...
sexta-feira ,16 janeiro 2026
Home / Efemérides, Meios de comunicação / Hoje é Dia: bioma Cerrado, berço das águas, é celebrado neste domingo

Hoje é Dia: bioma Cerrado, berço das águas, é celebrado neste domingo

Repro­dução: © Anto­nio Cruz/Agência Brasil

Semana também lembra aniversário de Juscelino Kubitschek


Pub­li­ca­do em 11/09/2022 — 08:47 Por Luiz Clau­dio Fer­reira, repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

Pequi, jato­bá, araticum, baru, muri­ci, goia­ba, gravi­o­la, manga­ba, buri­tis, ipês…  Mes­mo com tan­tas cores, cheiros ou sabores que se encon­tram no Cer­ra­do, há quem não recon­heça toda  a importân­cia estratég­i­ca desse bio­ma para o País. Neste domin­go (11), é Dia do Cer­ra­do, e que será moti­vação de mais reflexões sobre preser­vação con­tra poluição e des­mata­men­to.

Não pode ser recon­heci­do ape­nas como uma veg­e­tação de savana cin­za. Na prosa, João Guimarães Rosa cele­brou o Cer­ra­do como um ver­dadeiro per­son­agem, por exem­p­lo, em Grande Sertão: Veredas (pub­li­ca­do em 1956)O escritor mineiro desta­cou, já naque­la altura do sécu­lo 20, que a pro­fusão nat­ur­al dev­e­ria ser espe­cial­mente pro­te­gi­da porque pode­ria estar ameaça­da.

Seca, cerrado
Repro­dução: Hoje é Dia: Foto:  Arquivo/Agência Brasil

O oásis das veredas, área enchar­ca­da anun­ci­a­da por buri­tis, não podia ser soter­ra­da pelos lat­ifún­dios. Um bio­ma que não tem a mes­ma opulên­cia de árvores altas como a Flo­res­ta Amazôni­ca aca­ba não ten­do a mes­ma vis­i­bil­i­dade ou con­hec­i­men­to da pop­u­lação. Como diz o poeta rad­i­ca­do no Cer­ra­do de Brasília, Nico­las Behr:  “Nem tudo que é tor­to é errado/ veja as per­nas do Garrincha/ e as árvores do Cer­ra­do”

A importân­cia do bio­ma de árvores de raízes pro­fun­das, que está em 15 esta­dos brasileiros, em 22% do ter­ritório nacional e que ali­men­ta oito das 12 grandes bacias hidro­grá­fi­cas brasileiras, pode ser mais con­heci­da em mate­ri­ais jor­nalís­ti­cos e pro­gra­mas da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC).

Espe­cial­is­tas ouvi­dos para estes mate­ri­ais expli­cam que a veg­e­tação do Cer­ra­do absorve a água da chu­va e a deposi­ta em reser­vas sub­ter­râneas, os aquífer­os. Por isso, o bio­ma é con­sid­er­a­do o berço das águas.

Há cin­co anos, o pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem, da TV Brasil, desta­cou Um gole de Cer­ra­do, com ênfase para o fato que é no bio­ma em que nascem as águas das bacias dos rios Tocan­tins, Par­naí­ba e São Fran­cis­co. Ao mes­mo tem­po, aler­ta­va para os riscos de dete­ri­o­ração pela ocu­pação des­or­de­na­da do solo e des­mata­men­to por con­ta da con­strução de cidades e fer­rovias, por exem­p­lo, ou pelas ativi­dades econômi­cas, como a agropecuária. O pro­gra­ma esti­mou que pelo menos 50% da veg­e­tação nati­va foi destruí­da des­de os anos 1970.

Confira abaixo o programa na íntegra

A própria con­strução de Brasília, inau­gu­ra­da em 1960 na área de Goiás, impactou o meio ambi­ente, o que ocorre tam­bém com a expan­são de cap­i­tais. O Cam­in­hos da Reportagem desta­ca soluções, como pro­je­tos de preser­vação e reflo­resta­men­to do cer­ra­do. “O Cer­ra­do tem 65 mil­hões de anos. De todos os ambi­entes da história recente do plan­e­ta, o cer­ra­do é o mais anti­go. Ele já atingiu seu clí­max evo­lu­ti­vo. O que sig­nifi­ca que, uma vez degrada­do, ele não se recu­pera nun­ca mais na plen­i­tude da sua bio­di­ver­si­dade”, afir­mou o antropól­o­go Altair Bar­bosa.

