro­du­to­ra infor­mou que o car­taz de uma tela de Van Gogh poderá ser lev­a­do pelos vis­i­tantes e emoldu­ra­do, para que eles ten­ham um quadro do pin­tor em casa. “Essa é a sur­pre­sa”, afirm

 Exposição Paisagem de Van Gogh, mostra imersiva no universo, obra e vida do pintor holandês, no Shopping Pátio Higienópolis.
Repro­dução: Exposição Pais­agem de Van Gogh, mostra imer­si­va no uni­ver­so, obra e vida do pin­tor holandês, no Shop­ping Pátio Higien­ópo­lis. — Rove­na Rosa/Agência Brasil

A orga­ni­za­ção da exposição está estu­dan­do, com a Sec­re­taria estad­ual de Cul­tura e a patroci­nado­ra, pos­si­bil­i­dades de serem ofer­ta­dos novos lotes de ingres­sos. Em maio, a ideia é faz­er um viradão cul­tur­al e ficar a noite toda aber­ta, para aten­der à deman­da de públi­co. “Essa seria mais uma leva de ingres­sos. Esta­mos tra­bal­han­do para aten­der o maior número pos­sív­el de pes­soas”. A ampli­ação do pra­zo não foi descar­ta­da.

A exposição ofer­ece pro­gra­ma educa­ti­vo, com ativi­dades des­ti­nadas a esco­las e gru­pos de vis­i­tantes durante toda a tem­po­ra­da, além da for­mação de pro­fes­sores.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d