“O cer­ra­do é um bio­ma den­tro de vários bio­mas. Por exem­p­lo: o buri­ti. Ele nasce nas veredas ala­gadas. A manga­ba: nos altos de ser­ra e no ter­reno arenoso. Então, o pacote tec­nológi­co que você faz pra manga­ba, não serve para o buri­ti. O que você faz pro buri­ti, não serve pra manga­ba”, expli­cou, na ocasião, a engen­heira agrôno­ma Elainy Pereira, que criou um bosque com espé­cies do Cer­ra­do na cidade de Goiâ­nia (GO).

Em 2015, o pro­gra­ma Repórter Brasil havia desta­ca­do um espe­cial sobre crise hídri­ca no País, e a importân­cia de pro­je­tos de preser­vação do Cer­ra­do. Espe­cial­is­tas no tema explicaram qual é a relação entre o cuida­do ambi­en­tal e a água que chega em nos­sas torneiras.

Assista abaixo ao programa Repórter Brasil

No acer­vo das Rádios EBC, o destaque ao bio­ma une os aler­tas pela preser­vação e ações conc­re­tas de soluções para  as regiões. O Pro­gra­ma Tarde Nacional, por exem­p­lo, desta­cou os mecan­is­mos de mon­i­tora­men­to de fau­na e flo­ra no Jardim Botâni­co de Brasília, uma ação com­plexa e diária. Ouça abaixo.

Sai­ba mais sobre o mon­i­tora­men­to do Cer­ra­do em Brasília

Out­ros pro­du­tos sobre o meio ambi­ente podem ser vis­i­ta­dos no pro­gra­ma Brasil Rur­al , da Rádio Nacional. Um dos exem­p­los é o tra­bal­ho real­iza­do pela  Asso­ci­ação de Cole­tores de Sementes da Cha­pa­da dos Vead­eiros Cer­ra­do de Pé, em São Jorge, região de Alto Paraí­so (GO), que atua cole­ta de sementes e na com­er­cial­iza­ção dire­ta.

É uma enti­dade que tra­bal­ha para a ger­ação de ren­da para as famílias da comu­nidade, que incluem de assen­ta­men­tos até o quilom­bo Kalun­ga. Ouça abaixo

Ação pelo Cer­ra­do na Cha­pa­da dos Vead­eiros

Con­fi­ra aqui out­ros mate­ri­ais sobre o Cer­ra­do no acer­vo das Rádios EBC

Leia tam­bém na Agên­cia Brasil mais sobre o bio­ma

120 anos de Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek, Brasília
Repro­dução: Hoje é Dia — Jusceli­no Kubitschek, Brasília — Divul­gação Gov­er­no Fed­er­al

Por falar em Cer­ra­do, out­ra data que deve ser lem­bra­da nes­ta sem­ana é a de nasci­men­to (há 120 anos) do ex-pres­i­dente Jusceli­no Kubitschek (1902 — 1976), que lev­ou a cap­i­tal para Brasília. No acer­vo das Rádios EBC, há relíquias históri­c­as, como o episó­dio do Histórias do Frazão, em que ele can­ta “Elvi­ra, escu­ta”, uma ser­e­na­ta à moda anti­ga.

Nes­ta sem­ana ain­da (no dia 16), out­ra data lig­a­da ao meio ambi­ente é tema de reflexão: o Dia Inter­na­cional para a Pro­teção da Cama­da de Ozônio. Esse fil­tro nat­ur­al inter­fere no nos­so dia a dia. Na super­fí­cie ter­restre, o ozônio con­tribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chu­va áci­da. Mas, nas alturas da estratos­fera (entre 25 e 30 km aci­ma da super­fí­cie), é um fil­tro a favor da vida. Sem ele, os raios ultra­vi­o­le­ta pode­ri­am aniquilar todas as for­mas de vida no plan­e­ta. Sai­ba mais sobre o tema aqui.

Césio-137

Uma tragé­dia tam­bém deve ser lem­bra­da nes­ta sem­ana: o maior aci­dente radioa­t­i­vo brasileiro (com o Césio-137) com­ple­ta 35 anos. Em 1987, a cidade de Goiâ­nia viveu uma exper­iên­cia trág­i­ca com qua­tro mor­tos e cen­te­nas de pes­soas com seque­las por causa da radi­ação.  Con­fi­ra abaixo reportagem espe­cial da TV Brasil.

Para saber mais sobre a tragé­dia radioa­t­i­va, con­fi­ra os mate­ri­ais jor­nalís­ti­cos da EBC

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados

11 a 17 de Setem­bro de 2022
11

Morte do com­pos­i­tor e jor­nal­ista flu­mi­nense Cân­di­do Dias da Cruz (45 anos) — ao lado de Harol­do Lobo, Bened­i­to Lac­er­da e out­ros com­pos­i­tores, foi um dos fun­dadores da Sociedade Brasileira de Autores, Com­pos­i­tores e Escritores de Músi­ca (SBACEM), em 1946

Dia Nacional do Cer­ra­do

12

Nasci­men­to do médi­co e ex-pres­i­dente do Brasil Jusceli­no Kubitschek (120 anos)

Morte do escritor paraibano José Lins do Rego (65 anos)

Nasci­men­to do judo­ca e campeão olímpi­co paulista Rogério Sam­paio Car­doso (55 anos)

13

Morte do come­di­ante e jura­do per­nam­bu­cano Pedro Fer­reira dos San­tos, o Pedro de Lara (15 anos)

Nasci­men­to da atriz paulista Lau­rin­da de Jesus Car­doso Baleroni, a Lau­ra Car­doso (95 anos)

Nasci­men­to do com­pos­i­tor paulista Doraci Aires de Arru­da, o Aires (90 anos)

Morte do mae­stro inglês Leopold Stokows­ki (45 anos) — em 1940, gravou o dis­co “Native Brazil­ian Music”, reunin­do sua orques­tra e músi­cos brasileiros, como Car­to­la, Pixin­guin­ha e Don­ga

Nasci­men­to da jor­nal­ista e escrito­ra paulista Hele­na Miran­da de Figueire­do, a Tia Leni­ta (95 anos)

Aci­dente radioa­t­i­vo de Goiâ­nia (35 anos)

Dia Nacional da Cachaça

Dia Nacional de Luta dos Aci­den­ta­dos por Fontes Radioa­t­i­vas — comem­o­ração insti­tuí­da pela Lei Nº 12.646 de 16 de maio de 2012; tem por fim mar­car a data do iní­cio do aci­dente radi­ológi­co de Goiâ­nia ocor­ri­do a par­tir de 13 de setem­bro de 1987

14

Morte da atriz estadunidense e Prince­sa de Môna­co Grace Kel­ly (40 anos)

Morte da baila­r­i­na estadunidense Isado­ra Dun­can (95 anos) — pre­cur­so­ra da Dança Mod­er­na

Lança­men­to do livro O Cap­i­tal, obra-pri­ma de Karl Marx (155 anos)

Dia Lati­no-Amer­i­cano e Cariben­ho da Imagem da Mul­her nos Meios de Comu­ni­cação — data con­sagra­da em hom­e­nagem ao pro­gra­ma Viva Maria, pro­duzi­do e apre­sen­ta­do pela jor­nal­ista e radi­al­ista Mara Régia, uma das brasileiras fun­dado­ras da Rede de Jor­nal­is­tas com Visão de Gênero das Améri­c­as, cri­a­da em 2016

15

Nasci­men­to do ator e apre­sen­ta­dor paulista Antônio Abu­jam­ra (90 anos)

Morte do cineas­ta flu­mi­nense Leon Hirz­man (35 anos) — autor de filmes clás­si­cos como “A Fale­ci­da”, “São Bernar­do” e “Eles não usam Black-tie”

Dia Inter­na­cional da Democ­ra­cia — data recon­heci­da pela ONU

16

Morte da can­to­ra líri­ca estadunidense Maria Callas (45 anos)

Nasci­men­to do can­tor cearense Mar­con­des Fal­cão Maia, o Fal­cão (65 anos)

Greve de fome de Mahat­ma Gand­hi em protesto con­tra sep­a­ração de cas­tas na Índia (90 anos)

Eleição de Oswal­do Aran­ha como Pres­i­dente da Assem­bleia Ger­al da ONU (75 anos)

Dia Inter­na­cional para a Preser­vação da Cama­da de Ozônio — data recon­heci­da pela ONU

17

Nasci­men­to da jor­nal­ista car­i­o­ca Fáti­ma Bernardes (60 anos)

Morte do can­tor e com­pos­i­tor flu­mi­nense Heriv­el­to Mar­tins (30 anos)

Assi­natu­ra da Con­sti­tu­ição dos Esta­dos Unidos (235 anos)

Edição: Alessan­dra Esteves

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Toffoli envia material apreendido no caso Master para análise da PGR

Decisão ocorre após pedido do procurador-geral da República Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …

3b2c09210a068c0947d7d917357ae19d